Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os oito parâmetros da desarmonia

Os oito parâmetros da desarmonia formam um sistema no qual a doença pode ser categorizada. Na Medicina Tradicional Chinesa, a doença é vista como um desequilíbrio, uma ausência de harmonia no sistema corporal e o conhecimento dos oito parâmetros permite que o especialista perceba o local, gravidade e natureza do processo da doença.
Estas informações são então aplicadas a outras categorias de diagnósticos de qi, sangue e órgãos internos, estreitando mais e se concentrando no diagnóstico. Também é importante lembrar que um problema físico não é fixo, os processos internos estão sempre sujeitos a alterações. Em outras palavras, uma condição yin pode se desenvolver para uma condição yang; um padrão exterior pode penetrar para o interior, uma condição fria pode mudar para calor e uma doença de excesso geralmente se torna uma deficiência. Em uma desarmonia mais complexa, todos os oito padrões podem ocorrer simultaneamente!
Por este motivo, é sempre uma boa idéia manter uma atitude Taoista de flexibilidade enquanto percebe os movimentos da natureza. Qualquer padrão de diagnóstico é simplesmente uma imagem no tempo; um especialista com experiência reconhece isto e é sempre preparado para ajustar o diagnóstico e planejamento do tratamento para acomodar estas alterações.


Externo/interno
Os termos externos (ou exterior) e interno (ou interior) não se referem de onde o patógeno vem, ao invés de especificar o local do processo da doença no corpo. O exterior do corpo é considerado a pele e músculos, enquanto o interior for definido como os órgãos internos e ossos.
Em um padrão externo, o patógeno luta com o qi defensivo do corpo, ou wei qi, que circula sob a pele. Os sintomas destas lutas são arrepios, febre, sensibilidade ao vento ou frio, dores no corpo, dor de garganta, congestão nasal e pulsação flutuante.
Se a causa da doença, conhecida na Medicina Tradicional Chinesa como a influência perniciosa, não for expelida, tipicamente penetra no interior.
Um problema interior ou interno possui mais sintomas relacionados ao órgão, como diarréia, dor de estômago, câimbras estomacais, dor no pulmão, dor na bexiga, constipação e alterações na cor da língua. Um patógeno preso entre o interior e o exterior exibe estes sintomas como arrepios alternativos e febre, gosto amargo na boca e pulsação distorcida.

Calor/frio
As possíveis causas das condições de calor são influências perniciosas de calor externo (por exemplo, um vírus que produz sintomas de calor, como febre alta), hiperatividade interna das funções yang (por exemplo, beber muito álcool pode causar vermelhidão na face e dor de cabeça), ou yin insuficiente.
O aspecto yin do corpo inclui os sistemas de "lubrificação e resfriamento". Quando estes sistemas estiverem diminuídos, o corpo tende a superaquecer devido à deficiência do yin.
Em geral, os sinais de aquecimento incluem vermelhidão no rosto, sensação de calor, sede, secreções coloridas (como muco amarelo ou outras descargas ou urina escura); constipação; sensações de queimação; irritabilidade; língua vermelha, corpo com uma cobertura amarela e pulsação rápida.
De outra forma, o frio surge de influências perniciosas frias externas (por exemplo, um vírus que produz os sintomas de resfriado como arrepios e nariz escorrendo), uma deficiência yang interna, ou excesso interno de fatores patogênicos do resfriado.
Uma deficiência interna yang produz sintomas como sempre sentir frio, pouco desejo sexual e baixa energia. Uma pessoa que possui sintomas graves de intestino solto e dores abdominais por ter comido muito sorvete também possui um excesso interno de problemas com frio.
Os sinais gerais de frio são um rosto pálido, sensações de frio, falta de sede, secreções claras (urina clara, muco claro ou descargas), intestino solto, rigidez dos músculos, fadiga, língua pálida com uma cobertura branca e pulsação lenta.

Excesso/deficiência
Uma doença é classificada como uma condição de excesso ou uma condição deficiente. A condição de excesso ocorre quando a influência perniciosa externa ataca o corpo e cria superatividade (por exemplo, uma febre alta que é causada por uma infecção por vírus); uma função corporal se torna superativa (por exemplo, vermelhidão e inchaço que são causados por uma infecção); ou uma obstrução do qi ou do sangue causa dor.
Condições agudas tendem a ser condições de excesso. Condições deficientes surgem devido a fraquezas inerentes no corpo ou fraqueza na energia vital do corpo (qi), sangue, yin ou yang. Sintomas de deficiência incluem movimentos fracos, rosto pálido e pulso fraco. Os problemas crônicos tendem a ser problemas de deficiência.

Yin/yang
O mais comum de todas as categorias de diagnósticos, pode ser considerado um resumo de todos os outros. Calor, excesso e condições externas são condições yang, enquanto frio, deficiência e condições internas são condições yin. A maioria das condições incluem uma mistura de desequilíbrios de yin e yang. Além disso, cada órgão interno possui seus aspectos yin e yang que devem estar equilibrados.
Por exemplo, se o yin do coração for deficiente, uma pessoa pode experimentar insônia, memória fraca e palpitações. Se o yang do coração estiver diminuído, pode resultar em pouca circulação, rosto pálido, lábios roxos, edema e extremidades frias.
Quando o yin, com suas funções de resfriamento estiver baixo, ocorrem sinais de calor. Quando o yang, com sua função de aquecimento, estiver baixo, ocorrem sinais de frio. Restaurar o equilíbrio ideal do yin/yang de cada órgão interno é o segredo mais importante para manter a saúde e vitalidade na medicina tradicional chinesa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...