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quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ACUPUNTURA NA ESCOLA

Na política do ensino público brasileiro, aparentemente, ensinar parece estar sendo menos importante do que manter a criança na escola. É perceptível que para as instituições de ensino, o importante se tornou manter a criança na escola para evitar a defasagem. E na busca por rendimento escolar, os alunos com dificuldades de aprendizagem encontram instituições e profissionais despreparados para ajudá-los. As escolas acabam subestimando alunos que portam um distúrbio neurológico com real comprometimento da aprendizagem escolar, atribuindo o comportamento do aluno a problemas disciplinares, de método de ensino, de má vontade, etc.
Quanto mais tardio o diagnóstico e o processo de ajuda, maior a probabilidade de futuros problemas psicossociais. No contexto da MTC é visto que a Acupuntura consegue promover um equilíbrio dos sistemas internos, físico e psíquico, beneficiando o sistema cognitivo humano (processo de conhecer, atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem), o que poderia auxiliar as escolas nas tentativas de recuperação ou melhora na qualidade de vida dos alunos com dificuldades de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi determinar, através de estudo de caso, se o uso da Acupuntura beneficiaria alunos com histórico de transtornos de aprendizagem escolar.

METODOLOGIA: Foi realizado um estudo de caso descritivo de caráter quantitativo e qualitativo.
LOCAL DO ESTUDO: O estudo será realizado na cidade de Mairinque -SP, dentro das dependências da Escola Municipal Prof. Educador Paulo Freire, localizada na Avenida Mitsuke, nº 989, no Jardim Cruzeiro.
POPULAÇAO: Foi selecionada uma estudante do curso do ensino fundamental II, do sexo feminino, com histórico de transtorno de aprendizagem. Segundo comunicado interno da instituição e laudos anteriores, a aluna não consegue fixar/memorizar as informações, com isso, aos 14 anos, ainda não consegue ler nem escrever. Esta já passou por outros profissionais, tais como psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista. O tratamento de acupuntura fornecido à aluna foi gratuito.
PROCEDIMENTOS ÉTICOS: O (a) responsável teve que assinar o Termo de Consentimento para o começo das aplicações dos testes e início das sessões.
AVALIAÇÃO GERAL: Foi feita uma avaliação baseada em MTC
DIAGNÓSTICO :
Diagnóstico: Interior/ deficiência/calor falso/ yin
Síndrome das substâncias fundamentais: deficiência e estagnação de Qi/ distúrbio de Shen, deficiência de Jing (gravidez gemelar da mãe);
Síndrome dos Zang Fu: Deficiência do Yin do Rim;
5 elementos: Deficiência do Yin do Rim provocando calor no coração e afetando Yin Fígado e Baço;
Proposta: mover Qi, tonificar yin do Rim, tonificar o Jing, acalmar a mente, estimular o SNC e a memória; tonificar Baço;
PROCEDIMENTO: Foram realizadas sessões semanais durante o ano letivo de 2014, com início em Março e término em Agosto do mesmo ano.
A princípio, foi feita a técnica de Aurículo Chinesa com sementes e sistemicamente com apbong como primeira forma de contato da aluna com o tratamento, já que esta estava receosa por não conhecer a Acupuntura. Sessões com agulha foram sendo introduzidas conforme a confiança da aluna. Foram realizados testes de atenção e de gramática/ortografia comumente usados em processos de alfabetização.
SELEÇÃO DE PONTOS
Sistêmicos: IG4, R6, BP6, C7, VB39, F3, E36, R9, CS6, VG14, VC4, ID3 + B62
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA
Para avaliação da melhora do sistema cognitivo, foi aplicado o Teste 1 e Teste 2 - Atenção Concentrada. Estes são para avaliação da concentração e atenção visual. A atenção concentrada pode ser definida como a capacidade de selecionar uma fonte de informação (estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção (manter o foco) para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo. Por isso, para qualquer atividade que precise ser realizada ou atividade em que esteja envolvido é necessário que o indivíduo focalize sua atenção concentrada por um maior intervalo de tempo a fim de facilitar o processo de aprendizagem, promovendo o bom aproveitamento e a qualidade de seu trabalho (WINTER et al, 2006).
O Teste 1 consistiu em encontrar o número máximo de letras A em um tempo de 1 minuto (verificar a atenção). O Teste 2 consistiu em encontrar o número 8 no tempo da participante (verificar a concentração).
AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Durante as sessões a participante desenvolveu a memória e a escrita com jogos de memorização e atividades didáticas simples como, por exemplo: jogo dos 7 erros, sequência de palavras, ordem alfabética, categoria de palavras, separação silábica, montagem de palavras e de frases simples, reconhecimento de sons de palavras, entre outros. Foi pedido para que percebesse e descrevesse suas dificuldades ao longo do processo, assim como melhora sobre as queixas secundárias.
RESULTADOS QUANTITATIVOS
RESULTADO DO TESTE 1
Início em março
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RESULTADO DO TESTE 2
Início em Maio
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RESULTADOS QUALITATIVOS
Observou-se melhora na coordenação motora, autonomia e participação em atividades físicas (ampliação da autoconfiança). Amplitude do repertório alfabético, melhor reconhecimento das letras e união de palavras; a participante conseguiu formular frases simples, quando erra consegue reconhecer e corrigir o erro. Relatou dormir melhor e não sentir mais dor torácica.
DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Como descrito, a função cognitiva refere-se às fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Frequentemente, o funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento, velocidade de desempenho) é incluído neste conceito. O Teste de Atenção avaliou a capacidade da participante de selecionar uma fonte de informação dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer do tempo. Logo, verifica-se a memória, atenção, vigilância, o raciocínio e solução de problemas, assim como, o funcionamento psicomotor. Considerando o grau do transtorno de aprendizagem da aluna podemos considerar que a melhora foi significativa. Como notado, os dados levantados apontam melhora em todos nos resultados sugerindo a eficácia da acupuntura.
CONCLUSÃO
Os acupontos estimulados têm funções energéticas e fisiológicas relacionadas com os pontos desejados. No entanto, os dados não são suficientes para comprovação do objetivo. Um trabalho do mesmo caráter, com alunos de menor idade (em fase de alfabetização escolar) e com um espaço de tempo menor entre as aplicações das sessões de acupuntura seria mais eficaz. Foi verificada a melhoria do desempenho em relação à rapidez, agilidade e precisão, assim como na capacidade de desenvolver a escrita e leitura, mas, por se tratar de uma pesquisa com curta duração de tempo e poucos participantes, não é possível afirmar que a acupuntura beneficiaria a maioria dos casos de transtorno de aprendizagem.
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni - CETN

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