Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ACUPUNTURA PODE MELHORAR SINTOMA DE BOCA SECA DECORRENTE DE RADIOTERAPIA, DIZ ESTUDO


A secura da boca, denominada pelos especialistas como xerostomia, caracteriza-se pela manifestação clínica da disfunção das glândulas salivares e pode chegar à ausência completa de saliva. Ela é um dos efeitos colaterais do tratamento por radioterapia em pacientes com câncer. Se a deficiência de saliva for acentuada, pode haver alterações graves na mucosa e o paciente passa a sentir grande desconforto.

RESUMO: A xerostomia é um efeito adverso comum e frequentemente irreversível decorrente da radioterapia de neoplasias malignas da região de cabeça e pescoço, afetando, sobremaneira, a qualidade de vida dos pacientes.
Diferentes métodos para solucionar tal problema são propostos, de resultados, todavia questionáveis. Este estudo avaliou a eficácia clínica da Acupuntura como método de tratamento preventivo e curativo de tais condições.
MÉTODOS: Os pacientes foram distribuídos, aleatoriamente, em três grupos: grupo preventivo, constituído de 12 indivíduos, sem queixa de secura bucal, tratados com 12 a 16 sessões de Acupuntura, antes e durante a radioterapia; grupo curativo, constituído de 12 indivíduos, diagnosticados, clinicamente, com xerostomia severa, tratados com 12 aplicações de Acupuntura após concluído o tratamento oncológico, e grupo controle, formado pelos mesmos indivíduos do grupo curativo no momento da primeira consulta, precedente à terapêutica com Acupuntura.
O tratamento foi conduzido de acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa e medicina ocidental ortodoxa, realizado de forma padronizada para todos os pacientes, duas vezes por semana, por um período de 20 minutos cada sessão.
A avaliação da eficácia terapêutica fundamentou-se na mensuração da xerostomia, conduzida sob duas formas: objetiva, através da sialometria, com o registro quantitativo dos índices de fluxo salivar em repouso e estimulado (IFSR e IFSE), e subjetiva, por intermédio dos questionários Xerostomia Inventory (XI) modificado, Escala Visual Analógica (EVA) e Treatment Emergent Symptom Scale (TESS), mensurando o grau de severidade dos sintomas.
RESULTADOS: Os resultados obtidos no grupo preventivo foram estatisticamente significativos quanto as avaliações objetivas e subjetivas, evidenciados por índices de fluxo salivar mais elevados tanto para o IFSR (P<0.001) como para o IFSE (P<0.001) e pela menor intensidade dos sintomas (P<0.001), quando comparadas ao controle. 
Para o grupo curativo, resultados também significativos foram constatados em ambas as avaliações, demonstrados pelo aumento dos IFSR (P<0.05) e IFSE (P<0.05) e redução da sintomatologia (P<0.05), comparados aos valores iniciais.
Constatamos também que houve efeito de grupo e os pacientes que se beneficiaram do método preventivo, obtiveram médias estatisticamente mais significativas (P<0.001), para ambas as respostas clínicas, objetivas e subjetivas.
CONCLUSÃO: É lícito concluir que a Acupuntura mostrou-se um importante método de tratamento de xerostomia decorrente da radioterapia, visto ter alcançado uma confiabilidade significativa de eficácia, que nos faz indicá-la e sugerir a disponibilização do método preventivo nos centros de tratamento.
AUTOR: Braga, Fábio do Prado Florence
TÍTULO: “Avaliação da Acupuntura como método de tratamento preventivo e curativo de xerostomia decorrente da radioterapia”
FONTE: http://143.107.73.17/F/SQPVC24UHBBXJ9XH6J959FV8TBXFIP8Q4V6FNXMX9CN9YMJS12-46050?func=full-set-set&set_number=058020&set_entry=000002&format=999

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...