Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O QUE É ELETROACUPUNTURA?


A Eletroacupuntura é uma terapia que tem como base os princípios da Acupuntura. A principal diferença é que na Eletroacupuntura são utilizados aparelhos elétricos que, conectados às agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos a determinados pontos do corpo com o objetivo de desobstruir e equilibrar o fluxo de energia Qi.
Técnica de potencialização da Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura funciona por meio de estímulos elétricos. Ela possui uma ação analgésica em torno de 10 a 20 minutos mais rápida do que a Acupuntura. Além disso, a Eletroacupuntura utiliza na maioria das vezes menor número de agulhas para produzir analgesia.
Enquanto a estimulação mecânica das agulhas promove apenas analgesia, a eletroacupuntura pode ser utilizada tanto para analgesia quanto para anestesia.

Da mesma forma que a Acupuntura tradicional, a Eletroacupuntura só deve ser aplicada por profissionais especializados que tenham profundo conhecimento dos aparelhos específicos usados na técnica.
Depois de decidir qual o ponto de Acupuntura que deverá receber as aplicações, o especialista irá introduzir duas agulhas de forma superficial ou dois eletrodos. Essas agulhas ou eletrodos receberão a estimulação em uma frequência que gira em torno de 2 a 100 Hertz. Dependendo do tipo de tratamento, pode-se utilizar frequências mais altas, acima de 500 Hertz.

A ELETROACUPUNTURA POSSUI ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO?


A princípio não. Assim como a Acupuntura, a Eletroacupuntura não possui nenhum tipo de contra indicação. Sua ação é praticamente indolor e não causa nenhum efeito colateral quando devidamente aplicada. 
Os estímulos elétricos podem incomodar um pouco, mas não causam dor, vermelhidão ou lesão. Hoje em dia, a Eletroacupuntura é aplicada inclusive em regiões sensíveis como a face, principalmente como recurso de terapia estética.

A única ressalva é a utilização dessa técnica em crianças, que deve ser feita com todo cuidado e sempre com um profissional de confiança. Também não é indicado para portadores de marcapasso, doenças sistêmicas, gestantes e cardíacos. 

QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO DE ELETROACUPUNTURA?


Uma sessão de Eletroacupuntura dura de 20 a 40 minutos e a primeira aplicação leva em média 20 minutos, sendo que a cada 5 minutos a intensidade dos estímulos deve aumentar.
E como os princípios da Medicina Tradicional Chinesa se baseiam no bem estar e equilíbrio do corpo como um todo, depois desta aplicação o especialista insere as agulhas novamente visando promover a tonificação e estimulação dos pontos Iong-Iu do canal de energia afetado, numa frequência de aproximadamente 20 Hertz.
Fonte: Associação Médica Brasileira de Acupuntura

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...