Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 23 de julho de 2011

Chás da Medicina Tradicional Chinesa para o emagrecimento

Os chás, em geral, têm sido amplamente usados para ajudar a emagrecer. Beber uma xícara de chá em cada refeição é uma fórmula excelente para estimular o metabolismo com sucesso.
Um chá, por si só, contém apenas 4 calorias por xícara aproximadamente e é mais saudável quando consumido puro. A cafeína do chá aumenta a função do corpo para ajudar a queimar mais calorias e os polifenóis parecem ajudar na digestão das gorduras, tornando-se um verdadeiro integrante do regime alimentar.
Todos os tipos de chás oferecem uma alternativa de baixo teor calórico em relação às bebidas comerciais.

Os chás chineses para emagrecer

Os chás da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) são um dos meios naturais mais populares para emagrecer atualmente. Quando se trata de chás chineses para o emagrecimento, vem à mente de muitas pessoas o chá verde, entre outros.
No entanto, segundo a perspectiva da MTC, o chá verde estaria longe de ser o chá que funcione para tudo, embora seus benefícios sejam óbvios na queima de gordura, em muitos casos.
O chá autêntico e melhor deve ser aquele que corresponda à situação e constituição específicas da pessoa. Caso contrário, se for escolhido o chá errado, será muito provável que a saúde geral seja prejudicada e não se atinja o objetivo final de emagrecimento.
Atualmente, as folhas de lótus e diferentes partes de outras plantas, são ingredientes populares de muitos chás para emagrecer. Mas, para fazer o total uso do potencial curativo destes ingredientes, precisam-se seguir certas combinações de ervas e regras da farmacêutica da MTC.
O principal efeito dos chás da MTC para o emagrecimento é que eles despertam os mecanismos dormentes do corpo para restabelecer o equilíbrio interno. Depois que se ativam as funções latentes, o corpo pode se remodelar pela ingestão dos alimentos que se devem consumir e pelo abandono daqueles que se devem evitar. Em outras palavras, o principal objetivo dos chás é fazer com que a função do corpo volte ao normal.

Tipos de excesso de peso

De acordo com as causas e as diferenças físicas, a MTC tende a dividir as pessoas com excesso de peso em grupos diferentes, o que é útil na escolha do melhor chá para o emagrecimento. Os tipos (síndromes ou padrões) mais frequentes são:


  • Tipos de deficiência:



    • Fleuma-umidade por deficiência de qi do baço.
    • Deficiência de yang de baço e rim.
    • Calor endógeno por deficiência de yin de fígado e rim.

  • Tipos de excesso:



    • Calor-umidade no estômago.
    • Estagnação de qi do fígado.
    O efeito emagrecedor do tratamento, segundo a teoria da MTC, está intimamente relacionado com a força do qi sadio. Nos casos de "calor-umidade no estômago" e de "estagnação de qi do fígado", o qi sadio ainda pode ser suficientemente forte para lutar contra os ataques de fatores patogênicos. O que o corpo precisa é de algum apoio externo para eliminar estes fatores patogênicos.
    Mas, nos casos de "fleuma-umidade por deficiência de qi do baço", "deficiência de yang de baço e rim" e de "calor endógeno por deficiência de yin de fígado e rim", a situação é diferente devido a que o qi sadio neles já está bastante fraco. Aqui, precisa-se de muito mais para recuperar o qi sadio, em primeiro lugar, antes de poder lutar contra os fatores patogênicos.

    Como escolher o chá para o regime?

    Muitas pessoas sabem que a eficácia e a efetividade das ervas para emagrecer têm sido testadas e comprovadas pela experiência ao longo dos séculos. No entanto, como usar corretamente as ervas para o emagrecimento não é tão fácil como poderíamos pensar.
    Como as causas do excesso de peso ou da obesidade variam de pessoa para pessoa, é prioritário conhecer melhor e adquirir mais conhecimento sobre as ervas para o emagrecimento.
    A seguir, mostramos como exemplo algumas ervas de uso comum para emagrecer:
    - Madressilva (lonicera caprifolium, trepadeira da família das caprifoliáceas)

    A madressilva é de natureza fria, seca e de sabor amargo e doce e influencia os meridianos de intestino grosso, pulmão e estômago. A MTC considera que ela funciona como segue:

  • Clareia o calor e elimina o fogo tóxico.




  • Remove a umidade.



  • O verão é o melhor momento para tomar madressilva e é mais indicada para emagrecer nas pessoas com "calor-umidade no estômago".
    Aqueles que ainda ganham peso apesar de comer muito pouco, devem evitar, por todos os meios, utilizar madressilva para emagrecer. É possível que este tipo de sobrepeso ou de obesidade seja causado por deficiência de qi do baço. A madressilva é muito susceptível de agravar este tipo de desordem e favorecer o ganho de mais "kilos" extras.
    - Orelha-de-lebre (bupleurum chinense, espécie da família das apiáceas ou das umbelíferas; outro nome comum: saiko)

    A orelha-de-lebre, cujo nome chinês é chai hu, é de natureza levemente fria e de sabor amargo e picante, e influencia os meridianos de fígado e vesícula biliar. A MTC considera que a orelha-de-lebre tem as seguintes funções:

  • Beneficia a vesícula biliar.




  • Alivia a estagnação de qi no fígado.




  • Clareia o calor excessivo no interior.



  • Por isto, a orelha-de-lebre é indicada para emagrecer nos casos de estagnação do qi de fígado. É muito provável que a orelha-de-lebre seja a cura para aqueles com excesso de peso que ficam com raiva muito fácil e frequentemente.
    A orelha-de-lebre está contraindicada em casos de hiperatividade de yang do Fígado na deficiência de yin.
    - Tanchagem-de-água (alisma plantago, espécie da família das alismatáceas; outros nomes comuns em Portugal: alface-dos-arrozais, alisma, colhereira, colhereiro, coresia, erva-alface, erva-couveira, orelha-de-mula, pão-de-rã, tanchagem-aquática, tanchagem-da-água)

    A tanchagem-de-água, cujo nome em chinês é Ze Xie, é de natureza fria e de sabor doce e influencia os meridianos de rim e bexiga. A MTC considera que a tanchagem-de-água pode funcionar como segue:

  • Elimina umidade através da diurese.




  • Clareia umidade-calor no aquecedor inferior.



  • A tanchagem-de-água é um diurético natural que pode ajudar a diminuir a água do corpo e, portanto, ajudar no emagrecimento. Por isto, esta erva é usada normalmente em pessoas com pernas inchadas por deficiência de baço e rim.
    É contraindicada para pessoas com emissão seminal. Deve se tomar cuidado para não ingerir o chá de tanchagem-de-água excessivamente, o que poderia piorar o padrão de deficiência.

    Conclusão

    Os chás para emagrecer têm vantagens insubstituíveis sobre outros remédios. Cada vez mais pessoas descobrem que os chás para emagrecer constituem uma solução eficaz e acelerada para diminuir o peso corporal.
    No entanto, como foi mencionado no início, apesar de que os chás para emagrecer são relativamente mais seguros e não são propensos a provocar quaisquer efeitos secundários, eles ainda precisam ser utilizados de forma adequada. Caso contrário, os chás para emagrecer, provavelmente, podem se tornar afinal em chás para engordar e prejudicar a saúde.
    Fonte:http://www.acupuntura-mtc.com/terapias-mtc/chas-para-emagrecer.php

    Nenhum comentário:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...