Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Acupuntura muito além da dor

O uso da acupuntura é comumente associado à dor, seja a momentânea pela picada das agulhas ou para aliviar problemas crônicos. O uso das tradicional medicina chinesa com agulhas, no entanto, vai muito além disso. “Atualmente, usamos para acidentes vasculares cerebrais ( AVC ), asma , insônia , depressão , ansiedade ”, afirmou ao iG André Tsai, médico coordenador do atendimento no centro de acupuntura do Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo. E completou : “A tese de doutorado do chefe do serviço do HC, doutor Wu Tu Hsing, foi sobre o uso da acupuntura em pacientes pós-AVC. O que os dados mostraram é que houve uma resposta positiva na sequela neurológica apesar de não haver diferença na ressonância magnética.”
Um uso cada vez mais comum é o uso da acupuntura combinada a medicamento anti-depressivos em pacientes deprimidos. “Com o passar do tempo conseguimos diminuir o uso dos remédios e, se o caso for leve, até tirá-lo completamente”, afirmou Tsai.
As agulhas da acupuntura quando colocadas em pontos específicos provocam um estímulo no sistema nervoso. Essa informação é então transmitida até o cérebro que libera diferentes substâncias conforme o ponto estimulado, por exemplo, a serotonina, cuja produção é estimulada em diversos medicamentos ligados ao tratamento de depressão.
Nem todos os resultados obtidos com a acupuntura já tem explicações científicas. “Sabemos, por exemplo, que um paciente melhora da asma com acupuntura, mas os mecanismos de ação quando isso ocorre ainda não são 100% conhecidos. A acupuntura é uma ciência empírica”, explicou Tsai.
Pacientes em tratamento quimioterápico também têm se beneficiado da técnica.
Diversos estudos mostram que seu uso 30 minutos antes da aplicação do medicamento reduz muito os efeitos colaterais de náusea e vômito. No caso de gestantes com muitos enjôos, a acupuntura também traz benefícios.
Outra vertente do uso da tradicional medicina chinesa atualmente é para pacientes geriátricos com o intuito de diminuir a chamada polifarmácia, ou seja, a grande quantidade de medicamentos tomados ao mesmo tempo. “Novamente sabemos que diminui o uso de hipertensivos e o colesterol, mas ainda não sabemos exatamente o mecanismo de ação”, afirmou Tsai.
Apesar de não ter ainda muitas das explicações técnicas, o National Institutes of Health, dos Estados Unidos, criou um consenso sobre o tema acupuntura. Ele afirma, por exemplo, que existem “(...) evidências claras de que as agulhas da acupuntura é eficaz para adultos com náusea e vômito em pós-operatório e em tratamento com quimioterapia e também, provavelmente, para náusea na gravidez ”. O consenso não é nada recente: a resolução é de 1997.
No Brasil, cada vez mais a acupuntura faz parte do dia a dia dos pacientes. Nos últimos 10 anos, a busca por ela aumentou mais de quatro vezes no SUS. “Hoje temos muita procura espontânea por parte dos pacientes e também somos indicados por colegas”, comentou Tsai.
Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-09-09/acupuntura-muito-alem-da-dor.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...