Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Da agulha aos florais, alternativas para o pet

Há dois meses, o basset Teddy, 8 anos, não andava mais. Ele tinha sido diagnosticado com hérnia de disco e complicações deixaram o cachorro na cadeira de rodas.
Foi quando um médico indicou para a empresária Eliana Maria de Lima, dona do cãozinho, a acupuntura (técnica que consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos do corpo) como tratamento alternativo para o problema.
No começo, Teddy não apresentou melhora. "Cheguei a perder as esperanças, porque diziam que, na terceira sessão, já era possível ver resultados - e Teddy estava indo para a sexta", conta Eliana.

A veterinária responsável pelo tratamento, Roberta Ramos, também já pensava em outro plano. Mas foi na noite do sétimo encontro entre Teddy e Roberta que o basset deu um susto gostoso em sua dona e ficou em pé. "A Eliana me ligou emocionada para contar a novidade", lembra Roberta.
Hoje, após quatro meses de acupuntura, o cachorrinho já anda bem e faz apenas sessões de manutenção.
Roberta, especializada em acupuntura tanto animal quanto humana e estética, conta que o tratamento busca, principalmente, o equilibrio do paciente. Por exemplo: se um cachorro anda muito apático ou, pelo contrário, energético demais, as agulhas podem ajudá-lo a "entrar no eixo" - ou seja, despertá-lo ou acalmá-lo.
Já nos casos das doenças, a acupuntura entra como um analgésico, um recurso para diminuir a dor. "Ao invés de entupir o animal com remédios que podem chegar a causar uma gastrite, o tratamento alivia a dor sem prejudicar", explica a veterinária.
É uma boa indicação para pets que sofreram algum trauma ortopédico, passaram por cirurgias e outras mazelas do gênero.
E tem mais. "A acupuntura é ótima, por exemplo, para dermatites. Pouca gente procura o tratamento para isso", conta. Roberta trabalha a acupuntura com quatro tipos de materiais: as tradicionais agulhas, a moxa (que produz calor), magnetos e laser. Segundo a veterinária, o laser é o mais eficiente para os tratamentos de pele.
QUEM PODE? / A acupuntara pode ser usada em vários tipos de animais, como aves e equinos. Os felinos não são muito fãs das agulhas - porém, alguns gostam do tratamento com a moxa para aliviar a dor. A contra-indicação é para as fêmeas grávidas, já que o tratamento pode estimular o trabalho de parto.
Fonte: Camila Turtelli - Agência BOM DIA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...