Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pesquisa mostra como acupuntura recupera a espinha dorsal

Ratos com a espinha dorsal danificada podem andar novamente graças à acupuntura. Mas isso não se deve à energia do ambiente ou à manipulação do "chi" (a energia vital). Na verdade, o tratamento ancestral teria parado a morte de células nervosas reduzindo sua inflamação.
As credenciais científicas da acupuntura estão crescendo. Testes recentes mostram como ela melhora funções motoras e sensoriais em pessoas com lesões na medula espinhal. Para descobrir o motivo, Doo Choi e seus colegas da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, provocaram lesões na medula de 75 ratos. Um terço recebeu acupuntura em duas regiões: shuigou (entre o nariz e a boca) e yanglingquan (nas patas traseiras). Outros não receberam tratamentos, ou apenas tiveram aspectos "semelhantes à acupuntura".
Após 35 dias, o grupo efetivamente tratado era apto a andar melhor. O uso de tinta em suas patas revelou que sua coordenação motora era consistente, enquanto os outros ratos ainda arrastavam suas patas.
Os animais assistidos com acupuntura registraram menos mortes de células nervosas e níveis mais baixos de proteína que induzem inflamações após lesões na medula espinhal, piorando os danos neurais. Uma explicação para isso é que as agulhas afiadas levam ao estresse como resposta, o que atenua a inflamação. Em humanos, a inflamação que acompanha a lesão medular é conhecida por ser responsável pela morte de células nervosas.
Zhen Zheng, do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, elogiou os resultados da pesquisa, mas ainda não sabe se ela seria válida entre humanos. O tratamento feito com ratos começou imediatamente após as lesões, mas muitos pacientes não procuram acupuntura antes de, pelo menos, três anos do dano à medula espinhal.
fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/04/27/pesquisa-mostra-como-acupuntura-recupera-espinha-dorsal-916440175.asp

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...