Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 23 de julho de 2011

A acupuntura escalpeana no tratamento da esclerose múltipla

A acupuntura escalpeana (do couro cabeludo) é uma forma especializada de acupuntura, que tem ajudado muitas pessoas com disfunções do sistema nervoso, incluindo lesões da medula espinal e esclerose múltipla.
Áreas específicas do corpo, tais como a orelha, os pés, as mãos e couro cabeludo, representam microssistemas de acupuntura que complementam a acupuntura corporal tradicional. O tratamento mediante um microssistema localizado pode estimular o fluxo de energia que melhora a saúde (também chamado de qi), praticamente em qualquer parte do corpo.

Embora o microssistema de acupuntura escalpeana possa tratar a maioria dos mesmos transtornos que a acupuntura corporal, ele é especialmente eficaz no tratamento de doenças do sistema nervoso e da dor. Por exemplo, estudos têm mostrado que a acupuntura escalpeana tem ajudado a milhares de doentes chineses com acidente vascular cerebral (AVC), aparentemente por meio da alteração dos níveis sanguíneos de hormônios que influenciam a agregação plaquetária que induzem o AVC.
Além disso, muitas pessoas com esclerose múltipla (EM), lesões na medula espinhal, esclerose lateral amiotrófica e traumatismos cranianos também tem se beneficiado com a acupuntura do couro cabeludo. Acredita-se que a terapia é mais eficaz quando é iniciada logo após a lesão traumática ou a crise neurológica.
Guia de acupuntura escalpeana para a esclerose múltipla
A acupuntura escalpeana reduz quase sempre a intensidade dos sintomas da EM. Como têm sido tratadas tantas pessoas com esta doença, foi desenvolvido e divulgado um guia terapêutico da EM específica para ser utilizada por acupunturistas.
Guia desenvolvido pelo Dr. Edythe Vickers, baseado nos ensinos do Dr. Mingqing Zhu:
Acupuntura escalpeana na esclerose múltipla
    1. Se as lesões primárias estiverem no cérebro, insira a agulha na Zona 1 de Eding, puncionando ao longo do VG em direção para a face. Com isto se pretende melhorar a visão (por exemplo, aliviar a neurite ótica) e aumentar a claridade mental. Se as lesões primárias estiverem no pescoço, então insira a agulha na Zona 1 de Dingzhen, que governa o pescoço.
    2. Insira a agulha da Zona 3 de Eding para a Zona 4 de Eding, puncionando ao longo do GV em direção à parte posterior da cabeça. Com isto se pretende tonificar o sistema de rim / fígado, que está fraco em quase todas as pessoas com esclerose múltipla. Se o paciente está sofrendo de uma desordem da bexiga (comumente, há inabilidade para esvaziar completamente a bexiga e também pode haver incontinência; muitos indivíduos se valem de um cateter), então puncione só dentro da Zona 4 de Eding.
    3. Use duas agulhas adicionais para completar o tratamento: Acupuntura do couro cabeludo
      • As duas agulhas podem ser colocadas paralelas à agulha em Zonas 3 e 4 de Eding, aproximadamente 1/4 de polegada a cada lado da agulha central, para pessoas que não estão altamente sintomáticas. Isto aumentará a tonificação do sistema de fígado / rim e fortalecerá as pernas, a bexiga e os órgãos abdominais.
      • Para as pessoas que têm fraqueza, sensação de formigamento ou outras desordens que afetam os braços e as mãos, puncione então a Zona 2 Dingnie, com a agulha apontando para a face (para E 8). Se o problema afetar um lado do corpo, puncione o lado oposto do couro cabeludo, mas se afetar ambos os lados, puncione ambos os lados do couro cabeludo.
      • Para pessoas com fraqueza e falta de sensibilidade nas pernas, use a Zona 1 de Dingnie, com a agulha dirigida para VG 21.
      • Acupuntura escalpeana
      • Para pessoas com dor e falta de sensibilidade nos ombros, puncione a Zona de Dingjie. Novamente, puncione qualquer um dos dois lados ou ambos os lados, segundo o apropriado.
Use a técnica de introdução rápida e elevação lenta na maioria dos casos, porque isto vai tonificar a deficiência. A manipulação deverá ser feita até o paciente notar uma mudança na sua condição. Ao tratar as zonas escalpeanas do braço ou da perna, peça ao paciente tentar movimentar a parte do corpo enquanto se manipula a agulha. Para desordens da bexiga, peça ao paciente respirar profundamente (para o abdômen inferior, Dan Tian) para focalizar a atenção na área tratada e ajudar a produzir uma sensação de aquecimento. Ao tratar Eding 1 (para os olhos), peça ao paciente esfregar suavemente as palmas das mãos em cima dos olhos.
Acupuntura do couro cabeludo
Se não notar nenhum efeito (como clareamento da visão ou mudança na sensação ou força dos membros afetados), dentro de 3 minutos aproximadamente do tempo da manipulação, verifique se o local de colocação da agulha estiver correto; se estiver correto, pode ser necessário tentar então o método de elevação rápida e introdução lenta da agulha, especialmente se houver dor. Também pode ser valioso tratar pontos do corpo, como E 36 e VB 34 para as pernas e IG 4 e IG 11 para os braços. Quando notar uma resposta, pode cessar a manipulação da agulha. Pacientes com fraqueza das pernas devem tentar caminhar durante alguns minutos. Depois de 15 minutos aproximadamente (da manipulação prévia), as agulhas devem ser manipuladas novamente. Ao término da terceira manipulação, o paciente será instruído para reter as agulhas por um período de várias horas até dois dias, e então remover as agulhas eles mesmos ou com a ajuda de alguém.
Fonte:http://www.acupuntura-mtc.com/doencas-do-sistema-nervoso/acupuntura-escalpeana.php

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...