Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de junho de 2011

Síndromes e distúrbios de qi, sangue, yin e yang

Esta seção cobre as síndromes e distúrbios de qi, sangue, yin e yang. Analisar a doença de acordo com os oito parâmetros é essencial para chegar a um diagnóstico. Entretanto, é somente o primeiro passo; geralmente não fornece informações suficientes para um planejamento de tratamento verdadeiramente concentrado.
Por exemplo, uma pessoa pode ter fadiga crônica - de acordo com os oitos parâmetros, fadiga crônica indica uma deficiência interna. O especialista deve reconhecer neste ponto que a pessoa precisa de ervas tonificantes para nutrir e aliviar a deficiência, mas quais ervas?
Com mais pesquisas, o especialista aprende que a pessoa também tem o intestino solto e pouco apetite. Uma vez que estes sintomas são relacionados às funções do qi do baço, o especialista agora sabe que a síndrome é uma deficiência interna do qi do baço.
Ao combinar os oito parâmetros com o conhecimento das substâncias vitais e os órgãos, o diagnóstico agora é detalhado o bastante para realizar o planejamento de tratamento concentrado: tonificar o qi do baço. Ervas tonificantes melhoram a função geral de um órgão em particular e fortifica todo o organismo quando utilizado a longo prazo.

Lembre-se que o qi flui num sistema de canais, chamados de meridianos, e cada órgão está ligado a um meridiano. Acupuntura pode afetar ou manipular o qi para tratar um desequilíbrio específico. Um especialista pode escolher ervas que tonifiquem o qi do baço e utilizam a acupuntura ou moxabustão (a aplicação do calor) nos pontos de acupuntura que afetam o baço.
Por exemplo, um ponto no meridiano do baço conhecido como Baço 6 pode ser ativado para fortificar o baço. Uma vez que os meridianos do baço e estômago estão diretamente conectados, agulhas ou moxabustão em um ponto no meridiano do estômago também fortalece o baço. Desta maneira, uma grande variedade de opções de tratamento estão disponíveis a um especialista, uma vez que um diagnóstico preciso está em mãos.

Distúrbios de qi
Existem quatro distúrbios de qi: qi deficiente, qi estagnado, qi afundado e qi rebelado.
Quando o qi está deficiente, os sintomas principais são fadiga, face pálida brilhante, uma voz fraca e leve suor espontâneo, língua sem cor e pulso fraco. Estes sintomas gerais poderiam ocorrer em qualquer tipo de deficiência de qi. O tratamento visa tonificar o qi.
Outro tipo de desequilíbrio do qi é o qi estagnado, um tipo de desarmonia em excesso. Uma vez que a saúde depende do fluxo suave do qi, o qi estagnado pode causar desconforto ou dor em quase qualquer local do corpo. É tipicamente associado com sensações de dor ou distensão que se move de local para local, irritabilidade e inchaços macios em qualquer local do corpo que aparecem e desaparecem. Síndrome pré-menstrual é um problema de qi estagnado no fígado.
O princípio do tratamento é suavizar o fluxo do qi através dos órgãos afetados ou meridianos. No distúrbio do qi afundado, uma síndrome de deficiência, a função de suporte aos organismos está prejudicada. Prolapso (queda) da bexiga, reto, cólo transverso ou útero, pode ocorrer. Ervas que possuem uma ação de elevação, em conjunto com a acupuntura e moxabustão são utilizadas para tratar este problema.
Finalmente, em padrões de qi rebelado, o fluxo do qi é o contrário do normal. Por exemplo, a direção normal do fluxo para o qi do estômago está em queda. Quando ocorre o qi em rebelião do estômago, os sintomas de náusea, vômito, arrotos, ou soluços existem. O princípio do tratamento é voltar o fluxo do qi para o normal, geralmente com ervas e tratamentos de acupuntura. Também é necessário retificar qualquer excesso ou deficiência que causaram o problema.

Distúrbios do sangue
Podem ocorrer três tipos de distúrbios do sangue: deficiência, estagnação e excesso de calor. A síndrome da deficiência sangüínea é especialmente comum entre as mulheres devido à perda mensal de sangue menstrual. Também pode surgir como um resultado da nutrição inadequada ou deficiência do qi do baço, que evita a assimilação completa dos nutrientes. Os sintomas incluem um rosto pálido, lábios pálidos, língua pálida, tontura, visão turvada, entorpecimento ou paratesia das extremidades, falta de memória, pele e cabelo sêcos, pouca menstruação e pulso fraco.
O princípio do tratamento é tonificar o sangue com ervas, acupuntura ou moxabustão. Na estagnação do sangue, que é um padrão em excesso, o sintoma principal é uma dor fixa, forte que pode ocorrer em qualquer lugar do corpo como resultado de danos, estagnação do qi ou condições frias ou deficientes do sangue.
Tumores ou fluxo menstrual doloroso com coágulos podem ocorrer também. O tratamento depende da natureza da estagnação, mas o princípio do tratamento comum é ativar ou mover o sangue com ervas que estimulam a circulação.
A acupuntura é especialmente eficiente no tratamento da dor resultante da estagnação. Com uma condição de excesso de calor no sangue, sintomas de hemorragia, rash cutâneo, coceira, sangue misturado com secreções corporais, irritabilidade e sensações de calor podem ocorrer. O tratamento inclui a utilização de ervas que esfriam o sangue junto com ervas hemostáticas para parar o sangramento.

Distúrbios do yin
Nos distúrbios de deficiência do yin, a ação de resfriar, umedecendo o corpo é diminuída, levando aos sintomas de bochechas vermelhas, língua vermelha com pouca ou nenhuma cobertura, garganta seca, calor nos "cinco palmos" (palmos, solas e esterno; às vezes chamado de "cinco corações"), suores noturnos, irritabilidade e pulso rápido e curto. A presença de sintomas adicionais dependem do sistema de órgãos afetado. O princípio do tratamento é tonificar o yin e limpar o calor deficiente. Em condições de excesso de yin, pode haver sensações de frio, muco e letargia geral. O tratamento varia, dependendo do tipo em particular do excesso de yin, mas geralmente envolve a utilização de ervas que aquecem ou diuréticas.

Distúrbios do yang
A deficiência do yang é uma síndrome crônica caracterizada pelas extremidades frias, falta de desejo sexual, infertilidade (em inglês), aversão ao frio, rosto, língua e lábios pálidos, pulso fraco e devagar. Outros sinais e sintomas dependem do sistema de órgãos específico afetado. O princípio do tratamento é tonificar o yang.
Nos distúrbios causados por excesso de yang, os sinais e sintomas incluem dor de cabeça, dores no corpo, febre, suor, sede, olhos vermelhos, urina concentrada, constipação, inquietação mental, língua vermelha com cobertura amarela e pulso rápido e cheio. Nesta condição, o princípio do tratamento é se livrar do excesso de calor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...