Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 2 de setembro de 2012

Os Canais Tendino-Musculares são uma lição sobre Wei Qi



O Ling Shu é considerado o texto seminal da acupuntura. Ele começa com uma declaração de uma missão: "Preservar e proteger a acupuntura, só assim ela não vai ser esquecida, apagada e perdida".
A acupuntura é considerada como uma arte no Ling Shu, com um padrão de excelência que é difícil de alcançar. Delineados dentro do texto estão métodos pelos quais um aluno pode cultivar compreensão e habilidade para se tornar um "artista das agulhas". O estudo profundo dos seis sistemas de canais, os três tipos de Qi e as "Nove Agulhas" da Acupuntura Clássica
são essenciais para a formação do acupunturista.

Isto é como uma "ode" a sabedoria do Ling Shu, bem como ao meu próprio professor Jeffrey Yuen. Estou empenhado em ajudar a preservar a arte da agulha, tal como apresentada na sua forma original.
O Ling Shu ensina que o corpo é composto de três níveis de Qi: Wei Qi, Ying Qi e Yuan Qi. Cada nível é ilustrado por meio dos sistemas de canais.
Afirmações sobre a função fisiológica e tendência patológica são feitas levando-se em conta sempre as trajetórias de cada canal. 
Eu gostaria de focar esse artigo no nível mais superficial de Qi: O nível Wei, e do sistema de canal que conduz Wei Qi: os Canais TendinoMusculares .
Os sistemas de canais no Ling Shu são introduzidos através de uma discussão sobre as "Nove Agulhas". A agulha, sendo o instrumento do acupunturista, representa o cultivo de habilidade e compreensão do Qi e dos Canais. 
Classicamente era dada para um aprendiz uma agulha das nove agulhas de cada vez. A intenção era fazer ele se familiarizar com um sistema de canais e, portanto, um nível de Qi de cada vez. Uma vez que esse nível foi dominado, a agulha próxima seria lhe entregue. Cada agulha se tornava dessa forma uma graduação nas camadas mais profundas do corpo. 
A partir do início da Dinastia Ming (1368-1644), oito das "Nove Agulhas" foram praticamente abandonadas. A "Agulha Redonda e Afiada", semelhante à agulha filiforme moderna, foi a que prevaleceu. Os efeitos de outras oito passaram a ser simuladas por meio de técnicas de manipulação desenvolvidas para a agulha para agulha filiforme. Dentro de Acupuntura
Clássica, as técnicas das "Nove Agulhas" ainda são empregadas.A primeira das "Nove Agulhas" é chamada em forma de "Cabeça de Flecha" (镵针 Chán zhēn). Ela é usada para estimular o Wei Qi. Ela está associada com os canais Tendino-Musculares que são apresentados no capítulo 13 do Ling Shu. A segunda agulha é a "Redonda" (员针Yuán zhēn) ,
também associado com os Tendino-Musculares, usada geralmente para tratar
dor causada por estagnação nos tendino-musculares. 
Os Canais Tendino-Musculares são condutos de Wei Qi, que flui no interior dos músculos, tendões, ligamentos, pele e músculos lisos do intestino. Os Tendino-Musculares Yang sobem para a cabeça e face para influenciar os órgãos dos sentidos. Os Tendino-Musculares Yin descem ao tórax e abdômen para influenciar o peristaltismo e o Coração.
Todos os canais de Tendino-Muscular começam no ponto Jing/Poço, o qual é o único ponto padronizado ao longo das trajetórias desses canais.
Todos os outros pontos são "Ah Shi", baseados na reatividade.  Trajetórias de canais nos ensinam sobre Qi. Os Tendino-Musculares são uma lição sobre Wei Qi. Sabe-se geralmente que Canais TendinoMuscular tratam a dor e fatores patogênicos externos. As trajetórias dos
Tendino-Musculares também mostram o efeito do Wei Qi sobre os órgãos dos sentidos, músculo cardíaco e peristaltismo do intestino. É por isso que eles são usados para tratar problemas dos órgãos de cabeça e sentido, o sistema digestivo e até mesmo problemas associados com o sono e outros localizados na região do peito. 
Wei Qi relaciona-se com os aspectos cíclicos do corpo. Além do seu relacionamento com os fatores climáticos, Wei Qi pode regular as "estações" dentro do corpo. Isto é ilustrado pelos canais Tendino-Muscular .
