Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudo aponta eficácia da Eletroacupuntura para prevenir catarata

Pesquisa realizada no Laboratório de Pesquisas Experimentais em Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia e no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo revela que a prática da Eletroacupuntura pode ser eficiente na prevenção da doença em ratos.
A catarata é caracterizada pela diminuição da transparência do cristalino. O cristalino é uma lente localizada dentro do olho humano e responsável pela focalização das imagens captadas pela retina. Quando o cristalino se torna opaco, as imagens captadas pelo olho perdem sua nitidez e qualidade. Até hoje não se conhecem muitas medidas eficazes para prevenir o surgimento de catarata. As pesquisas apontam que alguns hábitos maléficos como o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, podem estar relacionados com uma maior incidência da catarata.

RESUMO DA PESQUISA
OBJETIVO: Avaliar o efeito da Eletroacupuntura na prevenção da catarata induzida por selenito de sódio em modelo experimental.
MÉTODO: Cinquenta filhotes de ratos Wistar foram randomizados em 5 grupos: no Grupo 1 (Controle, n=10) nenhum procedimento foi realizado. Grupo 2 (Selenito, n=10), selenito de sódio (30 µmoles/kg) foi injetado por via subcutânea no décimo dia de vida. No Grupo 3 (Anestesia, n=10), filhotes receberam a mesma dose de selenito e sofreram anestesia inalatória com éter etílico durante 10 minutos diariamente por 1 semana. Grupo 4 (eletroacupuntura, n=10), os animais sofreram os mesmos procedimentos do Grupo 3, porém também receberam eletroacupuntura (2 Hz, 50 mA) aplicada nos pontos Neiguan (PC 6) e Guangming (GB37) durante o período de anestesia. Grupo 5 (Sham, n=10), os ratos foram submetidos aos mesmos procedimentos que o Grupo 4, porém as agulhas foram aplicadas em pontos falsos. O desenvolvimento da catarata foi avaliado após uma semana por lâmpada de fenda.
RESULTADOS: Todos os animais controles (Grupo 1) não desenvolveram catarata. Todos os ratos dos grupos 2, 3 e 5 desenvolveram catarata grave. No Grupo 4 (eletro-acupuntura), 45% dos olhos não desenvolveram catarata e trinta por cento desenvolveram catarata menos grave que aos Grupos 2, 3 e 5. A diferença entre os grupos foi estatisticamente significante (p<0,001). A média do grau de opacificação do cristalino nos Grupos 1 e 4 foi mais baixo que nos Grupos 2, 3 e 5 (p<0,001).
CONCLUSÃO: Eletroacupuntura diminuiu a taxa de formação de catarata induzida por selenito em filhotes de ratos quando as agulhas foram aplicadas em pontos de acupuntura específicos.
TÍTULO: "Efeito da eletroacupuntura na prevenção da catarata induzida por selenito de sódio em ratos Wistar"
AUTOR(ES): Angelino Julio CarielloI; Fábio Henrique CasanovaII; Acácio Alves de Souza Lima FilhoIII; Yara JulianoIV; Angela TabosaV
FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000300003&lang=pt

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...