Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A eficácia da Acupuntura no tratamento de ombro congelado

Estudo publicado na revista “Acta Fisiátrica” aponta a eficácia da Acupuntura no tratamento da rigidez dolorosa do ombro resultante de AVC – Acidente Vascular Cerebral. Denominada ombro congelado, o quadro clínico inicial da sequela é caracterizado por dor acompanhada de limitações na amplitude do movimento do ombro. A maioria das terapias de curto prazo é focada no controle da dor, na redução da reação inflamatória e na preservação da mobilidade.
RESUMO: Objetivo do estudo: determinar como a Acupuntura e a terapia com exercícios afetam a função motora e espasmodicidade das mãos de pacientes com acidente cerebral vascular seis meses após eles terem recebido este tipo de terapia.
MÉTODOS: Estudo clínico prospectivo, aleatório e cego de 20 pacientes, com idades entre 60-70 anos, na fase crônica de seis meses após o AVC.
Os sujeitos do estudo foram divididos em dois grupos: Grupo A, o qual foi tratado com Acupuntura e terapia de exercícios (AP-ET) seis meses atrás e Grupo B, o qual foi tratado apenas com terapia de exercícios (ET) seis meses atrás.
A avaliação incluiu uma entrevista ampla e a administração dos estágios de Brunnstrom, a Medida de Independência Funcional (MIF), a Escala Modificada de Ashworth (MAS), o Teste de Funcionalidade das Extremidades Superiores (UEFT), o Registro de Atividade Motora (MAL), a Série de Movimentos ativos e passivos (ROM, pROM), o teste de FUGL-Meyer da função da extremidade superior (FMA), o Questionário de Croft sobre Incapacidade do Ombro (CSDQ) e a Escala Analógica Visual (VAS) de dor. O Teste-t de Gosset foi usado para uma análise estatística.
RESULTADOS: As análises mostraram uma diferença estatisticamente significativa nos SCORES do pós-tratamento em comparação com seis meses após o tratamento com cada grupo de estudo, para todos os parâmetros examinados (p<0.01 em todos os casos) exceto pelo MAS.
As análises mostraram uma diferença estatisticamente significativa em alguns parâmetros no grupo ET em comparação ao grupo AP-ET com valores médios maiores no grupo AP-ET para MAS e CSDQ. Todos os outros parâmetros não mostraram nenhuma diferença estatística entre os grupos diferentes de terapia seis meses após a terapia.
CONCLUSÃO: Os resultados confirmam a hipótese de que a Acupuntura e a terapia de exercícios são úteis no tratamento de ombro congelado em pacientes com AVC e que seus efeitos ainda estão presentes após seis meses de terapia, no entanto, dado o pequeno número de pacientes, mais estudos são necessários para verificar estes resultados.
AUTOR(ES): Plavsic, Aleksandra; Foti, Calogero; Della Bella, Gessica; Brdareski, Zorica; Nikcevic, Ljubica; Konstantinovic, Ljubica.
TÍTULO: “Avaliação dos efeitos a longo prazo da Acupuntura e exercícios terapêuticos em ombro congelado de pacientes com acidente cerebral vascular”
FONTE: Acta fisiátrica;16(3), set. 2009.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...