Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ventosas


Existem muito poucos textos a respeito de Ventosaterapia. Muitos a consideram uma técnica traumatizante. 
Assim, poucos a praticam e consequentemente, há poucos textos, há pouco ensino e divulgação, e há muito empirismo e tradição. Isto vira um ciclo vicioso que tende a encerrar a aplicação das ventosas. Aqui coletei uma série de relatos para que possam entender esta maravilhosa técnica. Dizem alguns bons acupunturistas: "Onde as agulhas não funcionam, deve aplicar moxabustão, e caso ainda não se obtenha bons resultados, coloque ventosas!"



1. VENTOSATERAPIA



Texto do Dr. Eu Won Lee corrigido parcialmente por Wu Tou Kwang

A ventosa usada no Oriente, desde a antiguidade, tem como base a troca gasosa, visando limpar o sangue pela pele (a ventosa tem a mesma fisiologia da troca gasosa do pulmão).
A limpeza do sangue pela respiração é o método mais simples, básico e comum dos seres vivos, porém, continua até hoje, não podendo esquecer que dentro de coisa simples e comum existe a grande verdade, a humanidade está viva desde a antiguidade, graças a esta troca gasosa pela respiração, limpando o sangue 
venoso, o pH 7,2 a 7,3 passa para pH 7,3 a 7,5 do sangue arterial. É assim que se mantém a vida.
Se não houvesse este mecanismo, não haveria uma forma material capaz de curar a doença, nem tão pouco a intervenção cirúrgica teria sucesso. Este mecanismo respiratório se realiza instintivamente, desde o nascimento até a morte.
Se parar esta respiração, imediatamente faltará O2 no sangue, aumentará a acidez, diminuirá o pH arterial, podendo levar ao óbito. é num princípio tão lógico, que possibilita entender que a limpeza do sangue através da respiração é o melhor meio que leva à cura espontânea.
Na respiração, há uma troca de gases: na inspiração, a quantidade de O2 é 20,9% e na expiração é 16%, portanto, mais ou menor 4% de O2 retirado do ar é absorvido pelo organismo.
Por outro lado, a quantidade de CO2 na inspiração é de 0,03% e na expiração de 4%. Este
fato mostra que através da respiração, expulsa o CO2 do sangue e distribui o O2, elevando o pH, mesmo que esta diferença seja mínima. Se não houvesse esse mecanismo, não seria possível a vida, portanto a respiração é a primeira condição para que se mantenha a vida. Por isso mesmo que parece ser tão banal, na realidade é o maior motivo 
para se manter a vida.
A realização desta troca depende da diferença da pressão gasosa nos alvéolos pulmonares.
O ar tem a característica de se locomover de pressão mais alta para pressão mais baixa. O mesmo acontece com líquidos que se deslocam do nível mais alto para o nível mais baixo.
O ar também muda de lugar, de pressão mais alta para mais baixa, quando a diferença é pouca, o movimento do ar se traduz por uma brisa, e quando é grande, pode se transformar em furacão.
A troca de gases no alvéolo pulmonar segue igual mecanismo. O sangue venoso, com mais CO2 e pouco O2, chega à membrana alvéolo-capilar. Neste local, o CO2 venoso apresenta concentração e pressão mais alta em relação ao CO2 do ar. Então, o CO2 venoso atravessa a membrana alvéolo-capilar, sai pelos alvéolos e 
brônquios para o exterior. Simultanemanete, o O2 venoso tem pressão menor do que a pressão de O2 alveolar. 
Então, o O2 do ar passa do alvéolo para dentro do capilar pulmonar, sendo levado pelo sangue arterial para todo o corpo. Assim se procede no pulmão a troca de CO2 do sangue pelo O2 do ar, em última análise, ocorre uma limpeza do sangue.
Seguindo este mesmo princípio, desde os tempos antigos usa-se a ventosa, baseando-se no fato de ocorrer a troca gasosa ao nível da pele, eliminando o gás do corpo e promovendo a limpeza do sangue.


