Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grávidas confirmam benefícios da Acupuntura no combate à dor pélvica

O ensaio clínico publicado na revista digital “BMC Complementary and Alternative Medicine” aponta os benefícios da Acupuntura na gestação, principalmente como alternativa para amenizar a dor pélvica pré-natal e após o parto. As grávidas pesquisadas confirmaram que a Acupuntura foi fundamental para amenizar a dor, estabelecendo uma melhora significativa na qualidade de vida durante a gestação sem qualquer efeito colateral adverso tanto para a mãe quanto para o bebê.

Resumo da Pesquisa
OBJETIVO: Publicações anteriores indicam que a acupuntura é eficiente para o tratamento da dor na cintura pélvica (DCP) em mulheres grávidas. No entanto, o uso da acupuntura para a DCP é rara devido à insuficiência de documentação dos efeitos adversos deste tratamento nesta condição específica.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos adversos da acupuntura sobre a gravidez, mãe, parto e do feto/recém nascido, em comparação com as mulheres que receberam exercícios de estabilização como complemento ao tratamento padrão ou tratamento padrão sozinho.
MÉTODOS: No total, 386 mulheres com DCP entraram neste estudo controlado. Elas foram distribuídas aleatoriamente para tratamento padrão mais acupuntura (n = 125), tratamento padrão mais exercícios específicos de estabilização (n = 131) ou tratamento padrão isolado (n = 130) durante seis semanas.
A Acupuntura utilizada pode ser considerada forte e o tratamento foi iniciado logo no segundo trimestre da gravidez. Os efeitos adversos foram registrados durante o tratamento e durante toda a gravidez. A influência sobre o feto foi medida com cardiotocografia (CTG), antes, durante e após 43 sessões de acupuntura em 43 mulheres. Um método computadorizado (8000 Oxford, Oxford, Inglaterra) foi utilizado para analisar o CTG numericamente.
Após o tratamento, as mulheres classificaram sua experiência global do tratamento e os eventos adversos eram listados em um questionário. Dados de analgesia e aumento da ocitocina durante o parto, a duração do trabalho, freqüência de parto prematuro, parto operatório, sangue de cordão de gás / equilíbrio ácido-base e peso ao nascer também foram registrados.
RESULTADOS: Não houve efeitos adversos graves após qualquer um dos tratamentos. Eventos adversos pequenos foram comuns no grupo, mas apesar disso as mulheres avaliaram a Acupuntura favoravelmente.
CONCLUSÃO: Este estudo mostra que a Acupuntura administrada com uma estimulação que pode ser considerada forte levou a queixas menores nas mães e não tinham reações adversas graves sobre a gravidez, a mãe ou o feto/recém nascido.
AUTOR(ES): Elden H; Ostgaard HC; Fagevik-Olsen M; Ladfors L; Hagberg H
TÍTULO: “Tratamentos de dor na cintura pélvica de gestantes: efeitos adversos do tratamento padrão, acupuntura e exercícios estabilizadores sobre a gestação, a mãe, parto e do feto/recém nascido”.
FONTE: http://search.bvsalud.org/regional/resources/mdl-18582370

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...