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domingo, 2 de setembro de 2012

O Fígado


O Fígado: Propriedades e Funções

O Fígado armazena o sangue
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa,o fluxo de sangue varia conforme a hora do dia, a estação do ano, a constituição da pessoa, e o estado de quietude ou agitação física e mental. O sangue flui em uma frequência reduzida durante o sono, e uma frequência aumentada durante a atividade física. Treze séculos atrás, o estudioso da Dinastia Tang, Wang Bing, descrevera esta função do Fígado da seguinte maneira: “O Fígado armazena o sangue, e o Coração o move. Se uma pessoa se move quando acordada, então o sangue é distribuído por todos os canais; se uma pessoa descansa, o sangue retorna ao Fígado.” 

Emoções como raiva, constrangimento, ou alegria inexplicável também podem
aumentar o fluxo de sangue, fazendo com que as orelhas e o rosto se tornem vermelhos.
Em situações onde menos sangue é necessário, ele “é armazenado no Fígado,” o qual
assume uma função de depósito. A verdadeira armazenagem do sangue é feita no Vaso
Penetrador, um dos oito vasos extraordinários que se estende do dantian inferior até a
cabeça; este vaso é normalmente considerado como parte da rede do Fígado. O fígado é
melhor comparado à um funcionário de gestão, que mobiliza os bens para dentro e para
fora do depósito conforme necessário. 
1. O Fígado está encarregado de direcionar e drenar 
Tanto importante quanto a função do Fígado de manter um fluxo suave e ininterrupto de
todas as substâncias corporais (incluindo Qi, sangue, Jing e Jin Ye). O termo shu
(algumas vezes traduzido como direcionar ou suavizar) é utilizado para se referir à ação
de manter um modo de operação do corpo que não é estagnante, nem muito agitado, e
fluindo constantemente. O termo xie (algumas vezes traduzido como drenar) é utilizado
para se referir à ação do Fígado de purgar estagnações do Baço/Estômago. Fluir e
drenar de forma apropriada, ou a falta do mesmo, muitas vezes se reflete em relação às
emoções e à circulação do Qi e sangue, assim como a influência do Fígado nas funções
do sistema digestivo: 
Aspecto Emocional: os chineses antigos observaram que as emoções humanas são
amplamente governadas pela rede do Coração. No entanto, eles também concluíram que
o bem-estar mental ou as diversas formas de depressão possuem uma associação com a
função de fluir e drenar do Fígado. Apenas se o Fígado mantiver esta função, o Qi e o
sangue do corpo serão capazes de fluir sem obstruções, e assim facilitar um sentimento
de tranquilidade, harmonia, e paz. Se por alguma razão o Fígado falhar em manter este
estado, a depressão (do Qi do Fígado) ou a ascensão patológica (do Yang do Fígado)
poderão resultar. Como o clássico da Dinastia Qing, Um Tratado Acerca das
Desordens do Sangue (Xue Zheng Lun), afirma: "O Fígado é classificado como
madeira; o Qi da madeira é caracterizado por sua determinação de ir diretamente aonde
deseja ir; caso não seja obstruído ou oprimido, o movimento dos vasos será suave.”
Aspecto Digestivo: visto que a função de movimentação do Fígado regula o fluxo do
Qi no corpo todo, ela influencia a dinâmica dos demais órgãos, particularmente os
sistemas digestivos vizinhos. Ele auxiliar o fluxo ascendente e descendente do
Baço/Estômago (o Estômago deve mover os alimentos para baixo, o Baço deve mover o
Qi extraído para cima), injetar a bile nos intestinos, auxiliar no transporte da essência
dos alimentos, e auxiliar o movimento desimpedido e o metabolismo da água. O
Tratado Acerca das Desordens do Sangue diz “Fluir e drenar é uma parte integral da
natureza do Fígado. Uma vez que o Qi dos Alimentos adentra o Estômago, depende
exclusivamente da madeira do Fígado fluí-lo e drená-lo. Apenas se este processo estiver
intacto é que os grãos e a água serão capazes de serem transformados adequadamente. 
2. O Fígado Abriga os espíritos Hun
Hun é originalmente um antigo termo astronômico, descrevendo a luz da lua (em
oposição ao seu corpo material). Assim como a luz da lua é um reflex da luz do sol, hun
se enquadra em um tipo particular de consciência que reflete o despertar da consciência
(shen) em outro plano. O Neijing comenta em seu típico código: “Hun é o que
acompanha o shen em sua entrada e saída.” 
