Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 23 de julho de 2011

Massagem

A massoterapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como tuina (推拿 - tuī ná, que significa literalmente "empurrar e agarrar") ou antigamente como anmo (按摩 - àn mó, que quer dizer exatamente "pressionar com a mão e friccionar"), é uma forma de terapia que aplica várias manipulações em pontos ou áreas específicas do corpo com movimentos das extremidades do paciente, para a prevenção e o tratamento de doenças. É frequentemente usada em conjunto com acupuntura, moxibustão, ventosas e outras técnicas terapêuticas.

Esta técnica é uma terapia corporal manual para trazer o corpo ao equilíbrio. Os princípios a serem equilibrados são os oito princípios da MTC.
O massoterapeuta pode friccionar, amassar, deslizar, percutir, puxar, rotar, balançar, vibrar, pressionar e sacudir as áreas entre cada uma das articulações para ativar o qi defensivo (wèi) do corpo e estimular o movimento do qi e do sangue nos meridianos e colaterais, incluindo os músculos. O massagista pode usar esta técnica para estimular os pontos de acupuntura.
Mediante a massoterapia tradicional chinesa pode se tratar disfunções musculoesqueléticas agudas e crônicas, assim como muitas problemas não musculoesqueléticos. Esta terapia forma parte integrante da MTC e é ensinada nas escolas de MTC da China, como parte da formação desse sistema médico.
Na China antiga, a terapia médica era classificada frequentemente como tratamentos "externos" ou "internos". A massoterapia da MTC é um dos métodos externos, especialmente adequada para o uso na população de idosos e crianças, embora se aplique em todas as faixas etárias.
Se você já experimentou a acupressão ou o shiatsu, a sessão de massagem tradicional chinesa pode parecer um cruzamento entre os dois. Como o shiatsu, a massoterapia chinesa usa a compressão rítmica ao longo dos canais energéticos do corpo, bem como uma variedade de técnicas que manipulam e lubrificam as articulações. Semelhante à acupressão, a massagem da MTC afeta diretamente o fluxo de qi pressionando o corpo nos pontos de acupuntura.
Para o ocidental, a massoterapia tradicional chinesa é a forma asiática de trabalho corporal que mais se assemelha à massagem ocidental convencional. Mas, apesar das semelhanças, a intenção da técnica chinesa é mais especificamente terapêutica do que o simples relaxamento de uma massagem do estilo sueco, por exemplo.
Os benefícios da massoterapia da MTC são muitos. A recuperação do fluxo livre do qi e do sangue pode manter a saúde eficazmente, provocando maior vitalidade. Os músculos relaxam e as dores crônicas aliviam. As mudanças produzem um profundo relaxamento que promove a autocura e cria uma sensação de bem-estar emocional.
A sessão da massagem chinesa pode realmente deixar uma sensação de relaxamento e revigoramento, ao mesmo tempo. Claro, cada pessoa sente o resultado da massoterapia de forma diferente.
Os efeitos da massagem da MTC são cumulativos e, com sessões regulares, o estado de equilíbrio se torna a regra e não a exceção.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...