Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 10 de julho de 2011

Acupuntura no tratamento da artrite

Artrite é uma doença inflamatória degenerativa que ataca principalmente as juntas, causando diminuição da flexibilidade, aumento de tamanho, dor e perda da movimentação normal. É especialmente comum em pessoas idosas, embora a artrite reumatóide possa acometer também pessoas jovens.

Causas da artrite
Na visão chinesa de desarmonia, os vários tipos de artrite normalmente se enquadram na categoria de "síndrome da obstrução dolorosa". A obstrução dolorosa pode ser causada pelo vento, pelo frio, pelo calor e pela umidade, embora seja normalmente provocada por uma combinação desses fatores.

Em função de forte vento, frio ou umidade, os sintomas incluem dor nas juntas que piora com o frio e é aliviada com o calor, uma sensação de peso ou dormência nos membros, mobilidade limitada da área afetada e, possivelmente, diminuição da freqüência cardíaca. Uma artrite crônica é geralmente associada a uma deficiência inerente de substâncias vitais envolvendo o fígado e os rins, em função de sua relação com os tendões e os ossos.

Tratamentos ocidentais para artrite
O tratamento ocidental mais comum para artrite são medicamentos antiinflamatórios não-hormonais. Embora esses remédios aliviem a dor e diminuam a inflamação, eles não atuam na cura da doença. Além disso, o efeito colateral comum desses medicamentos - irritação gástrica - pode causar úlceras . Na verdade, o paciente recorre ora a um reumatologista, ora a um gastroenterologista, primeiro recebendo tratamento para artrite e depois para a úlcera causada pela medicação.

Tratamentos tradicionais chineses para artrite
Os tratamentos chineses tradicionais também reduzem a dor e a inflamação, mas se focam na eliminação da causa da artrite e, com isso, da própria doença.
Acupuntura: a artrite responde com eficácia à acupuntura. Quando associada à moxabustão, pode aliviar dor e reduzir a inflamação imediatamente. Alguns casos intensos requerem apenas algumas sessões de tratamento. Agulhas normalmente são aplicadas em pontos ao redor da área dolorida, levando circulação à área e contribuindo para aliviar a estagnação que causa dor e aumento de volume da junta. Um quadro mais crônico pode levar meses e até anos para ser solucionado. Por essa razão, é essencial iniciar o tratamento dessa enfermidade na fase mais precoce possível.
Ervas Medicinais: a terapia com ervas medicinais é muito importante como parte do tratamento dos casos crônicos. A estratégia de tratamento varia, dependendo do tempo quente ou frio, ou se há deficiência de alguma substância vital. Remédios à base de ervas medicinais em casos crônicos de frio e umidade precisam nutrir a deficiência assim como expelir o frio e a umidade. A fórmula patenteada para esse caso é a Du Huo Ji Sheng Wan. A fórmula mais eficaz é feita de acordo com a constituição individual de cada paciente e padrão de desarmonia.
Exercício: em qualquer tipo de artrite, é importante que a pessoa pratique exercícios regulares para aquecer o corpo e fazer a energia Chi e o sangue fluirem pelos meridianos. Como a artrite é uma doença relacionada à estagnação, o movimento é parte essencial do processo de cura.
Dieta: se o quadro envolve frio e umidade (situação mais comum), a dieta deve consistir basicamente de alimentos cozidos com quantidade moderada de temperos antiinflamatórios que aquecem tais como pimenta de caiena (em inglês) e gengibre. Embora o café provoque aquecimento, deve ser evitado porque pode provocar irritações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...