Hun pode ser interpretado como o subconsciente que está particularmente ativo durante
o período de sono. Portanto, todas as palavras chinesas que incluem o caracter hun
descrevem estados de sonho ou transe. Como Zhang Jingyue, medico da Dinastia Ming,
diz: "Este estado obscuro de consciência durante o sonho, ou as visões elusivas que
temos durante o sono noturno, todas recaem sobre a categoria de hun.” Hun, em outras
palavras, pode ser entendido como um tipo etéreo de consciência que se separa do corpo
durante o sono e interage com outras “almas” (como hun é normalmente traduzido)
durante este tempo. 
Diferente de Po (veja o capítulo do Pulmão para mais informações), o espírito vital e
instintivo que está atado ao corpo material, hun é o que se acredita deixar o corpo após a
morte e o que pode ser chamado através de orações. Os fantasmas (que normalmente
causam problemas) descritos nas histórias chinesas são na verdade hun que vagam sem
direção, pois não possuem ninguém que lhes execute os rituais de purificação. 
3. O Fígado é a raiz da energia pré-natal nas mulheres
De acordo com os conceitos tradicionais, a fisiologia masculina é baseada
principalmente no Qi (Yang), enquanto a fisiologia feminina é baseada principalmente
no sangue (Yin). Homens tendem a apresentar uma abundância de Qi, a qual podem
utilizar livremente, enquanto mulheres apresentam uma abundância de sangue, o qual
podem eliminar livremente (o que se torna evidente através da menstruação).A função
do Fígado, portanto, possui uma grande influência sobre uma parte importante da
fisiologia feminina – a menstruação. 
O Vaso Penetrador e o Vaso Concepção, são dois canais ligados ao Fígado que estão
intimamente envolvidos com o transporte do sangue. O Vaso Penetrador, acima
comparado a um depósito, é também chamado de Mar do Sangue; e o Vaso Concepção,
como o nome indica, possui a função de nutrir o útero e o feto. Tanto o Vaso Concepção
quanto o Vaso Penetrador pertencem à categoria dos oito vasos extraordinários. Estes
dois canais estão envolvidos com a habilidade do Fígado de armazenar o sangue; eles se
iniciam no útero, e também estão intimamente ligados ao canal do Rim.
O Neijing diz: "Nas mulheres, o tiangui (habilidade de conceber) chega na idade de
duas vezes sete; neste ponto, o Vaso Concepção estará aberto, o Vaso Penetrador estará
exuberante, e portanto a menstruação chega em intervalos regulares e a gravidez se
torna possível… Na idade de sete vezes sete, o Vaso Concepção se torna deficiente, o
Vaso Penetrador estará exaurido, o tiangui seca, e a menstruação cessa; o envelhecer
está tomando seu lugar, e não haverá mais gravidez.”
4. O Fígado está encarregado dos tendões e se manifesta nas unhas
Os tendões conectam os músculos aos ossos. Conforme as características do Fígado,
eles facilitam o movimento suave e contínuo. Devido a este conceito básico, alguns
pesquisadores recentemente incluíram os nervos (os quais não possuem uma designação
separada na teoria chinesa clássica) sob a categoria “tendões” (jin). O devido
funcionamento dos tendões depende completamente de sua nutrição pelo sangue do
Fígado. 
As unhas são consideradas o prolongamento dos tendões; como tais, elas são a
manifestação exterior da qualidade geral dos tendões, e assim, o sangue do Fígado
internamente. Unhas secas e quebradiças, ou então extremamente pálidas sempre
indicam uma qualidade pobre do sangue do Fígado, enquanto rosadas e firmes indicam
um estado saudável do sangue do Fígado. 
O cabelo também está associado ao sangue do Fígado: ele é chamado de “excedente do
sangue” (xue yu). O sangue do Fígado enriquecido das mulheres se expressa em cabelos
lustrosos, longos e que crescem com velocidade; homens apresentam mais cabelos
faciais e corporais, os quais são governados pelo órgão do Qi, o Pulmão. Cabelos secos
e quebradiços pode ser uma indicação de deficiência do sangue do Fígado, enquanto
cabelos que caem repentinamente (alopecia) normalmente ocorre devido a tanto a
deficiência do sangue, quanto ao fluxo de sangue do Fígado impedido até a cabeça,
normalmente devido a um trauma emocional repentino. 