PRINCÍPIOS DA DEPURAÇÃO DO SANGUE



A superfície da pele, em pessoas normais, em média tem 1,6 m2. A sua constituição é muito complexa, dividido em epiderme, derme e hipoderme, é o maior aparelho do corpo humano. A pele é considerada um aparelho de respiração, como o pulmão, mas não absorve grande quantidade de O2, pois se destina mais para a eliminação de células envelhecidas, ou então de suor ou gases que intoxicam. Estas funções são exercidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas.

As glândulas sudoríparas são constituídas de células exócrinas. As pequenas glândulas sudoríparas existem em torno de 200.000, e conseguem eliminar toxinas gasosas através do suor, com pH em torno de 4,5 a 6,5. 
Também dissipa o gás como se fosse eliminação do CO2 do pulmão. A pulga e o pernilongo naturalmente procuram a pele humana porque cheiram o gás eliminado por estas pequenas glândulas sudoríparas, do mesmo modo que os animais reconhecem o cheiro do homem. O animal que fica na direção do vento, consegue cheirar 
este gás que sai das glândulas sudoríparas, avisando a existência do homem.
A pele, que tem este mecanismo, é recoberta de 1.000 "bar" de pressão isométrica. Aplicando o vácuo numa 
parte da pele, tirando este 1.000 bar, anula-se esta força de pressão. Com a baixa pressão
ao nível da pele, como consequência, catabólitos, toxinas e gases da pele naturalmente são eliminados para fora.
Este mecanismo é exatamente igual àquele da troca gasosa ao nível do alvéolo pulmonar, por diferença das pressões. Este é o mecanismo fundamental para a limpeza do sangue pela ventosa. Como o pulmão, é um mecanismo muito simples, mas muito grandioso. O corpo, quanto maior a sua pressão negativa, maior a diferença de pressão entre a epiderme e a derme, dando oportunidade a maior eliminação de gases e toxinas da pele.
Aparelhos antigos para dar pressão negativa propiciavam vácuo através da queima de álcool ou papel. Com este método, embora se consegue até certo ponto a pressão negativa, a limpeza do sangue é pouca. Através do aparelho de ventosa se consegue regular a quantidade de pressão negativa no corpo de acordo com o estado do mesmo e da doença.
A ventosa não só elimina os gases, mas também através dos pontos nos meridianos de Acupuntura, consegue eliminar as escórias do interior do corpo; por isso há uma limpeza maior do que a da pulmonar, regulando a quantidade de vácuo. 
A antiga medicina grega hipocrática tinha como objetivo principal a cura da doença, observando bem o doente nos seus hábitos e no meio em que vive, procurando restituir a força para a cura própria, de modo natural.
A Medicina Oriental também procurou a causa da doença no interior do corpo, isto é, "MIL DOENÇAS, UM SÓ VENENO", portanto se diferencia da Medicina Moderna Industrial, que procura diversas causas fora do organismo.
Na China antiga, considerava-se que estas mil doenças eram causadas pela sujeira da água e do alimento, portanto sangue coagulado do corpo que é toda a causa da doença.


