Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ACUPUNTURA E O ALÍVIO DA ANSIEDADE PRÉ-OPERATÓRIA


Pesquisa aponta semelhanças entre efeitos da terapia de Acupuntura Auricular e administração de benzodiazepínico para controlar ansiedade de pacientes em estado pré-cirúrgico.
RESUMO: A ansiedade pré-operatória pode estar presente em até 60% dos pacientes. A diminuição no nível da ansiedade é, normalmente, alcançada com esclarecimentos sobre o ato anestésico, através da visita do anestesista, pela leitura de literatura sobre o ato anestésico, por instrução audiovisual e também pela utilização de medicações pré-anestésica como os benzodiazepínicos. Estes reduzem o nível da ansiedade, a agitação e a resposta do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), presentes antes da anestesia e da cirurgia, porém, apresenta algumas desvantagens, tais como boca seca, tontura, náuseas entre outros.

A Acupuntura, hoje uma especialidade médica, é reconhecida como de grande valor nos cuidados da saúde, em busca de melhor qualidade de vida. A Acupuntura Auricular tem se mostrado eficiente na redução do nível da ansiedade, além de ser um procedimento de baixo custo e de fácil manuseio.
O objetivo do trabalho é comparar a eficiência da intervenção com a Acupuntura Auricular, na diminuição da ansiedade, no período pré-operatório, com o efeito do benzodiazepínico.
MÉTODOS: trinta pacientes de ambos os sexos, ASA I e II, submetidos à cirurgia eletiva de pequeno porte, participaram deste estudo prospectivo, aleatorizado e duplamente encoberto.
Os pacientes foram avaliados no dia anterior à cirurgia e alocados de modo aleatório em 3 grupos: A - auriculoterapia ansiolítica, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto Shenmen, ponto descrito como relaxante, e placebo; B - Benzodiazepínico, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto do estômago, sem efeito ansiolítico descrito, e diazepam 10mg; C - Controle, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto do estômago e placebo.
A avaliação da ansiedade foi realizada pela Escala Analógica Visual de Humor, pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberg e pela dosagem do cortisol imediatamente anterior à intervenção, os pacientes foram novamente avaliados, em relação ao seu nível de ansiedade e á dosagem do cortisol.
CONCLUSÃO: Os resultados mostram que a diminuição no nível da ansiedade foi semelhante entre os três grupos, as diferenças observadas entre os três grupos não foram estatisticamente significativas, a aplicação da Acupuntura Auricular apresenta efeito ansiolítico semelhante à administração de um benzodiazepínico e a visita pré-anestésica é um procedimento altamente favorável e eficaz na modulação da ansiedade pré-operatória.
AUTOR: Tanaka, Lúcia Akemi
TÍTULO: “Estudo comparativo entre o benzodiazepínico e a acupuntura auricular no alívio da ansiedade no período pré-anestésico”
FONTE:
http://143.107.73.17/F/J5EUL65TJP4P1Y3GSH79GVL29QTGBJVJA15E6R1NJ5RQSY7J51-58703?func=full-set-set&set_number=057271&set_entry=000001&format=999

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...