5. O Fígado apresenta sua abertura nos olhos
Os olhos são nutridos pela essência de todos os órgãos, e portanto se diferencia em
cinco zonas específicas que podem revelar importantes informações de diagnóstico. Os
olhos como um todo, no entanto, representam a abertura do fígado, e são então
considerados mais ligados ao Fígado do que a qualquer outro órgão. "O Qi do Fígado se
comunica com os olhos,” afirma o Neijing, “e se o Fígado funciona harmoniosamente,
os olhos podem diferenciar as cinco cores essenciais... se o Fígado recebe sangue,
podemos ver”. O canal do Fígado se ramifica para for a dos olhos. Tanto o Qi do Fígado
quanto o sangue inundam os olhos para manter a visão adequada. A visão de uma pessoa
pode, portanto, servir também como um indicador das funções do Fígado. 
6. O Fígado se encarrega do planejamento e a estratégia, a Vesícula Biliar se
encarrega da tomada de decisão
Assim como árvores (madeira) tendem a perseguir inexoravelmente sua busca
ascendente por luz, o Fígado representa a vontade inata do corpo/mente de expandir-se
Assim como Qi e sangue devem se espalhar pelo corpo para garantir a sobrevivência
física, o shen humano necessita se espalhar livremente pelo ambiente social para
garantir uma passagem desimpedida pela vida. Indivíduos com Qi e sangue de Fígado
fortes normalmente são excelentes estrategistas e e ótimos em tomadas de decisão: eles
sabem como se espalhar pelo mundo. Devido a estas qualidades, se tornam excelentes
administradores. Se, no entanto, esta ríspida e expansiva natureza do Fígado não se
encontra em harmonia com seu lado mais suave – flexibilidade, suavidade, ameno – o
perigoso estado de rigidez da madeira surge. O Fígado: Patogênese
O Fígado é incapaz de Armazenar o Sangue: caso o Fígado falhe em ser nutrido
apropriadamente pelo Qi derivado dos alimentos através do Baço/Estômago, ou se por
algum motivo a função do Fígado de armazenar e regular o sangue seja afetada,
sintomas de visão embaçada, cãibra, dificuldade de mover as articulações, olhos secos,
cegueira noturna, tremores de mãos e pés, dormência nas extremidades, unhas secas,
quebradiças, mal formadas ou acinzentadas, cabelos secos e divididos, menstruação
escassa ou amenorreia podem ocorrer. 
O Fígado perde sua Capacidade de Fluir e Drenar: Caso Qi pare, a função de fluir
do Fígado estando impedida se manifesta imediatamente na forma de sintomas mentais
e emocionais; depressão, sensação de dor emocional, ou choros são exemplos típicos.
Caso o Qi do Fígado se inflame e perturbe a relação entre corpo e mente, explosões de
raiva, ou dor e distensão nas laterais do tórax podem ocorrer. 
Esta condição também possui consequências imediatas no funcionamento do
Baço/Estômago, especificamente nas ações de absorver, transformar e transportar o Qi
dos Grãos (essência pós-natal). Sinais típicos de desordem no Qi do Fígado afetando
seus órgãos vizinhos, Baço/Estômago são arrotos, regurgitação de ácido estomacal,
vômito, e diarreia. 
Caso o Fígado não esteja fluindo o Qi, os líquidos corporais (os quais também
dependem do Qi do Fígado para se moverem) podem estagnar, com um potencial
desenvolvimento de edema ou ascite. E muito importante, caso o Qi do Fígado fique
estagnado por muito tempo, a circulação adequada de sangue será impedida. Portanto,
pessoas com enfermidades crônicas que envolvam estagnação do Qi do Fígado
normalmente se apresentam com sintomas de estagnação tanto de Qi quanto de sangue,
como dor em pontada no tórax, tumores, e menstruação irregular. 
Desarmonia de Fígado se Refletindo nas Emoções e Atividades Mentais: uma
deficiência do Qi do Fígado tipicamente leva a pessoa a ser indecisa e  sem rumo, com
uma marcante incapacidade de planejar à frente efetivamente. Caso o Qi da Vesícula
Biliar esteja deficiente, a pessoa será temerosa, apresentará uma disposição maior à
sustos, e terá dificuldades de tomar decisões. 
