Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Acupuntura Estética

A princípio, o Ocidente se apropriou da acupuntura, uma terapia chinesa, para curar dores e doenças. Hoje, a técnica é utilizada também na estética. Durante os tratamentos de beleza, as agulhas são aplicadas nos meridianos - canais de energia vital -, nos pontos relacionados aos órgãos causadores do problema e na região onde o mal está localizado. Tudo isso para promover o equilíbrio do Yin e Yang. "De maneira simplificada, o primeiro, conforme os preceitos da medicina oriental, é a matéria e o segundo é a energia que a coloca em movimento. O segredo é ter essas duas forças na mesma proporção. A gordura localizada, por exemplo, significa excesso de Yin que o Yang não consegue mover por estar deficiente", diz a dermatologista e acupunturista Maria Assunta Nakano, responsável pelo departamento de acupuntura estética da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para potencializar os resultados, alguns especialistas, depois de introduzir as agulhas, as giram, aquecem ou as estimulam com ultrasom ou correntes elétricas, como faz a doutora Assunta. "Acredito que sem a eletroestimulação o procedimento não funcionaria contra as gordurinhas a mais." Concorda com ela a fisioterapeuta e acupunturista Talita Siqueira, da clínica Hara (SP): "Eu ainda associo a esse processo a moxa, uma espécie de charuto de uma erva chamada artemísia, que é aquecida e passada próxima à pele do rosto para estimular a produção de colágeno e combater a formação de rugas e linhas finas". Animada para experimentar? Veja a seguir como você pode tirar proveito da novidade...
Na mira das picadinhas
Quase todos os arquiinimigos da beleza se rendem à ação eficiente da acupuntura. Porém,para que os efeitos apareçam é preciso ter disciplina e fazer as aplicações semanalmente – cada sessão custa entre R$ 100 e R$ 150 e a manutenção deve ser realizada em média a cada 6 meses. Confira os problemas que podem ser tratados:
  • Para combater o aspecto casca de laranja, especialmente em grau leve, as agulhas ativam a circulação e facilitam a drenagem das toxinas. Para perceber os efeitos são necessárias 12 sessões, que devem ser refeitas a cada três meses, principalmente se o problema é desencadeado por alterações hormonais.
  • Sim, as picadinhas também dão cabo da gordura localizada . “A técnica destrói algumas células adiposas, murcha outras e melhora o seu metabolismo”, explica a doutora Maria Assunta Nakano. Para manter o resultado, você não pode engordar. Portanto, vale a dobradinha controle alimentar e malhação. Em média, são indicadas 12 aplicações.
  • As agulhadas estimulam a chegada de energia na região com as marcas, promovendo uma melhor circulação e o aparecimento de um novo tecido. O ideal é fazer entre 6 e 12 sessões.
  • O método melhora a produção de colágeno, renova a pele, relaxa os músculos contraídos e tonifica os flácidos. A recomendação é de 10 a 12 aplicações.
  • Aqui, o tratamento age como anti-séptico, antiinflamatório e cicatrizante. Porém, quando a espinha está inflamada as agulhas são colocadas próximas e não sobre ela. Devem ser feitas de 10 a 12 sessões.

Prevenir é o melhor remédio
Nada é milagroso, inclusive a acupuntura. A cura total de cada mal estético depende de fatores como idade, características genéticas e tempo de evolução do problema. "Uma mulher com celulite severa pode ter o aspecto da pele melhorado, mas os resultados não serão tão bons quanto em alguém que apresenta o estágio inicial", esclarece o médico e acupunturista Henrique Pagnoncelli (RJ). Assim como em qualquer tratamento, prevenção é a palavra-chave. "As agulhas reequilibram o organismo agindo sobre a causa antes da manifestação do sintoma", diz a enfermeira e acupunturista Nilza Domingues (SP).
fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/nutricao-saude/211/artigo22017-1.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...