Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dietoterapia - II

A terapia chinesa à base de dieta é parte integrante de qualquer plano completo de tratamento. Um dos primeiros registros escritos é o Prescriptions Worth a Thousand Gold, de Sun Simiao, publicado em 652 d.C., em que ele discute o tratamento de várias doenças através de dieta. Por exemplo, seu tratamento para o bócio incluía o uso de algas marinhas e glândulas tireóides de animais criados em granja. Essa primeira terapia de substituição de hormônio e iodo pré-data as descobertas ocidentais centenas de anos.
A Medicina Tradicional Chinesa incluiu a terapia à base de dieta já no ano de 652 d.C. De forma semelhante, em 752 d.C., Wang Shou publicou A Collection of Diseases, em que descreve seu tratamento para a diabetes. Ele recomendava o uso do pâncreas do porco como tratamento, antecedendo a descoberta da insulina cerca de 1.000 anos. Na ausência de testes de laboratório, seu método de verificação de açúcar na urina era engenhoso: o paciente urinava em uma lajota lisa para ver se apareceriam formigas para carregar o açúcar!
No sistema tradicional de curas à base de dieta, os alimentos foram organizados em categorias com base em sua temperatura natural, sua energética (a direção em que conduzem o qi e como afetam os fluxos de qi e sangue), e os órgãos que afetam.

Por exemplo, uma pessoa que está com gripe e bastante muco claro deve tomar sopa quente de cebola e folhas de mostarda. A cebola é quente, solta o catarro e acalma o excesso de yin. As folhas de mostarda têm propriedades semelhantes, além de ajudarem a expelir o muco e aliviar o peito congestionado. Temperar a sopa com gengibre e pimenta-do-reino aumenta a ação expectorante e de calor. Com um almoço desses, qualquer pessoa pode achar uma fórmula de ervas muito mais eficaz.
Por outro lado, se o mesmo paciente decidir comer uma salada e tomar um copo de leite frio, a natureza fria e úmida dessa refeição pioraria muito mais a gripe. Qualquer terapia à base de ervas administrada nesse ponto seria bem menos eficaz, já que a terapia precisa primeiro superar o efeito negativo do alimento antes de tratar a doença aguda. Por essa razão, um paciente sempre recebe instruções de quais alimentos podem piorar o desequilíbrio e quais ajudam a restabelecer o equilíbrio.
Em geral, grãos e feijões proporcionam estabilidade ao corpo. Eles formam o sangue e o qi e estabelecem o ritmo e a estabilidade. As verduras, se ingeridas na sua época, trazem vitalidade. Elas têm uma afinidade com os membros superiores, enquanto as verduras de raiz fortalecem os demais membros. As frutas produzem fluidos e eliminam as toxinas, além de serem refrescantes por natureza. Devem ser comidas sozinhas ou podem causar indigestão.
As carnes têm várias temperaturas e são uma fonte simples de sangue. Mas devem ser ingeridas em pequenas quantidades; seu consumo em excesso nos países ocidentais causou uma epidemia de doenças cardíacas. Finalmente, os laticínios são uma boa fonte de gordura, mas também devem ser ingeridos com moderação. O consumo em demasia pode levar a umidade ou muco em excesso.
Uma dieta saudável deve consistir principalmente de grande variedade de grãos integrais cultivados organicamente, feijões e verduras; frutas e proteína animal devem ser consumidas em quantidades menores. Embora seja possível fazer uma dieta vegetariana saudável e bem balanceada, as pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal (os vegetarianos radicais) devem complementar a dieta com vitamina B12.
Como terapia, podem ser acrescentados ingredientes específicos por seu efeito medicinal. Por exemplo:
uma pessoa de idade que está tendo constipação devido à deficiência do yang pode passar a comer nozes por suas ações lubrificantes e fortificantes.Uma pessoa que está com problemas de visão devido à deficiência de sangue pode passar a ingerir o fruto do lício por suas vitaminas aos olhos.

Como preparar mingau de arroz:
O alimento usado com mais freqüência por seus efeitos terapêuticos é o mingau, feito de arroz que alivia o estômago e digere facilmente. É feito cozinhando-se em fogo brando uma parte de arroz branco em 6 partes de água até que o arroz tenha a consistência de uma sopa grossa. Uma panela de barro é mais adequada para o preparo desse alimento.
Na China, as sobras de alimentos normalmente são acrescentadas ao mingau em panelas grandes. As pessoas costumam comer o mingau no café da manhã.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...