Alguns estados emocionais podem ser resultantes, ou causa, de desordens do Qi do
Fígado. Por exemplo, um estado de depressão que se origina de um evento inesperado
pode eventualmente levar a sintomas físicos atribuídos à estagnação de Qi do Fígado; a
estagnação do Qi do Fígado, por outro lado, pode levar à depressão mental. Um
rompante intenso de fúria pode induzir à dores de cabeça repentinas, tontura, dor no
peito e outros sinais de ascensão do Qi do Fígado (como o Neijing aponta: “Quando
uma pessoa está com raiva, o Qi se move para cima”); o Qi do Fígado que ascende pode
levar a pessoa a sentir raiva. Às vezes uma pessoa sofrerá um derrame (“Qi e sangue
acelerados no cérebro”) durante um pequeno espaço de tempo após um rompante de
raiva. Raiva é uma emoção fisiologicamente normal e normalmente não causará
doenças. A supressão constante da raiva, ou então colocar-se sempre em situações que a
geram, por outro lado, pode ser a causa de problemas de longa duração, visto que
promove um estado crônico de estagnação interna do Qi. Excesso de Patogênicos no Canal do Fígado: vento-calor (calor externo) adentrando o
canal do Fígado causa inchaço, vermelhidão e dor nos olhos. Fogo do Fígado que
ascende também pode produzir olhos avermelhados, ou uma película branca no olho.
Hiperatividade do Yang do Fígado se manifesta em sintomas que se movem para cima,
especialmente hipertensão e tontura. Vento do Fígado (Vento Interno) pode produzir
ataques, movimento descontrolado dos olhos, trismo, ou cãibra tetânica. O Neijing
afirma que: "Todas as enfermidades de vento ou tontura pertencem ao Fígado.” 
Patogênicos de natureza fria possuem um efeito coagulante no canal do Fígado,
causando dor abdominal que irradia para as genitais, dor testicular, ou atrofia vaginal. 
Substâncias Representativas para o Tratamento de Desordens do Fígado
Fluir o Fígado e regular o Qi (shu gan li qi): cyperus (xiangfuzi), bupleurum (chaihu),
blue citrus (qingpi), curcuma (yujin), melia (chuanlianzi).
Mover o sangue e eliminar a estase (huo xue xing yu): persica (taoren), carthamus
(honghua), tang-kuei (danggui), red peony (chishao), leech (shuizhi), tabanus
(mengchong), corydalis (yanhusuo), notoginseng (sanqi), achyranthes (niuxi), leonurus
fruit (chongweizi).
Suavizar o Fígado e nutrir o sangue (rou gan): tang-kuei (danggui), peony (baishao),
lycium fruit (gouqizi), gelatin (ejiao), zizyphus (suanzaoren).
Umedecer o Fígado e tonificar o Yin (zi yin): rehmannia (dihuang), ho-shou-wu
(heshouwu), ligustrum (nuzhenzi), astragalus seed (shawanjili).
Adstringir o Fígado (lian gan): chaenomeles (mugua), mume (wumei), schizandra
(wuweizi), peony (baishao).
Limpar o calor do Fígado (qing gan): scute (huangqin), gardenia (zhizi), prunella
(xiakucao), celosia (qingshuangzi).
Purgar o calor do Fígado (xie gan): gentiana (longdancao), indigo (qingdai), isatis
(daqingye), aloe (luhui).
Resfriar o sangue do Fígado (liang gan): moutan (mudanpi), lithospermum (zicao),
sanguisorba (diyu), biota tops (cebaiye).
Fluir o vento-calor no canal do Fígado (shu feng): chrysanthemum (juhua), mentha
(bohe), tribulus (baijili), vitex (manjingzi), siler (fangfeng).
Abrir os colaterais e eliminar o vento (huo luo sou feng): silkworm (jiangchan),
typhonium (baifuzi), scorpion (quanxie), tribulus (baijili), equisetum (muze),
agkistrodon (baihuashe), zaocys (wuxiaoshe).
Aquecer o Fígado(wen gan): evodia (wuzhuyu), artemisia (aiye), fennel (huixiang),
zanthoxylum (chuanjiao), cinnamon twig (guizhi), tang-kuei (danggui).
Acalmar o Fígado (ping gan): peony (baishao), uncaria (gouteng).
Sedar o Fígado (zhen gan): oyster shell (muli), haliotis (shijueming), tortoise shell
(guiban), turtle shell (biejia).
