Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Acupuntura e bruxismo

Dores, estralos nas articulações e piora na qualidade do sono podem ser consequências do bruxismo, como explica Dr. José Roberto Tavares Lima(link is external)
O bruxismo ou, preferencialmente, briquismo, é uma palavra originada do grego que significa “ranger os dentes”. A pronúncia correta é brucsismo e é o hábito do paciente ranger os dentes de forma rítmica durante o sono, ou ainda durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e está intimamente relacionada ao alto nível de estresse físico e mental, bem como outros fatores:ansiedade, uso de anfetaminas, distúrbios do sono, consumo excessivo de álcool. Ocorre em cerca de 15% da população.
Normalmente, o bruxismo causa desgastes nos dentes e pode agir como um dos fatores que causam dores de cabeça e distúrbios da ATM (articulação temporomandibular). Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo. O paciente dificilmente nota e só é percebido se ficar atento à própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outra pessoa. O diagnóstico na maioria das vezes é feito depois de surgirem complicações: desgaste nos dentes; estalidos nas articulações (ATM); dores na musculatura mastigatória; perdas ósseas na mandíbula e maxilar; travamento de articulações temporomandibulares; ouvir zumbidos; sentir dores perto do ouvido; dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca, dentre outras.

O tratamento para inibir o desgaste e diminuir a carga sobre a ATM e a musculatura mastigatória, consiste no uso de uma placa dentária feita de resina, moldada por um ortodontista. Portanto, é personalizada para o paciente. A placa apenas contribui para diminuir os efeitos do bruxismo, mas não resolve a causa.
O fato do bruxismo estar relacionado dentre os distúrbios do sono, é interessante que o tratamento inclua a restauração do padrão fisiológico deste sono. Isso pode ser feito com homeopatia, fitoterapia, homotoxicologia e acupuntura.
A Medicina Tradicional Chinesa visa buscar a causa das doenças e dos problemas funcionais orgânicos. Desta forma, temos na Acupuntura um grande aliado para tratar o bruxismo.
Uma boa anamnese levará o profissional à um bom diagnóstico para entender as causas mais prováveis do bruxismo naquele paciente. De posse do diagnóstico, o profissional irá tratar o paciente de modo individualizado, pois cada caso é visto de maneira ímpar. Mesmo tendo dois pacientes padecendo de bruxismo com causas muito parecidas, os tratamentos serão diferenciados e personalizados. Não podemos tratar um adulto que padece de bruxismo com exatamente as mesmas técnicas que tratamos uma criança. Crianças de idades diferentes são tratadas de maneiras diferentes. Nem todos precisam de homeopatia e fitoterapia. Portanto, a “grande sacada” é que cada paciente seja tratado de modo individual.
Sabemos (por informações da Medicina Chinesa), que os canais dos Meridianos do Estômago (E), Fígado (F), Baço-Pâncreas (BP) e Intestino Delgado (ID), normalmente estão em desarmonia energética nos pacientes que padecem de bruxismo. Normalmente focamos dois Meridianos: Fígado (F), relacionado às tensões, à raiva, aos assuntos mal resolvidos e a Vesícula Biliar, relacionada aos tendões atingidos na ATM (articulação temporomandibular).
Ao puncionarmos com agulha ou estimularmos com LASER (no caso das crianças), pontos específicos de acupuntura, o organismo libera uma quantidade maior de serotonina, aliviando dores causadas pelo bruxismo.
Com o uso do Shiatsu (pressão feita com a ponta dos dedos nos pontos de acupuntura), a região de fluxo energético localizada atrás da orelha é massageada com delicadeza e vigor necessários, eliminando a dor situada no pescoço. Trabalha-se também com o Shiatsu, massageando-se delicadamente a região lateral do rosto (zigomático e arco-zigomático) e a região próxima ao nariz, para fluir a energia de modo harmônico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...