Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Acupuntura auricular para alívio da dor após a cirurgia do joelho

RESUMO: Acupuntura auricular é um método promissor para o alívio da dor pós-operatória. No entanto, não há provas para a sua utilização após cirurgia ambulatorial. Nosso objetivo foi verificar se acupuntura auricular é melhor do que um controle com acupuntura invasiva com agulha para complementar a analgesia após cirurgia ambulatorial do joelho.

MÉTODOS: Cento e vinte pacientes submetidos à cirurgia ambulatorial artroscópica do joelho sob anestesia geral padrão foram distribuídos aleatoriamente para receber Acupuntura auricular ou um procedimento de controle que simulava a Acupuntura.


Agulhas semi-permanentes foram inseridas antes da cirurgia e mantidas no local até a manhã seguinte. Analgesia pós-emergência foi direcionada para manter a dor em uma intensidade inferior a 40 mm em 100 mm de uma escala visual analógica. A principal medida foi a necessidade de ibuprofeno entre cirurgia e o exame na manhã seguinte.

RESULTADOS: A análise mostrou que os pacientes do grupo controle (n = 59) necessitaram mais ibuprofeno do que os pacientes do grupo de Acupuntura auricular (n = 61): mediana (intervalo interquartil) 600 (200-800) v. 200 (0-600) mg (p = 0,012).

A intensidade da dor em uma escala visual analógica foi similar em ambos os grupos em todos os momentos registrados. A maioria dos doentes em ambos os grupos acreditavam que eles tinham recebido Acupuntura de verdade e quis repeti-la no futuro (o grupo tratado apenas com o remédio recebia um procedimento que imitava a Acupuntura).

INTERPRETAÇÃO: A Acupuntura auricular reduziu a exigência de ibuprofeno após cirurgia ambulatória do joelho em relação a um procedimento invasivo com agulha como controle.

AUTOR(ES): Usichenko TI; Kuchling S; Witstruck T; Pavlovic D; Zach M; Hofer A; Merk H; Lehmann C; Wendt M

TÍTULO: “Acupuntura Auricular para alívio da dor após a cirurgia ambulatória do joelho: um ensaio randomizado”

FONTE: http://search.bvsalud.org/regional/resources/mdl-17224599

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...