Extinguir o vento interno (xi feng): gastrodia (tianma), antelope horn (lingyangjiao),
centipede (wugong), scorpion (quanxie), silkworm (jiangchan).O Fígado – Guias básicos para o tratamento de Desordens do
Fígado
Caso o Fígado falhe em armazenar o sangue, ele precisará ser nutrido e acalmado com
tônicos de sangue, como (danggui) e peony (baishao). Caso o Yin do Fígado – a
substância fisiológica básica do Fígado que é refinada em sangue do Fígado – já foi
afetada, o Fígado precisará ser umedecido com substâncias tônicas de Yin como
(dihuang) ou ho-shou-wu (heshouwu). 
Caso o Qi do Fígado esteja deprimido, o fígado precisa ser tratado com substâncias que
recuperem sua função de fluir, como bupleurum (chaihu) ou cyperus (xiangfuzi). Caso a
estagnação prolongada de Qi tenha afetado o sangue causando estase de sangue, o
sangue do fígado precisa ser movido e a estase deve ser expelida utilizando substâncias
como persica (taoren) e carthamus (honghua). 
Em uma situação onde um rompante de fúria gera uma mobilização violenta e,
normalmente, ascendente no fluxo do Qi, o Fígado precisa ser acalmado gentilmente
com substâncias que descendem como peony (baishao) ou uncaria (gouteng). Caso o Qi
do Fígado ascenda e atraia o sangue consigo, substâncias calmantes e descendentes
precisam ser combinadas com ervas que resfriem o sangue do Fígado, como moutan
(mudanpi); achyranthes (niuxi) também guiará o sangue para baixo. Se a raiva inflamar
o fogo do Fígado, calor do Fígado precisará ser limpo com ervas como scute
(huangqin), ou em situações mais sérias também ser tratado com materiais que purguem
fortemente o calor, como gentiana (longdancao). 
Caso a madeira falhe em fluir e drenar a terra, os sintomas de “emperrado”, repleção, e
e aflição no aquecedor médio precisando ser aliviado fluindo o Fígado  (e.x., com
bupleurum; chaihu) e harmonizar o Baço/Estômago (ex, com white atractylodes;
baizhu). 
No caso de vento-calor invadindo o canal do Fígado, o vento deve ser eliminado
utilizando-se substâncias que fluam o vento do Fígado, como mentha (bohe) ou
chrysanthemum (juhua). Caso o efeito coagulante do frio esteja obstruindo o fluxo
adequado do sangue nos canais do Fígado, o mesmo deve ser aquecido e o frio
dissipado com ervas como artemisia (aiye) ou evodia (wuzhuyu). 
Se o fogo ascendente do Fígado causar sintomas de calor no aquecedor superior, o calor
do Fígado deve ser eliminado. Se uma deficiência constitucional de Yin causa fogo e o
desenvolve até o nivel de rebelião ascendente do Yang do Fígado, este Yang deve ser
subjulgado, aplicando uma combinação de ervas calmantes (que descendem
gentilmente) e purgantes (que descendem fortemente). O Médico Zhang Xichun, no
entanto, nos previne quanto a afundar e assim “humilhar” o Fígado – o “general
orgulhoso” do sistema de órgãos – muito intesamente; pequenas quantidades de
substâncias que promovem sua ação fisiológica de ascender o fluxo do Qi, como
germinated barley (maiya) e melia (chuanlianzi), devem ser incluídos em fórmulas que
sedam o Fígado. 
Caso haja vento do Fígado agitando internamente, o Fígado deve ser acalmado e o vento
eliminado. Se vento-fleuma obstrui os colaterais causando torpor e dor na superfície,
então substâncias que possam tanto eliminar o vento quanto limpar a fleuma dos
colaterais, como silkworm (jiangchan) ou typhonium (baifuzi), devem ser usados. 
Como um órgão com a capacidade de mobilizar o Yang para cima, o Fígado facilmente
sofre de sintomas de hiperatividade. Como uma medida de emergência, o Neijing
sugere a ingestão de sabores adocicados para moderar os sintomas de dor, cãibra e
outros sinais de agravamento agudo do Fígado. Além disso, como a madeira que possui a disposição enérgica de proliferar a folhagem
da primavera, o Fígado possui o desejo inato de espalhar e dispersar. Caso este aspecto
de dispersar da fisiologia do Fígado esteja perturbado, vários níveis de estagnação
manifestam-se e medidas dispersantes devem ser empregadas. Visto que sabores
pungentes podem dispersar estagnações diretamente, normalmente são recomendadas
para condições caracterizadas por Qi estagnante. Sabores pungentes, no entanto, são
geralmente aquecem por natureza e o Fígado, particularmente quando seu fluxo está
suprimido, tende a se aquecer com facilidade. Diferente da utilização exclusiva de
substâncias pungentes no tratamento do Pulmão, é então importante no tratamento do
Fígado incluir materiais amargos e frios, em conjunto com o pungente. Matérias
amargas como scute (huangqin) ou gentiana (longdancao) são normalmente
classificadas como possuindo um efeito de limpeza ou purgação do calor. Azedo, além
disso, é o sabor com afinidade direta com o Fígado. Se usado de forma apropriada,
alimentos ou ervas azedas podem beneficiá-lo. Como o Neijing apresenta: "O azedo
gera o Fígado,” porém também avisa a respeito do uso excessive de sabores azedos,
visto que isto poderia danificar o Fígado: "Se a enfermidade estiver na camada dos
tendões, não se alimente de coisas azedas.”
