Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acupuntura recupera memória afetada pelo estresse do cotidiano

Prazos para cumprir no trabalho, pressão do chefe por melhor desempenho e contas para pagar são algumas das situações enfrentadas no dia a dia que além de tirar o sono e causar cabelos brancos, prejudicam a memória. Se você tem dificuldade de atenção, esquece com facilidade aonde guardou determinado objeto ou troca o nome das pessoas com bastante regularidade, já pode estar sofrendo deste mal.
A boa notícia é que existe uma grande aliada no combate ao problema: a acupuntura. Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que ratos submetidos à aplicação de acupuntura tiveram a memória potencializada, mesmo depois de serem submetidos a estresse por choque e imobilização.

O acupunturista Dr. Márcio De Luna, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador geral do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), explica que a acupuntura estimula pontos cutâneos específicos relacionados à memória e ativa regiões variadas do cérebro e do sistema nervoso central.
“Quando se quer ativar especificamente a memória utiliza-se pontos de acupuntura que estão relacionados principalmente com o hipocampo e com múltiplas áreas do córtex cerebral onde há integração dos variados estímulos sensoriais, pois memória são muitas: visual, auditiva, emocional, olfativa, de curta e longa duração, operacional, declarativa etc.”, esclarece ele.
De acordo com o especialista, os efeitos do tratamento se iniciam na primeira sessão, mas em cerca de três meses o paciente e os familiares já percebem melhoras significativas na recuperação da memória, desde que as sessões sejam feitas duas vezes por semana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...