Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teorias sobre como atua a acupuntura no organismo - Parte I

1 - A Teoria da Escola Tradicional Chinesa: 
A escola tradicional chinesa define que a estimulação adequada dos pontos de acupuntura situados nos canais regula a corrente de Qi (energia) e Xue (sangue) que circula nos mesmos e, por conseqüência, harmoniza a função dos órgãos e vísceras. A acupuntura e moxa promovem a livre circulação do QIXUE por todo o corpo.Quando determinado ponto é estimulado à fraca intensidade, à grande amplitude, em freqüência elevada e por longo tempo, promove o esvaziamento energético, a sedação, a analgesia. Por outro lado a estimulação forte à pequena amplitude, à baixa freqüência e por curto espaço de tempo provoca a pletorização energética, tonificação dos sistemas correspondentes. A harmonização, outra forma de estímulo acupuntural, ocorre quando associamos as técnicas de sedação e tonificação. Os acupunturistas chineses, de formação tradicional, acreditam que a eficácia do método depende grandemente das técnicas de estimulação e da definição do princípio terapêutico que por sua vez dependerá do diagnóstico energético firmado.


Para que a escolha dos pontos e do método terapêutico ocorra é necessário seguirmos os seguintes passos, apoiados no conhecimento das teorias de base e nas técnicas de exame tradicionais:

A localização da doença (canais e colaterais ou órgãos e vísceras)
A natureza da doença (ba gang)
A etiopatogenia (causa e evolução)
O diagnóstico (padrão de desarmonia diferenciado)
Os princípios de tratamento
A prescrição dos pontos (em acupuntura), dos medicamentos tradicionais (em fitoterapia e medicina interna), os exercícios terapêutico (em QiGong e cinesioterapia chinesa)
A explicação desta prescrição de acordo com as teorias da medicina tradicional chinesa.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...