Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ESTUDO AVALIA EFICÁCIA DA ACUPUNTURA PARA O TRATAMENTO DA DOR EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE


Pesquisa aponta que número de articulações doloridas diminuiu significativamente em pacientes que receberam Eletroacupuntura e Acupuntura Tradicional.
A artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de ainda causa desconhecida que se caracteriza pela inflamação articular persistente. É uma doença mais comum em mulheres, principalmente na faixa de idade de 30 a 50 anos, mas que pode comprometer também homens e crianças.

RESUMO: No planejamento de um ensaio clínico controlado randomizado de Acupuntura, realizamos um estudo piloto, utilizando medidas de resultados validados para avaliar a viabilidade do protocolo, bem como obter dados preliminares sobre a eficácia e tolerabilidade de três diferentes formas de tratamento da Acupuntura como adjuvante no tratamento da dor crônica em pacientes com artrite reumatóide.
MÉTODOS: O estudo emprega um estudo randomizado, prospectivo, duplo-cego, controlado por placebo, para avaliar o efeito da Eletroacupuntura (EA), a Acupuntura Tradicional Chinesa (TCA) e Acupuntura sham (Sham) em pacientes com artrite reumatóide.
Todos os pacientes receberam 20 sessões ao longo de um período de 10 semanas. Seis pontos de acupuntura foram escolhidos. O resultado primário foi a mudança na pontuação da dor. Os desfechos secundários incluíram as mudanças no núcleo da doença medidas ACR, DAS 28 pontos e do número de pacientes que atingiram ACR 20 na semana 10.
RESULTADOS: Dos 80 pacientes elegíveis, 36 pacientes com idade média de 58 + / - 10 anos e duração da doença de 9,3 + / - 6,4 anos foram recrutados.
Doze pacientes foram randomizados para cada grupo. Doze, 10 e sete pacientes do EA, TCA e do grupo Sham, respectivamente, completaram o estudo de 20 semanas (p <0,03), todos, exceto um dos abandonos prematuros ocorreram por falta de eficácia.
Na semana 10, a pontuação da dor manteve-se inalterada em todos os três grupos. O número de articulações dolorosas foi significativamente reduzido para a EA e grupos TCA.
CONCLUSÃO: Este estudo piloto permitiu uma série de recomendações a serem feitas para facilitar o desenho de uma escala grande de experimentação, que por sua vez, ajudará a esclarecer a base de dados existentes sobre a acupuntura para a artrite reumatóide. 

AUTOR(ES): Tam LS; Leung PC; Li TK; Zhang L; Li EK
TÍTULO: “Acupuntura no tratamento da artrite reumatóide: um estudo piloto duplo-cego e controlado”
FONTE: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-17980044

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...