Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 2 de julho de 2011

Craniopuntura

Craniopuntura ou Escalpuntura é a Acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. O crânio é um micro-sistema, ou seja, temos uma representação de todo o corpo na cabeça e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos de Acupuntura no corpo. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com outras formas como cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos, moxabustão.
Estando diretamente acima do cérebro recomenda-se não usar estímulos elétricos ou estímulos magnéticos muito fortes.
A Craniopuntura chinesa desenvolveu-se por volta de 1960, baseada no conhecimento da neurologia. As áreas para inserção das agulhas correspondem, no couro cabeludo e na fronte, aos giros e sulcos do cérebro que recebem informações ou controlam determinadas partes do corpo.
Em 1973 o Dr. Toshikatsu Yamamoto apresentou num encontro da Sociedade Japonesa de Ryodoraku a Nova Craniopuntura de Yamamoto, ou Yamamoto New Scalp Acupuncture, conhecida como YNSA, que apresenta um conceito diferente da chinesa, estando os pontos localizados na região da linha de inserção dos cabelos e das têmporas, que podem ser classificados como uma representação somática do corpo.
Como um micro-sistema, com representação do corpo, não há pontos que possam causar danos a estruturas mais internas como pode ocorrer na Acupuntura sistêmica. Na Craniopuntura original há uma maior atuação sobre paralisias, no entanto as agulhas são introduzidas em maior extensão o que pode ser desconfortável.
Na YNSA as agulhas são introduzidas em menor profundidade, ao estilo japonês, com menos desconforto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...