Os Tendino-Musculares seguem um relógio diário cíclico. Ao contrário dos Canais Principais, os Tendino-Musculares são organizados de forma "zonal" em vez de "elementarmente". Eles fluem de Tai Yang para Shao Yang e daí para o Yang Ming. O fluxo nos canais Yin sai de Tai Yin para Shao Yin e então para Jue Yin. O Wei Qi é ativado ao acordarmos, começando a sua circulação através do Tendino-Muscular do Tai Yang do Pé (Bexiga), e se movendo para dentro do corpo no final do dia retornando para a "casa" no Tendino-Muscular Jue Yin (Pericárdio) na região do peito. A qualidade do sono é fortemente afetada pelo Wei Qi, como ilustrado pelas trajetórias dos Canais Tendino-Musculares . Se o Wei Qi não retorna com
sucesso ao peito através do Tendino-Muscular do Pericárdio, o sono será
perturbado. O mesmo é verdade para a digestão. A afirmativa de que se
deve-se "repousar para digerir" é ilustrada pelos canais Tendino-Muscular
Yin retornando para o abdômen, no final do dia. Wei Qi também segue um fluxo cíclico que é sazonal. Para cada um dos 12 meses do ano, um canal Tendino-Muscular especial está no auge de atividade. O ciclo mensal difere do fluxo diário, iniciando no Shao Yang do Pé em Janeiro indo para Tai Yang do Pé em Fevereiro e Yang Ming do pé Março, terminando em Dezembro Shao Yin do Braço. Alergias sazonais são muitas vezes devidas a patologias externas não resolvidas e que ficaram presas e latentes dentro desse fluxo mensal dos canais tendino-musculares.
Wei Qi também está associado com processos autonômicos, involuntários, como a frequência cardíaca e a sudorese. Wei Qi e os Tendino-Musculares tem caracteristica de serem espontâneos, automáticos e inconscientes. Eles estão relacionados com "humor" e a atividade inconsciente. Muitas vezes, quando sentimos ou agimos de uma determinada
maneira, ainda que não saibamos a razão ou do que se trata, isso se deve a uma patologia Wei Qi associada aos canais tendino-musculares . 
Há um grande número de aplicações clínicas para os Canais TendinoMusculares . Qualquer coisa relativa ao Wei Qi pode ser abordada através da utilização dos canais Tendino-Musculares. Com uma maior compreensão do Wei Qi, a aplicação dos Canais Tendino-Musculares torna-se muito mais ampla e mais interessante do que simplesmente só tratar esses canais em casos de dores e fatores patogênicos externos. 
Os Canais Tendino-Musculares são tratados com estimulos no pontos Jing/Poço e pontos Ah Shi. Eles também são tratados através do TendinoMuscular de "áreas de ligação" onde patógenos e Wei Qi se reunem.A Agulha em forma de cabeça de flecha é a técnica usada em tratamentos de canal tendões: para limpar obstruções no nível Wei. No caso de uma condição mais profunda, mais entranhada na musculatura ou "úmida" podese exigir o uso de técnicas de agulha "Redonda" ou como alguns autores chamam em forma de "Colher" para se alcançar a músculatura e ativar Ying Qi (como se estivesse usando uma colher para buscar esse Ying Qi na profundidade) para dar apoio ao Wei Qi. 
O Diagnóstico dos Canais Tendino-Musculares não é classicamente associado com o pulso ou língua. Eles são canais para serem palpados. Eles também são canais que são diagnosticados através de uma avaliação cinesiológica associada com as "zonas" influenciadas por eles.
Os Canais Tendino-Muscular raramente são ensinados dentro de faculdades Medicina Tradicional Chinesa. No entanto, a sua importância é digna de preservação, tanto como ferramentas de tratamento quanto em termos de ensino. Através da compreensão dos canais Tendino-Musculares , a natureza do Wei Qi é iluminada. Mesmo para aqueles comprometidos com o uso apenas de canais primários na prática clínica, a compreensão dosCanais Tendino-Musculares pode enriquecer tratamentos. Estudando esses canais com maior atenção e profundidade é possível melhorar e otimizar o uso dos Canais Principais através de informações recolhidas dos Canais Tendino-Musculares .
O primeiro capítulo do Su Wen é um chamado para respeitarmos a sabedoria do passado. O Ling Shu retorna a este tema, sugerindo que tal sabedoria está em risco de ser perdida e destruída, se não for preservada. A potência máxima de acupuntura, como um sistema completo de medicina, está contida dentro dos ensinamentos do Ling Shu. 
Somente a sabedoria do Ling Shu e seus métodos para alcançar o cultivo e habilidade artística da acupuntura pode elevar a mesma como uma profissão – além de apoiar a sua eficácia e expandir a suas aplicações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...