Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Acupuntura e o bruxismo associado à síndrome de Rett

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo mostra a eficácia do uso de Acupuntura no tratamento do bruxismo associado à síndrome de rett, anomalia genética que causa desordens de ordem neurológica e aparece somente em crianças do sexo feminino.
A síndrome compromete progressivamente as funções motoras e intelectuais, provocando distúrbios de comportamento e dependência, uma vez que a criança torna-se isolada e mostra sinais de desenvolvimento lento podendo, inclusive, levar à perda das habilidades manuais. Uma das manifestações da síndrome é o bruxismo, ato que apertar ou ranger os dentes durante o sono.

RESUMO: A síndrome de rett (SR) é uma doença neurodegenerativa, é caracterizada pela suspensão do desenvolvimento neurológico do cérebro que afeta exclusivamente o sexo feminino e ocorre em uma diversidade de grupos raciais e étnicos no mundo inteiro.
Na área odontológica poucos estudos se propuseram a estabelecer protocolos preventivos e terapêuticos que melhorem a qualidade de vida dessas pacientes.
Na verdade, pouco se conhece sobre as manifestações bucais da síndrome. Sabe-se que o bruxismo é uma de suas principais características. Por essa razão, é essencial a presença de um cirurgião dentista na equipe de tratamento das pacientes portadoras.
Além de levar a conseqüências desastrosas em termos de oclusão, o bruxismo causa desconforto para paciente e ansiedade de quem a rodeia.
MÉTODOS: Em nosso trabalho, analisamos os aspectos bucais de 13 pacientes. Encontramos o bruxismo como a principal manifestação bucal da síndrome nessa amostragem. Elaboramos um tratamento para o bruxismo associando o uso de uma placa ortodôntica e terapia com Acupuntura.
RESULTADO: o tratamento se mostrou eficaz, diminuindo consideravelmente o bruxismo, principalmente nos cinco dias posteriores à aplicação da Acupuntura.
AUTOR: Araujo, Luiz Carlos Arias
TÍTULO: “Manifestações bucais na Síndrome de Rett: aspectos clínicos e terapêuticos”
FONTE: http://143.107.73.17/F/SMFT14S13SJDGJSXA8VVGAA21Q88DLL852UNG484VV4R24CPMS-77545?func=full-set-set&set_number=057462&set_entry=000007&format=999

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...