Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 23 de julho de 2011

A Importância da Massagem e da Medicina Tradicional Chinesa para a Naturologia

No Brasil, os primórdios da Naturologia começaram com os índios, que utilizavam a natureza para suas culturas de prevenção e tratamento de doenças. Com o passar do tempo, podemos observar uma expansão sem precedentes das terapias chamadas "alternativas", com surgimento de muitas áreas terapêuticas novas, ao lado das antiguíssimas medicinas chinesa, indiana e xamânica. Sistemas terapêuticos que se desenvolveram ao longo dos milênios, ressurgem com grande força e inovação na atualidade (MACIEL, 2001). No dia 18 de Outubro de 2005 no Município de São Paulo, foi sancionada a lei nº14069 que definiu o dia 23 de Março como o dia do Profissional em Terapias Naturais, do Acupunturista, do Massoterapeuta e do Naturólogo.
Naturologia tem como raiz a palavra natureza, significando "tudo o que contém vida", não artificial, e do sufixo "logia", significando "um ramo do aprendizado ou ciência". A Naturologia é o estudo da natureza aplicado à saúde da humanidade. Sabe-se que cada uma das leis da natureza influencia ativamente a saúde física, emocional, mental e ambiental. Assim, traz como principal característica as terapias naturais para um trabalho de prevenção e promoção da saúde (PCNUAM, 2005).
A Naturologia é a ciência que estuda e resgata os métodos naturais, antigos, tradicionais de cuidado, associado aos novos avanços tecnológicos da ciência, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. Essa profissão se destaca entre as demais da área da saúde porque trabalha focada no equilíbrio do indivíduo, ou seja, orienta a utilização das terapias naturais para promover o bem-estar e qualidade de vida de forma integral, ou seja, conscientiza as pessoas do cuidado essencial e preventivo consigo mesmo (VARELA e CORRÊA, 2005)
A Naturologia tem 4 pilares, que fundamentam os estudos e as aplicações práticas do conhecimento das técnicas; são eles: Terapias Naturais Ocidentais (TNO) ou Terapias Ocidentais Naturais, Medicina Antroposófica, Medicina Ayurvédica e Medicina Tradicional Chinesa.
Estes pilares orientam a atuação do naturólogo quanto à avaliação do paciente, propostas terapêuticas que buscam integrar o ser humano em todos os aspectos: físico, fisiológico, mental, emocional e sutil. O aspecto sutil é tão importante, que a Medicina Chinesa é de extrema importância para fundamentar e auxiliar o naturólogo no processo de tratamento, desde uma disfunção energética, até a sua evolução do caso clínico até atingir o nível mais perceptível que envolve sintomas e evidencias físicas do aparecimento da doença. É importante afirmar, que isso não a torna exclusiva ou mais importante que os outros pilares, para a Naturologia todos são vistos com a mesma importância e seriedade terapêutica.
Assim como, dentro das práticas de Terapias Naturais Ocidentais, o naturólogo também faz uso de uma prática corporal que é comum em outras ciências que cuidam da saúde do ser humano, que é a massoterapia. Este recurso é importante, na manutenção da saúde do corpo físico e etérico do ser humano, principalmente se for associada com outras técnicas: Aromaterapia, Fitoterapia, etc; o que torna imprescindível o conhecimento de anatomia, fisiologia e patologia. Na Naturologia, aprendemos o Tuiná, o Amna, o Shiatsu, o Zen Shiatsu como vertentes orientais; além da Shantala, Abhyanga, Reflexologia Podal e Manual, Massagem Quick, Massagem Thailandesa e a famosa Massagem Relaxante Tradicional.
A Organização Mundial de Saúde vem incentivando e recomendando aos países a utilização de recursos naturais terapêuticos em programas de atenção primária e, segundo seu próprio levantamento, já tem registro de 138 terapias complementares. Algumas já tiveram seu reconhecimento em alguns países do mundo, como a Homeopatia (Brasil, Reino Unido, Irlanda e Alemanha), Acupuntura (Brasil e França desde 1950), Osteopatia (Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos), Quiropraxia (Dinamarca, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos) (PCNUAM, 2005).
Ao mesmo tempo em que se garante a liberdade de escolha a respeito dos métodos terapêuticos que o paciente gostaria de ser tratado, há que assegurá-los de que os métodos tenham um nível elevado de segurança e a mais correta informação a respeito de sua qualidade. É importante discutir a eficácia, eficiência e efetividade destas metodologias alternativas dentro das equipes de saúde, no sentido de adequar cada vez mais a aplicação dessas técnicas a situações adequadas, podendo alcançar melhores resultados, maior rapidez e melhorando a qualidade de vida e o reequilíbrio das saúdes das pessoas (GIUSEPPE et al., 2007).
A aplicação dos conhecimentos da Naturologia visa promover saúde através de recursos naturais, identificar os problemas de saúde susceptíveis às práticas das terapias naturais e selecionar os métodos e terapias complementares mais adequados a cada tipo de situação de saúde, sempre resguardando a livre escolha e a integridade física e psíquica das pessoas, bem como sempre interagindo com as equipes de saúde (WIKIPÉDIA, 2007). Desta forma o Naturólogo atua com uma equipe multidisciplinar, para que o indivíduo seja abordado com uma visão integrada do seu ser no ambiente em que vive e de seus processos corporais (VARELA e CORRÊA, 2005).
A prática corrente da Medicina se baseia num modelo Newtoniano, em que os profissionais da saúde consideram o corpo controlado pelo cérebro como se fosse uma máquina, abordando o paciente de forma compartimentalizada, perdendo a visão do todo. O modelo Einsteniano da Medicina energética vibracional vê o ser humano como uma rede de campos complexos de energia, que se contactua com o sistema físico e celular, e usando formas especializadas de energia para afetar positivamente o sistema energético e alterações nos processos patológicos (PCNUAM, 2005).
Sendo assim, aumenta a demanda por procedimentos que enfatizem a promoção da saúde, que reservem lugar para interações sutis dentro do sistema biológicos e que não necessitem da utilização de instrumentos de alto custo para sua aplicação, tornando o acesso a saúde mais democrático. A Naturologia vem para atender essa demanda, formando profissionais de alto nível com conhecimento para integrar o cartesiano e as concepções holísticas para promover, manter e recuperar a saúde em todos os locais, independentemente de suas condições, atuando como um agente transformador da sociedade (SERAFIM e PLACERES, 2006).
por Michelly Eggert Paschuino - michelly_ep@yahoo.com.br   
Visite o Site do autor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...