A massoterapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como tuina (推拿 - tuī ná, que significa literalmente "empurrar e agarrar") ou antigamente como anmo (按摩 - àn mó,  que quer dizer exatamente "pressionar com a mão e friccionar"), é uma  forma de terapia que aplica várias manipulações em pontos ou áreas  específicas do corpo com movimentos das extremidades do paciente, para a  prevenção e o tratamento de doenças. É frequentemente usada em conjunto  com acupuntura, moxibustão, ventosas e outras técnicas terapêuticas.
Esta técnica é uma terapia corporal manual para trazer o corpo ao  equilíbrio. Os princípios a serem equilibrados são os oito princípios da  MTC.
O massoterapeuta pode friccionar, amassar, deslizar, percutir, puxar,  rotar, balançar, vibrar, pressionar e sacudir as áreas entre cada uma  das articulações para ativar o qi defensivo (wèi) do corpo e estimular o  movimento do qi e do sangue nos meridianos e colaterais, incluindo os  músculos. O massagista pode usar esta técnica para estimular os pontos  de acupuntura.
Mediante a massoterapia tradicional chinesa pode se tratar disfunções  musculoesqueléticas agudas e crônicas, assim como muitas problemas não  musculoesqueléticos. Esta terapia forma parte integrante da MTC e é  ensinada nas escolas de MTC da China, como parte da formação desse  sistema médico.
Na China antiga, a terapia médica era classificada frequentemente  como tratamentos "externos" ou "internos". A massoterapia da MTC é um  dos métodos externos, especialmente adequada para o uso na população de  idosos e crianças, embora se aplique em todas as faixas etárias.
Se você já experimentou a acupressão ou o shiatsu, a sessão de  massagem tradicional chinesa pode parecer um cruzamento entre os dois.  Como o shiatsu, a massoterapia chinesa usa a compressão rítmica ao longo  dos canais energéticos do corpo, bem como uma variedade de técnicas que  manipulam e lubrificam as articulações. Semelhante à acupressão, a  massagem da MTC afeta diretamente o fluxo de qi pressionando o corpo nos  pontos de acupuntura.
Para o ocidental, a massoterapia tradicional chinesa é a forma  asiática de trabalho corporal que mais se assemelha à massagem ocidental  convencional. Mas, apesar das semelhanças, a intenção da técnica  chinesa é mais especificamente terapêutica do que o simples relaxamento  de uma massagem do estilo sueco, por exemplo.
Os benefícios da massoterapia da MTC são muitos. A recuperação do  fluxo livre do qi e do sangue pode manter a saúde eficazmente,  provocando maior vitalidade. Os músculos relaxam e as dores crônicas  aliviam. As mudanças produzem um profundo relaxamento que promove a  autocura e cria uma sensação de bem-estar emocional.
A sessão da massagem chinesa pode realmente deixar uma sensação de  relaxamento e revigoramento, ao mesmo tempo.  Claro, cada pessoa sente o  resultado da massoterapia de forma diferente.
Os efeitos da massagem da MTC são cumulativos e, com sessões regulares, o estado de equilíbrio se torna a regra e não a exceção.
 

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário