Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Gua Sha

Com origem na pré-história, nomeadamente em comunidades indígenas que tinham por hábito ou instinto esfregar o corpo para aliviar sintomas de dor, a Guasha é uma das técnicas mais comuns na Medicina Tradicional Chinesa.
A palavra traduzida  significa raspar e na prática o processo terapêutico consiste em raspar a pele, com um objeto especial, tais como um chifre, colher de porcelana ou pedaço de pedra de jade ( este último instrumento é mais comum ).
Nos tratamentos é colocado um óleo especial sobre ao corpo, na zona de tratamento. A pele é raspada até se apresentar vermelha. É curioso referir que as áreas que têm desordens começam a apresentar, além da vermelhidão exterior, uma pigmentação mais profunda como se tratasse de sangue pisado.

Esta "hemorragia interna" é, de acordo com a MTC, sinónimo de estagnação dos fluidos vitais e da energia dos Meridianos. Mas graças ao óleo utilizado, o paciente não sente dor durante ou depois do tratamento. Aliás, sente até alívio, uma vez que a Guasha tem por objetivo normalizar o fluxo energético e consequentemente curar e aliviar dores.Por sua vez, a pele não fica lesada e a pigmentação desaparece dentro de poucos dias, sem deixar vestígios. 

Os fantásticos efeitos da Guasha devem-se à sua atuação simultânea na pele, dos tecidos conjuntivos, do sistema linfático, do Meridianos, nos músculos, nos vasos sanguíneos e, por último, nos órgãos internos.
Na verdade o simples gesto de raspar tem efeitos tão benéficos como a massagem, a moxabustão, a drenagem linfática ou terapias de oxigenação e estimulação do sistema imunológico.A lista de doenças passíveis de serem tratadas vasta. Destaca-se o reumatismo, as enxaquecas, fadiga crônica, dores nas costas e região cervical, ciática, problemas digestivos, asma, desordens metabólicas, angina de peito, hipertensão, deficiências do sistema imunológico, etc.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...