Calor umidade na Vesícula Biliar deve ser eliminado não apenas limpando o calor do
Fígado, mas também resolvendo a umidade da Vesícula (e.x., com capillaris; yinchen).
Em situações onde a deficiência de Qi da Vesícula Biliar conflita a suave circulação do
Qi do Fígado, a tonificação geral do Qi deve ser auxiliada por meio de ervas que
pacificam o Shen e nutrem o Yin do Rim. 
O órgão mãe do Fígado e vizinho do Aquecedor Inferior, os Rins, quando enfraquecido,
pode ter um efeito negative sobre o Qi do Fígado, Yin, e sangue. Portanto, a tonificação
do Fígado muitas vezes indica o uso de ervas como rehmannia (dihuang) e lycium fruit
(gouqizi) que também possuem um efeito tônico no Rim. 
O Fígado: Padrões Típicos
ESTAGNAÇÃO DE QI DO FÍGADO (gan qi yu jue): sintomas primários são
tendência a se deprimir; suspiros frequentes; disposição impaciente e surtos de
temperamento; sensação de “entupimento”; repleção e congestão na região do tórax,
intercostal ou subcostal. Sintomas secundários incluem obstrução dos movimentos
intestinais; olhos secos e distendidos; sensação de algo parado na garganta; autoquestionamento e choro; dor (especialmente intercostal e abdominal) caracterizada por
sensações de movimento, repuxo ou penetração; em mulheres, distensão pré-menstrual
das mamas; cólicas menstruais e menstruação irregular. A língua tipicamente apresenta
um corpo avermelhado (especialmente nas laterais) e uma saburra fina; o pulso tende a
ser em arame. 
Ervas Representativas: bupleurum (chaihu) with peony (baishao), cyperus (xiangfuzi),
curcuma (yujin), cnidium (chuanxiong), blue citrus (qingpi), chih-shih (zhishi),
corydalis (yanhusuo), melia (chuanlianzi).
Fórmulas Representativas: Bupleurum and Chih-shih Formula (Sini San); Bupleurum
and Cyperus Formula (Chaihu Shugan San).
DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO (gan xue xu): sintomas primários são uma
coloração pálida na face; tontura; olhos secos ou, em um estágio mais avançado, visão
borrada (especialmente à noite); torpor nas extremidades (incluindo braços
“adormecendo” com facilidade durante o sono); flexibilidade limitada dos tendões e
músculos. Sintomas secundários incluem lábios e unhas pálidas; unhas secas, fendidas,
atrofiadas ou mal formadas; espasmo muscular; espasmos ou cãibras nas extremidades;
tremores nas mãos ou nos pés; dor intercostal ocasional; zumbido nos ouvidos; em
mulheres: fluxo menstrual diminuído e pálido. A língua é tipicamente pálida ou rosa; o
pulso tende a ser fino, em arame e sem força. 
Ervas Representativas: tang-kuei (danggui), peony (baishao), gelatin (ejiao),
ligustrum (nuzhenzi), cornus (shanzhuyu), cnidium (chuanxiong), zizyphus
(suanzaoren), millettia (jixueteng).
Fórmulas Representativas: Tang-kuei Four Combination (Siwu Tang); Tonify the
Liver Decoction (Bugan Tang); Linking Decoction (Yiguan Jian) minus melia
(chuanlianzi) plus peony (baishao).