2. TRATAMENTO NEGATIVO



Texto do Dr. Jong Suk Yum e modificado por Wu Tou Kwang

A ventosa foi uma das técnicas usadas por Hipócrates. Ainda hoje, nos templos da Grécia, há uma inscrição de uma faquinha com um pequeno copo como símbolos da medicina; e existem vestígios deste desenho nas cavernas do homem pré-histórico.
Entre as fotografias históricas de Napoleão Bonaparte, há uma em que ele aparecia com o olhar sério, colocando a mão esquerda no peito. A altiva postura do conquistador nos dá a impressão de que ele está pensando em algum plano de guerra, mas a verade é que o grande general sofria de enfermidade de estômago. 
Para suportar a dor, colocava a mão no peito. Quando ele tinha fortes dores, mandava seu médico fazer massagens com pano molhado de água quente e ventosas.
Atualmente a ventosa ainda é muito utilizada em hospitais da China e Rússia. No Japão é indicado principalmente para tratar doenças crônicas.
O corpo humano, desde o nascimento, vive constantemente sob a influência de alta pressão e da gravidade. 
Este método consiste em, através do vácuo da ventosa, diminuir a pressão atmosférica sobre a pele, e até criando uma pressão negativa, ativa o movimento das células.
O método que recomendo não retira sangue. Dá apenas impactos de pressões negativas, vagarosamente, acelerando a circulação sanguínea, fortalecendo a respiração da pele, bem como realizando a limpeza do sangue, principalmente das veias. O método não apresenta efeito colateral, é agradável e dá sensação de bemestar. Sem sombra de dúvida, melhora o estado de saúde de qualquer enfermo crônico.
O "Tratamento Negativo" está baseado no mecanismo da limpeza sanguínea. Consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, através de fortes absorções. Este método recupera as células doentes. Com o vácuo e a absorção na superfície do corpo, que abrem os vasos capilares e os poros, as toxinas são retiradas, ocorrem troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.
As características do "Tratamento Negativo" são:
1) Mantém pH do sangue numa faixa de acidez ligeira, entre 7,2 a 7,5, aumentando a vida média dos glóbulos 
vermelhos
2) Limpa glóbulos vermelhos degenerados
3) Aumenta nível de cálcio do sangue
4) Fortalecimento dos vasos
5) Ativa secreção hormonal6) Acelera digestão
7) Elimina dor
8) Abaixa febre
9) Combate tosse
10) Trata intoxicação por substâncias químicas, remédios e gases
11) Elimina toxinas
12) Acalma nervosismo
13) Bom para doenças de Rim e de Fígado
14) Controla hipertensão e arteriosclerose
15) Combate alergia
16) Fácil de aplicar


3. O DIAGNÓSTICO PELA VENTOSA



Traduzido e resumido de textos japoneses por Wu Tou Kwang

A situação do paciente e a existência da doença podem ser estabelecidas com base na reação da pele perante o vácuo das ventosas. Após a aplicação das ventosas nas costas, no meridiano da Bexiga, observam-se manchas roxas em algumas zonas, enquanto em outras a coloração da pele continua normal, apesar de ambas as regiões terem sido submetidas às mesmas pressões negativas. A coloração varia de laranja fraco ao azul 
escuro. Quanto mais saudável for a pessoa, mais fraca a coloração. Quanto mais intoxicado e doente, mais forte a tonalidade, levando mais tempo para desaparecer. Verificando a localização das manchas roxas, é possível diagnosticar os órgãos com estagnação de sangue. Assim chega-se às causas verdadeiras das doenças.
Geralmente, após um mês de aplicação contínua no mesmo local, o fenômeno da coloração desaparece. Quando isto ocorre, é bom sinal. Indica que a cura está se processando. As pessoas que fazem este tratamento pela primeira vez costumam-se surpreender com o aparecimento desta coloração. Devem ser esclarecidas. As manchas são provas de que as toxinas já estão sendo eliminadas, e o corpo em breve estará saudável.
Às vezes, quando a coloração é muito forte, a urina fica densa com cheiro forte. Isto ocorre devido à eliminação das toxinas pela urina. Tão logo o corpo adquire saúde, a cor da urina voltará ao estado normal.
No caso em que a doença seja muito grave, além do aparecimento das manchas roxas, aparecem também bolhas. Tal fato só ocorre porque a pessoa está realmente muito doente. Mas, quando o estado de saúde começa a melhorar, as bolhas desaparecem.
Tenho acompanhado diversos casos com estas reações em pacientes com tuberculose, AVC, asma e câncer de fígado, tendo boa evolução, comprovando a eficácia do método.


TRATAMENTO GERAL PELO VÁCUO



O tratamento geral consiste em aplicar as ventosas por todo o corpo, para expulsar as toxinas através da pressão negativa da ventosa, purificando o sangue e ativando a circulação. Aumenta a recuperação tecidual e 

acaba com as doenças.
A força de sucção, o número de ventosas e a duração do vácuo devem ser adaptadas às condições de saúde e à resistência física do paciente. Recomenda-se moderação nos primeiros dias. A duração pode variar de 30s até 3 minutos. Em cada local, aplica-se a ventosa de 2 a 8 vezes.
A sequência se inicia pela região posterior do tórax, depois na parte posterior dos membros inferiores, então na parte ântero-externa dos membros inferiores, e finaliza na região abdominal. A cada vez, colocam-se ventosas em áreas distintas daquelas aplicadas na sessão anterior, para não sobrecarregar os mesmos locais e para limpar novos tecidos.
O tratamento geral deve ser encarado como terapia básica para as doenças crônicas. Deve ser associado ao tratamento específico dos órgãos.


