Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

I Ching Flor de Ameixeira

O I Ching abrange um complexo de conhecimentos, é a raiz do Taoísmo e do Confucionismo, influenciou toda a cultura do Extremo Oriente, deu origem a centenas de escolas de oráculos, filosofia, meditação, estratégia, medicina, artes marciais, meio ambiente e alquimia. Como Tratado Divinatório o I Ching abrange diversas tradições e escolas com diferentes características, técnicas, recursos de interpretação, e formas diversas de consulta.
O I Ching Flor de Ameixeira é o método dos sábios taoístas especialistas em oráculos. Na linhagem oracular do I Ching, surgiram diversas Tradições, com diferentes recursos de interpretação e formas diversas de consultas e, com o passar do tempo, escolas de características diferentes se consolidaram.
A Tradição do Yi Jing (I Ching) Flor de Ameixeira - Mei Hua Yi Shu - é originada de um sistema de Yi Jing (I Ching) taoísta chamado “Shang Tian Yi Xue”, literalmente “O Estilo do Yi Jing (I Ching) do Céu anterior”.

Esse método é baseado no conhecimento da numerologia, símbolos e dados astrológicos do Yi Jing (I Ching) , que posteriormente deram origem aos textos clássicos do livro. Seu principal representante foi Shao Yong, Mestre de Yi Jing (I Ching) da Flor de Ameixeira , considerado o maior mestre de oráculos da história da China. Ele podia ler o destino a partir de qualquer pequeno detalhe do cotidiano que lhe atraísse a atenção. Na consulta oracular da Flor de Ameixeira , todas as formas, fatos e sinais que observamos em nossas vidas no cotidiano podem ser associados aos números e símbolos do Yi Jing (I Ching) e, assim, transformados em oráculos.
O método do Yi Jing (I Ching) Flor de Ameixeira é fascinante, dinâmico e surpreendente, não necessita de moedas ou varetas para consulta. Possui uma técnica oracular, que permite a quem dominá-la fazer um oráculo mentalmente, no exato momento da dúvida, sem utilizar os textos do livro de I Ching. A resposta pode ser obtida em pleno trabalho ou no meio de uma conversa, sem que ninguém perceba. Ou seja, a sabedoria do oráculo se torna uma extensão prática do estudioso. Essa característica dinâmica abre uma dimensão completamente nova, de consciência, atuação e eficácia no mundo contemporâneo. Permite ao praticante, sem ser percebido, acessar a sabedoria do Oráculo do I Ching , “num piscar de olhos” e atuar de acordo com a velocidade, intensidade e necessidade da realidade em curso. Nos tempos da internet, podemos dizer que o I Ching Flor de Ameixeira é o I Ching “banda larga”. Para quem só conhece a versão do Yi Jing (I Ching) em livro, o método dinâmico da Ameixeira e suas possibilidades de interpretação oracular são surpreendentes. A resposta oracular vem através de uma fórmula matemática e trabalha com três hexagramas em conjunto, que representam a situação atual, a dinâmica e a perspectiva futura. A interpretação relaciona análises diversas (simbolismo dos trigramas, significado dos hexagramas, dinâmica energética dos cinco movimentos, dados astrológicos dos troncos e ramos do calendário astronômico chinês, sinais do cotidiano, etc), fornecendo sobre a pergunta um quadro rico com perspectivas de interpretação e abordagem, que vai muito além, das respostas dos textos clássicos.
Shao Yong (1011-1077)
Shao Yong (1011-1077), mestre da escola de I Ching Flor de Ameixeira, também filósofo, poeta e alquimista, - historiadores da filosofia chinesa geralmente se referem a ele como um dos “Cinco Mestres da dinastia Song” - ficou célebre pela sabedoria, pelos tratados metafísicos que escreveu, bom humor e capacidade infalível de fazer previsões. Shao Yong fundamentou toda sua filosofia na construção de um sistema de progressão numérica integrada com os ciclos de mutações. Ele mostrou como é possível através da numerologia do I Ching acessar, conversar e se aconselhar com a consciência universal que permeia o Universo, e, é responsável pelo ciclo das mutações que rege o homem, a história e as galáxias.
“Pela sua natureza, o Supremo Fundamento é imóvel Quando ele é despertado, ele se torna espírito. O espírito conduz ao número. O número conduz à forma. A forma conduz às coisas concretas. As coisas concretas passam por infinitas transformações, mas subjacente a elas está o espírito ao qual elas se reduzem”.
Segundo Shao Yong o funcionamento universal, ou Mutação se deve ao espírito, que origina o número, o número origina a forma e a forma origina as coisas concretas. O princípio numérico da Mutação penetra o universo do início ao fim.
Em sua mais importante obra, Huang-chi ching-shih shu, Princípios Supremos que Governam o Mundo, ele descreveu seus principais conceitos:
‘'Primeiro: existem princípios supremos governando o universo.
Segundo: esses princípios podem ser discernidos em termos numéricos.
E terceiro: a melhor forma de compreender estes princípios é através do conhecimento objetivo, ou seja, ver as coisas do ponto de vista das coisas''.
A Mutação é um símbolo através do qual a forma física se manifesta, está nos fatos da vida, ou nos pequenos sinais do cotidiano ao nosso redor. Os princípios numéricos que governam a realidade e o homem se encontram em todos os eventos, grandes ou pequenos. O princípio numérico da Mutação permeia o universo do início ao fim. Lao Tsé observou no Tao Te Ching: “O Tao gera o um, o um gera o dois, o dois gera o três, e o três gera as dez mil coisas”. Shao Yong fundamentou toda sua filosofia neste conceito, e indicou claramente a “evolução do Um em Muitos” (64 hexagramas e 384 linhas). A novidade nesta abordagem numérica é que através da numerologia do I Ching, os acontecimentos podem ser previstos.
O grande ideal do I Ching Flor de Ameixeira é criar o sábio em si. Alcançar a plenitude interna e realização externa é a grande busca. O objetivo maior do estudo do I Ching é o praticante ler, meditar, consultar e refletir sobre os ensinamentos do I Ching, até incorporar em si a sabedoria do Oráculo, e, chegar ao ponto, de não mais precisar jogá-lo. Ele absorve o conteúdo do I Ching na mente, no sangue, nos ossos e torna-se então um Homem Oráculo, que atua naturalmente de forma sábia, agindo da mesma maneira que o Oráculo faria: a sabedoria está enraizada na sua consciência, e tudo o que ele faz procede dela.
Oscar Maron

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...