Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 24 de julho de 2011

Utilizando O I Ching como Instrumento de Cura

O livro das Mutações - I Ching é um dos dois livros mais antigos do mundo o outro é a Bíblia. Algumas pessoas leigas acreditam ser o I Ching um destes livros que ensinam a "adivinhar o futuro". Quão longe desta visão infantil e primária da Sabedoria Chinesa se encontra os tesouros que este livro encerra! Sua filosofia profunda e abrangente trata da linguagem da natureza, do modelo primordial dos padrões orgânicos que atuam como leis gerando a vida e as mudanças. Vida é mudança, não há o que mude só há a mudança. A mudança cria e destrui vidas, acontecimentos, estrelas, planetas e tudo o mais que há sob o céu e sobre a terra. A natureza tem estas leis fixas que regulam a vida, observando o padrão destas leis os sábios da antigüidade construíram O I Ching.
Observaram o movimento do sol, da lua, o decorrer das estações o nascer e o morrer dos seres vivos e assim criaram esta linguagem gráfica binária composta por duas linhas; uma Yin aberta a outra Yang fechada, uma em movimento e a outra em repouso. Uma obscura e a outra luminosa. estas linhas se combinando numa progressão matemática perfeita geram um hexagrama, seis linhas. Continuam se combinando e temos o total de 64 hexagramas ou 64 combinações possíveis geradas pelo movimento e repouso destas duas linhas primas. Tudo que acontece e vive sobre a terra e o céu podem ser compreendidos pela leitura deste mapa simples e perfeito da dicotomia entre a vida e a morte.
O que difere o I Ching de qualquer outro mapa é o fato dele nos advertir, apontar soluções, ensinar caminhos, ampliar nossa concepção de mundo, enfim nos ensinar as rotas da sabedoria, da harmonia de se viver uma vida plena com a natureza, do céu da terra e do homem. Muitas pessoas que já conhecem e utilizam o livro para consultas ignoram o poder curativo que ele proporciona, este artigo pretende ensinar a estes, uma forma simples e eficiente de utilizar o I Ching como instrumento de cura, de auto-cura.
Para a filosofia da Medicina Chinesa estar doente é estar dissociado dos padrões orgânicos harmoniosos que criam a vida, a natureza e o homem. É resistir ao fluxo interrupto das mudanças que geram esta mesma vida. Estar doente é estar com o fluxo das energias corporais, mentais e emocionais bloqueados. Dentro desta visão o homem moderno tão separado dos processos naturais é um homem doente nos três níveis, mental, corporal e emocional. A gravidade desta doença depende da profundidade com que esta separação afeta a cada um de nós. Todas as doenças psicológicas, emocionais e todas as corporais são enquadradas nesta mesma causa prima. Curar é restabelecer um fluxo normal desta energia primordial Chi, é restabelecer novamente uma harmonia com a natureza, é retornar à vida. Mesmo doenças como o câncer ou a AIDS acontecem por estes mesmos motivos, embora nestes casos mais graves o bloqueio e a separação atingem níveis realmente alarmantes levando quase sempre a morte. Do ponto de vista da Medicina Chinesa qualquer doença, mesmo as graves ou terminais podem ser curadas e a única coisa necessária para que esta cura ocorra é a vontade a disciplina e a compreensão dos processos naturais e o retorno do doente aos mesmos; ao fluxo das mudanças.
Vamos então aprender a usar este maravilhoso livro como medicina preventiva ou como instrumento curador.

Para curarmos a mente:
A pior doença da mente são as crenças. Aquelas opiniões que cultivamos como nossas, sem nunca nos perguntarmos de onde vêm e onde aprendemos a acreditar que a realidade se comporta daquela forma. Estas crenças formam nosso modelo de realidade, de mundo. Para nos curarmos desta doença precisamos desafiar este nosso modelo de mundo e substitui-lo por um modelo mais harmonioso e orgânico. A qualidade necessária
para conseguirmos curar a mente é a sinceridade para conosco mesmo. Podemos começar esta grande tarefa fazendo uma simples pergunta ao I Ching nos momentos que nos sentirmos inadequados na vida: O que há de errado comigo? Os hexagramas e linhas sorteadas mapearão estas crenças e nos dirão quais as que estão em harmonia quando recebemos um julgamento como "boa fortuna", "sem culpa" ou "sucesso", e quais os que estão nos adoecendo que virão acompanhados pelos veredicto de "infortúnio", "não aja assim" ou "humilhação". Nossa tarefa após identificarmos as crenças positivas e as negativas consiste em nos empenharmos em seguir as positivas e evitarmos as negativas.

Para curarmos o emocional:
A pior doença da alma é o apego, aos nossos desejos e à vontade de possuir só para nós: coisas, pessoas, riquezas e estados de alma. Escondido atrás de nossa infelicidade, nossos problemas com a vida e as pessoas vamos sempre encontrar algum apego. A qualidade necessária para curarmos nosso emocional é a coragem de desafiar nossos desejos e preferências. Para nos curarmos desta doença devemos fazer uma simples pergunta ao I Ching. Como transformar este sentimento? O hexagrama e as linhas sorteadas nos mostrarão onde estes desejos e apegos estão escondidos e o que devemos fazer para transformá-los.

Para curarmos nosso corpo:
A pior doença do corpo em primeiro lugar são os pensamentos e sentimentos negativos que alimentamos no nosso dia a dia, por isso só devemos cuidar do corpo depois que tivermos cuidado da mente e do campo emocional. Aí então podemos nos preocupar com os males que se manifestam no corpo. A outra pior doença do corpo são os hábitos, os costumes e uma má alimentação. A qualidade necessária para curarmos nosso corpo é a disciplina. Para nos curarmos das doenças do corpo devemos perguntar ao I Ching: Como manter o meu corpo saudável? As linhas e hexagramas sorteados apontarão que hábitos precisam ser modificados e devemos usar nossa disciplina para transformá-los em outros hábitos mais saudáveis e naturais.
Quando estes três níveis estiverem bem cuidados, seremos indivíduos plenos, felizes e inteiramente em harmonia com os processos naturais. Entraremos no fluxo das mudanças, e quem muda não fica doente e tem uma vida longa e cheia de acontecimentos simples e interessantes. A saúde é o resultado de uma harmonia entre os níveis mental, emocional e físico e os processos naturais que regulam a vida.
Esta é a maneira simples e eficiente de utilizarmos o I Ching como instrumento de cura. Experimente e escreva contando os progressos que realizou na construção de sua saúde e cura. Você saberá quando estiver totalmente curado. A cura nos redesperta para o amor, para a vida e a felicidade natural.
Por Ely Britto
http://www.healing-tao.com.br/iching/textos/cura.htm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...