DEFICIÊNCIA DO YIN DO FÍGADO: (gan yin xu): sintomas primários são tontura;
visão turva; olhos secos; dor e entorpecimento intercostal; boca e garganta seca;
sensações de calor nas palmas e solas. Sintomas secundários incluem entorpecimento
nas extremidades; flexibilidade limitada dos tendões; unhas sem brilho; disposição
impaciente e surtos temperamentais; bochechas avermelhadas; urina escura;
constipação; febre baixa; inquietação e insônia; ondas de calor; suores noturnos. A
língua se apresenta tipicamente com vermelhidão e pouca ou nenhuma saburra; o pulso
tende a ser em arame e fino, ou em arame, fino e rápido. 
Ervas Representativas: peony (baishao), lycium fruit (gouqizi), ligustrum (nuzhenzi),
gelatin (ejiao), tang-kuei (danggui), rehmannia (dihuang), cornus (shanzhuyu), ho-shouwu (heshouwu), turtle shell (biejia), zizyphus (suanzaoren), biota (baiziren).
Fórmulas Representativas: Linking Decoction (Yiguan Jian); Ligustrum and Eclipta
Formula (Erzhi Wan).
FOGO DO FÍGADO (gan huo shang yan): sintomas primários são dor e distensão na
cabeça; tontura; zumbido no ouvido ou surdez repentina; face vermelha; olhos
vermelhos, inchados ou doloridos; sensação de secura e amargo na boca; impaciência e
tendência a rompantes de fúria. Sintomas secundários incluem insônia, sonhos vívidos;
dor latejante ou ardente nas laterais do peito; urina escura; constipação. A língua
tipicamente se apresenta com um corpo vermelho e saburra amarela; o pulso tende a ser
em arame e rápido. 
Ervas Representativas: gentiana (longdancao), prunella (xiakucao), gardenia (zhizi),
chrysanthemum (juhua), aloe (luhui), antelope horn (lingyangjiao), bupleurum (chaihu),
ch'ing-hao (qinghao), moutan (mudanpi), eriocaulum (gujingcao), celosia (qingxiangzi).
Fórmulas Representativas: Gentiana Combination (Longdan Xiegan Tang); Tang-kuei
and Aloe Pill (Danggui Luhui Wan); Purge the Green Pill (Xieqing Wan).
REBELIÃO E ASCENSÃO DO YANG DO FÍGADO (gan yang shang kang):
sintomas primários são tontura; distensão e dor na cabeça; zumbido no ouvido;
vermelhidão e sensação de calor na face e nas porções superiors do corpo. Sintomas
secundários incluem insônia; sonhos vívidos; impaciência; temperamento raivoso;
cabeça pesada e “pés leves” (tropeça com facilidade); região lombar e joelhos fracos e
doloridos; boca e garganta seca. A língua é tipicamente vermelha; o pulso tende a ser em
arame e forte, ou em arame, fino, e rápido. Ervas Representativas: uncaria (gouteng), haliotis (shijueming), dragon bone (longgu),
oyster shell (muli), gastrodia (tianma), tribulus (baijili), silkworm (jiangchan), peony
(baishao), tortoise shell (guiban), turtle shell (biejia), rehmannia (dihuang).
Fórmula Representativa: Gastrodia and Uncaria Combination (Tianma Gouteng Yin).
VENTO DO FÍGADO AGITANDO INTERNAMENTE (gan feng nei dong):
sintomas primários são cãibras, ataques; tremores; tontura; e entorpecimento. Esta
categoria é normalmente divida em três subcategories: 
1. Calor Extremo Gerando Vento (re ji sheng feng): sintomas primários são
febre alta, inquietação, sede, face avermelhada, olhos vermelhos, ataques ou
cãibras. Sintomas secundários incluem urina amarela; constipação; olhos virados
para cima; inconsciência; fala delirante. A língua apresenta tipicamente um
corpo vermelho e uma saburra amarela; o pulso tende a ser em arame e rápido. 
Ervas Representativas: rhino horn (xijiao), antelope horn (lingyangjiao), ox
gallstone (niuhuang), uncaria (gouteng), gastrodia (tianma), anemarrhena
(zhimu), raw rehmannia (sheng dihuang), chrysanthemum (juhua), scute
(huangqin).
Fórmulas Representativas: Antelope and Uncaria Decoction (Lingyang
Gouteng Tang ); Ox Gallstone Pacify the Palace Pill; Bezoar and Curcuma
Formula (Angong Niuhuang Wan).
2. Yang do Fígado Hiperativo Produzindo Vento (gan yang hua feng): sintomas
primários são cãibras; ataques; torpor nas extremidades; paralisia (especiamente
do tipo hemiplegia); fala arrastada; boca e olhos pendendo para um lado.
