Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pesquisa aponta a eficácia da Acupuntura no tratamento da disfunção temporomandibular

A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é o funcionamento anormal da articulação da mandíbula, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes, enfim, de toda estruturas de suporte dentário.
Essa disfunção é caracterizada por sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.
Sua aparição está relacionada a hábitos como apertar ou ranger os dentes, morder objetos estranhos, roer unhas, excessiva mastigação de chicletes e postura da cabeça, além de estresse, depressão, ansiedade ou eventos traumáticos.

RESUMO: A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais complexas do corpo humano, constituindo sede de variedade de patologias, de elevada prevalência na população, que são agrupadas sob o termo disfunção temporomandibular (DTM).
Grande parte destes desvios de função é transitória ou não induz o portador a buscar tratamento. Os pacientes procuram tratamento normalmente quando quadros inflamatórios dolorosos estão presentes.
Há dificuldade no estabelecimento do diagnóstico preciso, apesar dos variados recursos de exames complementares hoje existentes, pois fatores psicológicos, mecânicos e emocionais interagem na patologia. A terapêutica emprega desde fisioterapia até cirurgias, passando pelo uso de placas de mordida e medicações antiinflamatórias.
A Acupuntura é uma terapia usada há mais de 5000 anos no Oriente, enquanto no Ocidente surgiu apenas no século XVII, tendo sido usada principalmente para alívio de dores. A aplicação de agulhas em pontos determinados do corpo causa liberação de endorfinas que atuam nas fibras nervosas de segunda ordem, inibindo a sensação dolorosa no sistema nervoso central.
Alguns estudos têm avaliado a eficácia da Acupuntura no tratamento das disfunções temporomandibulares demonstrando resultados semelhantes aos tratamentos convencionais com placas de mordida.
Nosso objetivo foi estudar a eficácia da Acupuntura no tratamento dos quadros dolorosos decorrentes de problemas da ATM através de revisão da literatura e análise dos resultados de um estudo piloto realizado com cinco pacientes portadores de DTM com sintomatologia dolorosa.
MÉTODOS: Utilizamos como tratamento a Acupuntura com pontos pré-estabelecidos e dirigidos à dor na região da cabeça e pescoço.
RESULTADOS: Após oito atendimentos semanais houve diminuição da sintomatologia dolorosa em todos os pacientes tratados e aumento de amplitude nos movimentos de abertura de boca, protrusão e lateralidade em 80% dos casos.
A revisão de literatura por nós empreendida permitiu concluir que a Acupuntura é efetiva no alívio da sintomatologia associada aos distúrbios da articulação temporomandibular.
AUTOR: Santos, Márcia Rosana dos
TÍTULO: “Aplicação da Acupuntura no tratamento de disfunção temporomandibular”
FONTE: http://143.107.73.17/F/RC43X6K2MI2MR71XEMNI1RMALFDSSHD5SCT76DGMF1PI3TS9YE-42855?func=full-set-set&set_number=057987&set_entry=000002&format=999

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...