Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quanto mais se exige do coração, mais ele adoece


Para a Medicina Tradicional Chinesa, o coração tem fundamental importância sendo considerado o órgão monarca no corpo, é chamado de "morada da mente"
Uma das suas principais funções é abrigar a mente e controlar as emoções. Para os chineses, quando se exige em demasia do coração - quanto mais estresse e alterações emocionais - ele aquece e adoece com os distúrbios de hipertensão, insônia, agitação, taquicardia, e em casos mais graves pode ocorrer infarto ou mesmo AVC (acidente vascular cerebral).
Segundo Wilson Marino Marques, doutor em acupuntura pela WFAS (World Federation of Acupuncture Moxibustion Societies, Beijin / China), para que o coração fique saudável e exerça suas funções de forma harmônica é muito importante manter a mente tranquila e procurar fazer as coisas sem pressa.

Com o estilo da vida moderna, onde as pessoas são cada vez mais exigidas a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sob pressão, isso sobrecarrega o órgão levando a várias alterações.
"Outro aspecto ruim ao coração é a frustração. A pessoa deseja fortemente algo, trabalha para aquilo e não consegue fazê-lo. Isso gera insatisfação e prejuízo ao coração. Se o seu projeto se concretizar vem o prazer em seguida e isso ajuda a relaxar o órgão. Diante desses aspectos, para preservarmos a saúde do órgão é de extrema importância o riso", destaca.
Para a medicina chinesa, o riso é a válvula de escape para resfriar e acalmar o coração. Quando rimos bastante, sentimos, em seguida, uma preguiça gostosa, o corpo fica mole, pois rir esfria o órgão, extravasa emoções, e isso é fundamental ao coração. Além do riso é muito importante a meditação para deixar a mente mais calma e livre de desejos.
Atividades físicas leves como o tai chi chuan e a Yoga também tem grande valia para acalmar e cuidar do coração. Outro erro cometido na cultura ocidental é que além da agitação normal do dia a dia, as pessoas procuram atividades físicas intensas e barulhentas como aulas em academias que contribuem para aumento de temperatura do coração e agitação mental. É necessário quebrar esse ritmo, ouvindo músicas suaves e frequentando ambientes calmos.
Existem também muitos alimentos e ervas que podem ajudar na saúde do órgão que para a medicina chinesa nutrem e favorecem o seu bom funcionamento. De forma geral o coração se beneficia de alimentos de sabor amargo e de cor vermelha. Alguns exemplos: germe de trigo, maçã, cereja, melancia, coco, erva doce, canela, alho, manjerona, pimenta, açafrão, cevada, café e uva.
Para o tratamento das doenças causadas pela desarmonia do coração, além da orientação sobre o estilo de vida e a indicação de chás e alimentos benéficos, o acupunturista, examina o pulso e a língua do paciente a fim de identificar o que está ocorrendo e, através do estímulo de alguns pontos com finas agulhas, procura harmonizar o órgão.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...