Sintomas secundários incluem perda súbita de consciência ou faculdades
mentais alteradas gravemente; dor de cabeça dividida; tontura severa; fraqueza
ou dolorimento na região lombar e joelhos; boca seca; face avermelhada. A
língua é tipicamente de um vermelho brilhante; o pulso tende a ser em arame. 
Ervas Representativas: uncaria (gouteng), gastrodia (tianma), achyranthes
(niuxi), hematite (daizheshi), silkworm (jiangchan), cicada (chantui), centipede
(wugong), peony (baishao), rhino horn (xijiao), ox gallstone (niuhuang),
antelope horn (lingyangjiao).
Fórmulas Representativas: Sedate the Liver and Extinguish the Wind
Decoction (Zhengan Xifeng Tang); Downward Momentum Decoction (Jianling
Tang).
3. Deficiência de Sangue Gerando Vento (xue xu sheng feng): sintomas
primários são tontura; dor de cabeça; visão embaçada; torpor nas extremidades
ou, em casos mais severos, sintomas de cãibras, tremores, ou espasmos.
Sintomas secundários incluem pele seca e coceira; desmaios; e sintomas gerais
de deficiência de sangue, como compleição pálida, unhas e lábios pálidos, unhas
quebradiças ou mal formadas; e dor intercostal “surda”. A língua tipicamente se
apresenta com um corpo pálido e pouca saburra; o pulso tende a ser fino e em
arame. 
Ervas Representativas: cooked rehmannia (shu dihuang), peony (baishao),
tang-kuei (danggui), millettia (jixueteng), earthworm (dilong), uncaria
(gouteng).
Fórmulas Representativas: Tang-kuei Four Combination (Siwu Tang); Settle
Tremor Pill (Dingzhen Wan).
PATÓGENOS FRIOS TENDO UM EFEITO COAGULANTE NO FLUXO DOS
CANAIS DO FÍGADO (han chi gan mai): sintomas primários são distensão e dor no
baixo ventre. Nas mulheres, estas podem incluir cólicas menstruais ou dor decorrente de
massas abdominais; nos homens, dor que irradia para ou dos testículos, ou aversão geral
ao frio e preferência por temperaturas mais quentes são indicativos. Sintomas
secundários incluem sensação fria nos testículos ou Secondary symptoms include
testicular cold sensation or undescended testicle; atrophy of scrotum; cold extremities;
little desire to drink fluids; clear and profuse amounts of urination. The tongue is
typically moist and presents with a slippery white coating; the pulse tends to be deep
and slow, or deep and wiry.
Ervas Representativas: tang-kuei (danggui), cinnamon twig (guizhi), evodia
(wuzhuyu), artemisia (aiye), lindera (wuyao), fennel (huixiang).
Formulas Representativas: Tang-kuei, Evodia, and Ginger Combination (Danggui
Sini Jia Wuzhuyu Shengjiang Tang); Warm the Liver Decoction (Nuangan Jian); Tiantai
Mountain Lindera Powder (Tiantai Wuyao San); Fennel and Citrus Seed Pill (Huixiang
Juhe Wan).
CALOR UMIDADE NO FÍGADO/VESÍCULA BILIAR (gan dan shi re): sintomas
primários são desconforto, obstrução, ou dor no peito, epigástrio, ou região subcostal;
distensão abdominal; nausea; sabor amargo ou desagradável na boca; falta de apetite;
inquietação; irritar-se com facilidade; urina escura. Sintomas secundários incluem
sensação de alternância entre calor/frio; corrimento vaginal espesso e colorido; genitália
genitália coçando ou inchada; obstrução nos movimentos intestinais; icterícia e olhos
amarelados. A língua tipicamente se apresenta com um corpo avermelhado e uma
saburra amarela e gordurosa; o pulso tende a ser em arame e rápido. 
Ervas Representativas: gentiana (longdancao), capillaris (yinchen), gardenia (zhizi),
scute (huangqin), rhubarb (dahuang), indigo (qingdai), akebia (mutong), alisma (zexie),
plantago leaves (cheqiancao), hoelen (fuling), coix (yiyiren), talc (huashi), bupleurum
(chaihu), curcuma (yujin).
Fórmulas Representativas: Bupleurum and Chih-shih Formula (Sini San) plus
capillaris (yinchenhao); Gentiana Combination (Longdan Xiegan Tang); Capillaris
Combination (Yinchenhao Tang).

Fonte: http://medicinachinesaclassica.org

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