Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sábado, 23 de julho de 2011

Vamos Beber Chá?

Hoje é comum as pessoas buscarem o chá oriental como alternativa de bebida saudável. Por suas propriedades medicinais ou simples prazer em beber, o chá conquista a cada dia seu devido lugar na mesa do brasileiro.
O chá oriental é formado por folhas da planta Camellia sinensis, popularmente denominada por "árvore do chá". Muitas pessoas acham que é a mesma planta do chá mate, mas são completamente diferentes (o mate vem da Ilex paraguaiensis).
O chá mais badalado hoje é o chá verde. Ele tem este nome porque não possui qualquer tipo de processamento, exceto a secagem ou tostagem. Ele nem sempre é realmente "verde". Existem dezenas ou centenas de tipos de chá, dependendo do local da colheita ou do tipo da folha. Sua cor característica depois de preparado é amarelo-dourado, podendo ser verde em algumas variedades. Isto não influi na qualidade ou nos benefícios do chá.

O Chá é conhecido na língua principal da China, o Mandarim, como... "cha"! A versão inglesa, "tea" vem do dialeto de Fujian onde se pronuncia "deh". Existem três variedades básicas:

Verde: chá sem fermentação, muito consumido na China, Japão e Sudeste da Ásia.
Preto: Chá fermentado (em chinês é chamado de "chá vermelho"). O preferido dos ingleses.
Semi-Fermentado: possui as qualidades dos dois tipos principais (misturado a botões de jasmim, por exemplo, se transforma no famoso "Chá de Jasmim").
Na China o chá é tomado antes ou após as refeições, mas dificilmente durante. Toma-se chá em qualquer hora do dia ou da noite, normalmente vertendo água fervente sobre as folhas no copo. Quando sobrar apenas um terço ou um quarto do chá no copo, verte-se mais água até enchê-lo de novo. Essa segunda infusão é considerada a melhor do ponto de vista do sabor. As folhas usadas de chá são utilizadas como fertilizante em plantas domésticas. Os chineses nunca colocam derivados de leite no chá. O provador de chá mostra sua aprovação batendo na mesa com três dedos, costume que remonta ao tempo imperial.
Seus benefícios terapêuticos são realmente indubitáveis e seu consumo, durante e após as refeições, melhora muito o processo digestivo. Para a medicina chinesa, bebidas geladas durante a refeição paralisam o sistema digestivo, enquanto as quentes o favorecem. 
Suas propriedades anti-oxidantes são superiores às da Vitamina C e Vitamina E, retardando o envelhecimento celular. Seu efeito na aceleração do metabolismo o torna muito eficiente nos regimes de emagrecimento.
Veja alguns benefícios principais:
- Diminui o colesterol
- É anti-inflamatório
- Normaliza a Tireóide
- Anti-depressivo
- Anti-gripal
- Possui efeitos anti-cancerígenos
- Ajuda a prevenir cáries
 
Entretanto a forma de preparo que é apresentada normalmente, de se ferver o chá de 4 a 8 minutos está equivocada. Gostaria de dar algumas dicas: 
 Em primeiro lugar, evite ferver a água para o chá. A água deve estar quase no ponto de fervura, quando solta aquelas "bolinhas" no fundo da vasilha.
 É um mito essa história de que o chá verde é amargo. Algumas variedades de chá japonês podem se apresentar amargos, mas são variedades especiais (e caras). O segredo é não deixar o chá muito tempo na água quente ou colocar muiiiiita pouca erva no bule/xícara. Se cozinhar por 8 minutos, como está escrito, o chá fica intragável.
 O chá verde normal, "banchá" em japonês, deve ser comprado em pacotes, solto, de preferência a saquinhos. São mais baratos, rendem uma barbaridade e podem ser bem dosados: uma colher DE CAFÉ rasa com a erva por cada 200ml de água. (na Liberdade, em São Paulo, um pacote de 400g custa cerca de R$ 4,00.)
 Não jogue fora a erva utilizada! Quando estiver acabando o chá, verta água quente novamente sobre as folhas. Os chineses afirmam que essa segunda infusão dá o verdadeiro sabor do chá. E você faz quase duas porções com a mesma erva....
 Depois de utilizado, deixe a erva esfriar e coloque nos seus vasos. É um excelente adubo!!!
Bom chá!

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Chi Kung, para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...