Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE ASMA BRÔNQUICA EM CRIANÇAS


Estudo realizado no Setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da UNIFESP aponta a eficácia da Acupuntura no tratamento da asma brônquica. A asma é uma doença cujo principal sintoma é a falta de ar. Esta dificuldade é consequência de um processo inflamatório crônico das vias aéreas, tendo como consequência a liberação de algumas substâncias que causam a contração dos músculos que envolvem os brônquios, causando a dificuldade na respiração.

O estreitamento das vias aéreas, chamado broncoconstrição, é geralmente reversível, porém, em pacientes com asma crônica, a inflamação pode determinar uma obstrução mais grave. Embora os conhecimentos sobre a doença tenham obtido grande avanço nas últimas duas décadas, as causas da asma ainda não foram completamente esclarecidas.
RESUMO: A asma brônquica é uma doença crônica, causada pela obstrução da árvore traqueobrônquica, decorrente de vários estímulos, que ocasionam uma hiperatividade do músculo liso traqueobrônquico, desencadeando a tríade de sintomas clássicos: tosse irritativa, sibilância e dispnéia, podendo evoluir para a insuficiência respiratória e óbito.
MATERIAL: O estudo se baseou na observação de 17 crianças portadoras de asma brônquica matriculadas no Grupo de Acupuntura Infantil do Setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da UNIFESP.
MÉTODO: Foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura para o tratamento: B-13 (Feishu), P-1 (Zhongfu), B-47 (Zhishi), M-DC-1 (Dingchuan), P-9 (taiyuan), P-5 (Chize), VC-17 (Shanzong), VC-22 (Tiantu), F-3 (Taichong) e R-3 (Taixi).
RESULTADOS: O teste C de Cochran, aplicado aos resultados obtidos com 30 aplicações de Acupuntura, mostrou, em relação aos parâmetros clínicos estudados (batimento de asa de nariz, tiragem intercostal, sibilos, tosse, alergia, expectoração e dispnéia), melhora significante em todos. Essa melhora ocorreu entre a 3ª e a 4ª aplicação de Acupuntura, enquanto a dispnéia melhorou a partir da 9ª aplicação e a alergia, da 21ª aplicação. O teste de McNemar mostrou, também, melhora significante em todos os parâmetros clínicos.
AUTOR(ES): Carneiro, Elisabete dos Reis; Yamamura, Ysao; Menezes, Aparecida Assunçäo; Tabosa, Angela; Novo, Neil Ferreira; Esper, Renilson Silva.
TÍTULO: “Asma brônquica em crianças”
FONTE: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=200103&indexSearch=ID

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...