Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 14 de junho de 2011

Acupuntura no tratamento da obesidade

Um dos possíveis efeitos da acupuntura seria ajudar a emagrecer. Muitas pessoas acima do peso estão cientes que a dieta pode ajudar a emagrecer, porém têm dificuldade em suprimir o apetite. Acupuntura poderia estimular a ramificação auricular do nervo vagal e elevar os níveis de serotonina, ambas ações que têm mostrado elevar o tônus da musculatura estomacal suprimindo o apetite.
Para investigar o uso da acupuntura para emagrecer, pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, realizaram estudo para determinar a eficácia na supressão de apetite pela estimulação elétrica transcutânea do nervo em pontos específicos de acupuntura auricular.


No estudo, 60 pessoas acima do peso, aleatoriamente divididas em grupo ativo e de controle, usaram equipamento AcuSlim duas vezes ao dia por 4 semanas. O grupo ativo recebeu estímulos nos pontos de acupuntura no ouvido, enquanto o grupo de controle recebeu estímulos elétricos no polegar, onde não existem pontos de acupuntura. Foi estabelecido o objetivo de emagrecer 2 kg, e mudanças no apetite e peso foram relatadas depois de 4 semanas.
Dos que responderam à pesquisa, 95% do grupo ativo notou supressão no apetite, enquanto ninguém no grupo de controle notou tal mudança. Nenhum membro do grupo de controle perdeu os 2 kg requeridos, e somente 4 perderam algum peso. Tanto o número de pessoas que emagreceram, quanto a quantidade de perda de peso, foram maiores no grupo ativo (com estimulação nos pontos da acupuntura). O estudo concluiu que estimulação freqüente de pontos auriculares específicos da acupuntura poderia ser um método eficiente de emagrecer através da supressão do apetite.
Outro estudo, na faculdade de Nanquim de medicina tradicional chinesa, buscou compreender a relação entre a função adrenal do paciente e obesidade simples, e o efeito da acupuntura sobre eles. Foram observados os índices de obesidade, lipídeos, glicose no sangue, noradrenalina, dopamina, adrenalina e cortisol. Os resultados indicaram que pacientes com obesidade simples tinham hipofunção dos sistemas simpático-adrenal e hipotálamo-pituitário-adrenal. O tratamento com acupuntura não apenas afetou o emagrecimento, mas também melhorou o funcionamento dos dois sistemas. Isso sugeriu que o efeito da acupuntura para emagrecer pode ser produzido ao melhorar os funcionamento dos sistemas simpático-adrenal e hipotálamo-pituitário-adrenal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...