Desde tempos imemoriais o homem vem buscando na fonte da natureza alimentos e medicamentos para a cura de seus males.
O QUE É FITOTERAPIA ?
Como o nome já diz, FITO quer dizer planta e TERAPIA tratamento ou seja uma forma de tratamento pelas plantas medicinais. Contudo este nome é ainda restrito, pois incluso ao tratamento fitoterapia utiliza-se ainda substancias animais e minerais.
QUAL A DIFERENÇA DA FITOTERAPIA CHINESA COM A FITOTERAPIA OCIDENTAL E QUAIS SUAS VANTAGENS ?
As vantagens da fitoterapia chinesa são que ela possui milhares de anos de tradição de uso, seus efeitos medicinais, contra indicações e dosagens já foram estudados tanto empiricamente como hoje cientificamente, comprovando-se aquilo que já se sabia antigamente. Outra vantagem é que o chinês descobriu a função energética da planta ou seja se ela é de natureza quente, fria ou neutra. Isto fica fácil de se entender quando falamos que o gengibre é de natureza quente e o hortelã de natureza fria, pois filosoficamente na medicina chinesa, doenças do frio tem de se aquecer e doenças do calor tem de se esfriar; seria por isso que no inverno inconscientemente usamos gengibre no quentão ?! Outra vantagem ainda é que o chinês observou que cada substancia possui um tropismo por meridianos (canais por onde corre a energia) específicos do nosso corpo, como no exemplo acima o gengibre teria afinidade pelos canais do estômago (Wei) e pulmões (Fei) servindo para problemas de vômitos e resfriados comuns por vento frio. Ainda determinaram os sabores de cada substancias que teriam também um efeito terapêutico, como o doce agindo no baço /estômago ; picante no pulmão ; amargo no coração ; salgado nos rins ; acido no fígado . Logicamente tudo isto esta intrinsecamente ligado a própria base de toda a filosofia medica chinesa, que nesta matéria não cabe menciona-la. Basta dizer ainda que hoje 2/3 da população mundial trata-se com fitoterapia chinesa, tendo se estudado mais de 6 mil substancias ; e ainda que no inicio do século 19 era considerada a medicina mais avançada do mundo.
E quanto a fitoterapia ocidental, no presente caso a utilizada no Brasil, que possui uma das maiores floras e faunas do mundo, sua base filosófica difere um pouca da chinesa, não considerando seus aspectos energéticos de temperatura, sabor, meridianos etc. Pouquíssimas plantas estão estudadas cientificamente, trazendo dificuldades para os profissionais que tem de se valer das informações empíricas tradicionais. Outro fator agravante é a falta de investimentos na área, falta de controle adequado na qualidade, falta de incentivos na produção comercial.
COMO DEVE SER UMA CONSULTA COM UM FITOTERAPEUTA ENERGÉTICO?
Um Fitoterapeuta energético, teve ter conhecimento profundos da medicina tradicional chinesa . Seu diagnostico vai se basear no desequilíbrio energético do paciente, com interrogatório, observação, apalpação, verificação do pulso, língua, aspectos emocionais, ambientais, familiares e outros fatores que determinaram seu desequilíbrio.
O tratamento visa restabelecer o equilíbrio através de uma conduta terapêutica.
Esta conduta tem como base a filosofia de vida taoísta que procura manter a energia formadora da vida (Qi ancestral) forte, plena e distribuída por todo o organismo. Conhecendo os princípios da natureza e vivendo a favor desta, manteremos o Qi (energia) forte.
Os princípios do TAO, o Yin e Yang, os 5 movimentos e outros vão formar o corpo da MTC que se divide em diagnostico e tratamento, sendo este ultimo o objetivo deste texto.
O tratamento se divide em 3 momentos:
1a. A natureza ajudando os doentes – medicamentos de origem vegetal, mineral e animal.
2a. O homem ajudando o homem – seções terapêuticas de Acupuntura e, ou
Tui-na (massagem chinesa).
Tui-na (massagem chinesa).
3a. O próprio doente ajudando a si mesmo – Tai-Chi-Chuan (“exercícios”),
Tao-In (“busca interna”) e Qi Kun.
Tao-In (“busca interna”) e Qi Kun.
Na grande maioria das vezes somente a Fitoterapia será suficiente no tratamento.
O QUE É UTILIZADO NO TRATAMENTO E O QUE TRATA ?
Fonte:http://www.pauloamerico.bio.br/paulo_americo/fitoterapia.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário