Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acupuntura ajuda no tratamento de problemas respiratórios

Outono e inverno são as piores épocas do ano para quem sofre com a doençaAs pessoas que sofrem com problemas respiratórios crônicos como asma, bronquite, enfisema, rinite e sinusite sabem que, com a chegada do outono e do inverno, logo começam as terríveis crises que estas doenças causam.
Para tais problemas, existem tratamentos com remédios que ajudam a evitar as crises. Mas, infelizmente, para alguns deles não há cura. Além disso, os preços desses medicamentos são muito caros como é o caso dos broncodilatadores inalatórios, utilizados por pessoas que têm asma. Os problemas respiratórios são a quarta maior causa de óbito por doenças no Brasil. Muitas destas mortes poderiam ser evitadas com diagnóstico correto e tratamento precoce.

Para se ter uma idéia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de pessoas acometidas pela DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e 100 milhões sofrem de distúrbio respiratório do sono. Além disso, a cada ano, 8 mil novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um dos países recordistas em casos da doença.
A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também vem aumentando gradativamente. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos este aumento atingiu 40% em alguns países. No Brasil, por exemplo, são em média oito mortes por dia por complicações relacionadas à asma, ou 2.500 óbitos ao ano.
A asma representa um dos maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), superior, inclusive, à Aids. É por esta razão e tantas outras, que muitas pessoas buscam uma terapia alternativa e natural como forma de aliviar os ataques e poder respirar com mais facilidade.
Para estes casos e tantos outros, a acupuntura é bastante indicada. Para quem ainda não conhece, é um método terapêutico milenar de origem chinesa, que surgiu há cerca de 5.000 a. C, e é baseado num mapa de pontos do corpo humano. Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e também emocionais.
Um dos pontos assertivos da acupuntura é ela não trata a doença, e sim o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões.
O tratamento é feito com a inserção de agulhas de aço inox descartáveis nos meridianos do corpo. O principal objetivo é tratar o ser humano como um todo, fazendo com que a pessoa tenha uma melhora significativa.
Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.
Cada sessão dura em torno de 30 minutos e é recomendada que seja feita uma por semana por, no mínimo, três meses. Após este período é feita a reavaliação para estabelecer com que periodicidade o controle será feito.   A acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido, dores, e até doenças mais complexas como síndrome do pânico, Mal de Alzheimer, entre outros.
A Dra. Aparecida Enomoto, especialista no assunto, afirma que a acupuntura é uma excelente forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem-estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.
Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. As agulhas não provocam efeitos colaterais. Mas, para evitar que as agulhas sejam colocadas em locais contraindicados, vale lembrar que é muito importante procurar por um profissional qualificado, que tenha boas indicações e que conheça muito bem anatomia.
Sobre a Dra. Aparecida EnomotoA Dra Aparecida Enomoto, graduada em MTC – Medicina Tradicional Chinesa, com especialização em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing e em fisioterapia, com especialização em UTI Respiratória no Brasil, coloca-se à disposição para colaborar em matérias e conceder entrevistas sobre suas especialidades.
Mais informações através do site www.acupunturaenomoto.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...