4. VENTOSAS SEGUNDO MTC



Academia da Medicina Tradicional Chinesa de Pequim

As ventosas podem ser aplicadas através de recipientes de vidro ou de bambu. Colocam-se nas áreas do corpo com sintomas ou em pontos de Acupuntura. Indicam-se para tratar Estagnação de Sangue em casos como reumatismo, traumas, paralisia facial, asma etc. São contra-indicadas para febre, convulsões, doenças de pele, alergias, edema, distúrbios hemorrágicos, abdome de grávidas etc. Não é adequado devido à dificuldade para 
manter o vácuo nas articulações, nas regiões com muito pelos e nas áreas com pele flácida (abdome etc.)Caso for provocar o vácuo com fogo, deve tomar cuidado para não queimar o paciente. Ao retirar as ventosas, deve pressionar a pele num setor junto à borda do copo para permitir a entrada do ar e assim anular a pressão negativa do vácuo.


5. VENTOSAS NO MUNDO



A Ventosaterapia foi aplicada durante séculos em vários países. Acredita-se que tenha sido abandonada após chegar a tirania da Medicina Ocidental Governamental, felizmente, as tradições seculares não são facilmente erradicadas por algumas dezenas de anos de domínio da indústria farmacêutica. Em 1.982, surpreendentemente, 

descobriram na Finlândia que ainda há profissionais de ventosa atuando até mesmo nos centros urbanos, apesar de todas as dificuldades existentes contra o ensino e a divulgação de suas técnicas.
A Ventosaterapia era conhecida em locais como China, Índia, Egito e região Mediterrânea. Hipócrates, no 4º século a.C., e Celsus, no 1º século d.C., acreditaram na eficácia das ventosas. Na Idade Média, e até o início do século XX, as ventosas eram aplicadas em toda a Europa. Havia os aplicadores de ventosa nos Hospitais Universitários de Londres e na família real inglesa. O primeiro médico sueco, Benedictus Olai, no século XVI, escreveu instruções a respeito. Nos livros de medicina da Finlândia até 1907 ainda havia descrição da técnica. As ventosas foram caindo em desuso pelo advento da indústria farmacêutica e hospitalar.
5.1 Finlândia
Há praticantes nos centros urbanos e rurais. O aprendizado tem ocorrido através da transmissão oral e do ensino prático. As ventosas são aplicadas após sessões de sauna e massagem. Aplicam-se copos de vidro ou cornos de animais. Usam-se ventosas com sangria para retirar o sangue estragado. Colocam as ventosas nas áreas sintomáticas (algumas coincidem com pontos de Acupuntura como VG20, VG14, VB20, IG4, TA5, B54, 
VB34 etc.) Evitam aplicar em áreas com saliências ósseas e veias superficiais. Consideram a Ventosaterapia 
indicada para tratar dores, doenças da pele e hipertensão. Não a consideram válida para doenças internas.
Dr. Jaakko Nyysti, em 1907, citava uma área entre polegar e indicador para febre e problemas da cabeça (IG4), uma área junto ao canto externo do olho (VB1) para perturbações oculares. Relatava também as seguintes observações quanto ao aspecto do sangue recolhido no copo na aplicação da ventosa com sangria:
Sangue vermelho com pouco soro indica boa saúde;
Sangue escuro com muito soro indica distúrbio hídrico ou doenças febris;
Soro amarelado indica doença hepática;
Sangue esverdeado indica doença cardíaca;
Sangue espumoso indica doença pulmonar.
5.2 Outros Países
Os russos e poloneses utilizam ventosas secas (sem sangria). Os russos consideram as ventosas eficazes para infecções respiratórias.  Os chineses trabalham com ventosas secas, ou úmidas com pouca sangria. Indicam as ventosas para várias doenças internas com Estagnação de Sangue.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...