Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os efeitos da Acupuntura na doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma desordem neurodegenerativa progressiva, isso é, uma doença degenerativa do sistema nervoso central de causa desconhecida e que raramente se manifesta antes dos 50 anos, afetando principalmente a população idosa.
Sua principal característica neuropatológica é a lesão dos neurônios dopaminérgicos, que levam a alterações comportamentais (geralmente ansiedade e depressão) e motoras, tais como rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição da mobilidade)e instabilidade postural.

RESUMO: A acupuntura, técnica milenar chinesa, age principalmente sobre o sistema nervoso central, endócrino, e seu efeito pode ser imunoestimulante, imunossupressivo, analgésico e/ou ainda antiinflamatório. Por isso, ela tem sido utilizada como tratamento de numerosas desordens neurodegenerativas e recentemente tem sido demonstrado que a acupuntura possui efeitos neurotróficos e neuroprotetores sobre várias condições patológicas, dentre elas na Doença de Parkinson.
MÉTODOS: Foram submetidos ao método 32 animais, divididos randomicamente em quatro grupos de oito, quais sejam, sham, sham-acupuntura, Doença de Parkinson-sham e Doença de Parkinson-acupuntura e comparados através da verificação de variância (ANOVA) e o teste post-hoc de Newman-Keuls.
Objetivou-se, com este estudo, analisar qual o efeito da Acupuntura sobre parâmetros de comportamento e desempenho motor em modelo animal com Doença de Parkinson induzido quimicamente.
RESULTADOS: Os resultados mostram que os testes de cruzamento no campo aberto e de rotações por minuto no teste de Rota Rod não apontaram deficiências de coordenação motora. Enquanto o grasping test apontou deficiência de força, a qual a acupuntura reverteu.
O item latência, no teste de campo aberto, por sua vez, apontou bradicinesia sem efeito da Acupuntura, já a ocorrência de bolli fecalli no teste de campo aberto demonstrou que a reserpina aumentou a ansiedade e a Acupuntura a reverteu.
Conclui-se, portanto, que a Acupuntura demonstra melhora no desempenho motor e age como ansiolítico em modelo animal de Doença de Parkinson.
AUTOR: Nicoly de Souza Rodrigues
TÍTULO: “Os efeitos da Acupuntura na doença de Parkinson”
FONTE: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/08a/nicoly/TCC.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...