Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 3 de julho de 2011

Tratamento de distúrbios mentais através da MTC

As noções de desvio de comportamento e contato com a realidade, que definem a loucura, estão presentes em todos os povos. Entre os chineses os conceitos de sábio e tonto podem ser aprendidos nos provérbios de Confúcio (Analectos) ou textos de Chuang Tse e Lao Tse, a exemplo de "O velho tonto que removeu montanhas" e o "Confúcio e o louco".
Na primeira fábula valoriza-se a persistência e vontade abnegada de um homem que parecia tolo por não desejar recompensas e, sobretudo por entregar-se a uma tarefa que parecia impossível (remover montanhas para encurtar uma estrada), por sinal acaba conseguindo com ajuda divina e de uma geração de seguidores. A segunda história, também recontada por Chuang Tsé cita um episódio vivido por Confúcio. Relativiza o comentário de um louco que afirma que a sabedoria só faz sentido num mundo onde seja valorizada, de certo modo reafirmado a máxima de Lao Tsé que os homens rudes riem do Tao como se fosse tolice e os homens sábios o reconhecem.

A noção de destino e desígnio da natureza (karma) se faz presente e os homens sábios nos propõem a sua aceitação: "Todo homem sabe como é útil ser útil. Ninguém parece saber como é útil se inútil." Assim conclui Chuang Tsé, o comentário do encontro entre Confúcio e o louco.
A noção de dano genético de certo modo está implícita nas noções de karma (indiana) e "Jing Chi ancestral" presente na identificação do retardo mental além disso a MTC também aborda os Distúrbios Mentais como sofrimento e dano emocional. Atribuem, sobretudo uma agressão a função do Shen geralmente causada pelo fogo, flegma ou vento. Os textos modernos, como o livro dos Quatro Institutos, já utilizam, porém aproximações aos conceitos de psicose, depressão, mania e histeria.
Silva, 2007 (o.c.) destaca a importância das cinco instancias psíquicas (utilizando uma expressão psicanalítica) que ele define como entidades viscerais com funções psíquicas equivalentes: Zhi (desejo, aspiração, vontade); Hun (clareza, alma etérea), Shen (o espírito); Yi (intenção, desejo, repreensão); Po (alma corpórea) para compreensão das explicações da concepções chinesas dos processos psíquicos.
A Histeria é descrita como um ataque repentino, sensação de sufocamento, afonia, convulsão, síncope, um clássico distúrbio mental provocado pelo fogo, repressão de emoções, distingue-se da mania Kuang que é uma doença do vento com fígado e rins deficiente.
Observe-se que a MTC assinala a relação da Mania, como a depressão (retraimento - loucura) num quadro denominado Dian Kuang, agitar-se de modo selvagem e permanecer calmo DIAN corresponde ao ideograma de divinação, o que vem da divindade oráculo. Essa mesma expressão de relação com o sagrado (também presente entre os gregos) é identificada na Epilepsia – Dian Xian Yang ou Dian Feng que poderia ser traduzida po "Vento de cabra louco". A cabra é animal que sobe as montanhas com perfeição.
Nos manuais de acupuntura identifica-se para depressão (yuzheng), uma doença que possui algumas formas nitidamente associadas à distúrbios cíclicos como a personalidade cicloide, psicose maníaco depressiva ou depressão maior – bipolar. (Pritzker, 2003).
No livro dos 4 institutos a depressão (estado depressivo) é causada pelo retardo de Chi e acúmulo de flegma; o distúrbio mental maníaco pode ser causado por: 1 - estase de Chi causado pela exasperação, a qual traz o fogo à tona e provoca a formação do flegma ou 2 – calor excessivo no estômago impedindo a descida do Chi prejudicial o que resulta em acúmulo de calor perturbando a mente. (Quatro Institutos, 1995 o.c.)
A eficácia da acupuntura para modificar estados, sinais e sintomas de diversas patologias do sistema nervoso especialmente a dor é reconhecida e pesquisada no ocidente há pelo menos 3 décadas, quando houve um reconhecimento formal da OMS - Organização Mundial da Saúde. Esta instituição publicou em 1980 uma relação com 40 patologias e estados patológicos com reconhecida eficácia da ação benéfica da acupuntura onde pelo menos 22 são distúrbios funcionais que envolvem o controle direto do Sistema Nervoso Central - SNC e/ou – Sistema nervoso autônomo SNA.
Observe-se ainda que pelo menos 11 patologias, das incluídas na lista da OMS, são reconhecidas e tratadas como associadas a fatores causais de natureza psicossomática, a saber: Rinite aguda; Asma brônquica; Gastrite aguda e crônica; Hiperacidez gástrica; Úlcera duodenal crônica; Colites agudas e crônicas; Constipação; Cefaléia/ Enxaqueca; Enurese noturna; Ciática, lombalgia; Artrite reumatoide.
Sacks, (1996)  comentando sobre a os aspectos psicossomáticos da enxaqueca afirma que todo acesso de enxaqueca possui um valor tático para a pessoa seja uma tática puramente fisiológica, a exemplo das manobras homeostáticas ou seja um ganho secundário das doenças considerando a existência emocional do paciente.
A hipocondria, a conversão histérica e as doenças psicossomáticas são consideradas formas de expressão similares de conflitos psicológicos que não foram resolvidos por um processo simbólico. As teorias cognitivo- comportamentais consideram importante para sua resolução o aprendizado de hábitos saudáveis de vida e as teorias de base analítica apontam para um busca do equilíbrio emocional na identificação da origem do conflito (insight, ab-reação ou catarse).
Na terapia por acupuntura é comum observar-se expressões emocionais associadas à aplicações da agulha em meridianos específicos. Muitas vezes os paciente referem-se espontaneamente as esses sentimentos que afloraram, alguns acupunturistas, entretanto propõem produzir tais relatos verbais e sentimentos e intervir em tais manifestações.
Stux, 1994  por exemplo recomenda agulhar os pontos correspondentes aos chakras da etnomedicina indiana examinando os sentimentos e sensações eliciadas conduzindo o paciente, a partir de então, para uma meditação no fluxo do chakra na direção de seu equilíbrio. O Anahata chakra - do coração, por causa de sua posição central, tem uma importante função harmonizando para a energia inteira do corpo ou superior, contudo a meditação e estimulação sobre cada chakra produz sensações e sentimentos distintos que deverão ser trabalhados nos diálogos e vínculos que se estabelecem na relação paciente terapeuta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...