Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

PESQUISA SALIENTA EFICÁCIA DA ACUPUNTURA PARA TRATAR DOR NO JOELHO


Segundo o estudo publicado na revista digital “BioMed Central Musculoskeletal Disorders”, a Acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento da dor no joelho em decorrência de osteoartrite, doença causada pela destruição da cartilagem que recobre os ossos e articulações.
Também conhecida como artrite degenerativa, essa doença é caracterizada pelo atrito dos ossos do joelho, que pode inflamar e irritar a articulação acusando dor intensa.

Resumo da pesquisa
INTRODUÇÃO: A eficácia no tratamento dos agentes físicos devido à osteoartrite do joelho tem sido amplamente desconhecida, e esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar a sua eficiência de curto prazo para o alívio da dor.
MÉTODOS: Revisão sistemática com meta-análise de eficácia dentro de uma a quatro semanas e em acompanhamento de uma a doze semanas após o término do tratamento.
RESULTADOS: 36 ensaios clínicos randomizados controlados por placebo foram identificados num total de 2.434 pacientes. Em 1.391 casos, os pacientes receberam tratamento ativo. Trinta e três ensaios satisfizeram três ou mais dos cinco critérios metodológicos (Escala Jadad). Os pacientes tinham uma média de idade de 65,1 anos e média de 62,9 milímetros em 100 milímetros de uma escala visual analógica (EVA).
Dentro de quatro semanas do início do tratamento de Acupuntura manual, as terapias de magnetismo estático e ultra-sonografia não mostraram oferta de curto prazo estatisticamente significativa no alívio da dor durante o placebo. Campos electromagnéticos pulsantes ofereceram uma pequena redução na dor de 6,9 mm [IC 95%: 2,2 a 11,6] (n = 487).
Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS, incluindo correntes interferenciais), Eletro-acupuntura (EA) e terapia de soft-laser (TSL) ofereceram efeitos de alívio na dor de 18,8 mm [IC 95%: 9,6 a 28,1] (n = 414), 21,9 mm [IC 95%: 17,3 a 26,5] (n = 73) e 17,7 mm [IC 95%: 8,1 a 27,3] (n = 343) respectivamente e em relação ao placebo, em EVA controle.
Em um subgrupo da análise dos ensaios, que recebeu doses ótimas, a eficácia de curto prazo aumentou para 22,2 mm [IC 95%: 18,1 a 26,3] para TENS, e 24,2 mm [IC 95%: 17,3 a 31,3] para soft-laser em EVA. O acompanhamento de dados até 12 semanas foi escasso, mas os efeitos positivos pareciam persistir durante pelo menos quatro semanas após o fim do tratamento com SLT, EA e TENS.
CONCLUSÃO: Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), Eletro-acupuntura (EA) e terapia de soft-laser (TSL), administrados com doses ótimas em um tratamento intensivo de duas a quatro semanas, oferecem alívio clínico relevante em curto prazo de tempo para a dor causada por osteoartrite no joelho.
TÍTULO: “Eficácia de curto prazo de intervenções físicas na dor osteoartrítica do joelho. Uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo”.
AUTOR(ES): Bjordal JM; Johnson MI; Lopes Martins-RA; Bogen B; Chow R; Ljunggren AE
FONTE: http://search.bvsalud.org/regional/resources/mdl-17587446

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...