Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teorias sobre como atua a acupuntura no organismo - Parte III

2.2 - A estimulação acupuntural se transmite por via humoral
Importantes descobertas realizadas a partir de 1968, com a incrementação do estudo sistematizado da acupuntura analgésica (AA) apontaram para a possibilidade de liberação de substâncias químicas induzidas por acupuntura.
Hughes (Escórcia) Godlstein e Snyder (USA), Terenius (Suécia), e várias pesquisas realizadas em laboratórios chineses (Beijing e Shanghai), encontraram opiáceos endógenos no cérebro após estimulação por eletro acupuntura. Estas substâncias, chamadas Endorfinas foram encontradas em maior concentração na hipófise e no mesencéfalo e bloqueiam os impulsos nervosos, especialmente a condução da dor, no sistema nervoso central.
No Instituto de Pesquisa de Doença Tuberculosa de Beijing (1974), foi demonstrado que o líquido encefaloraquediano transferido de um animal doador sob efeito de analgesia acupuntural (AA) para um receptor não submetido a acupuntura, produz analgesia no receptor. Experiências com circulação cruzada mostraram que a estimulação por acupuntura de um coelho aumenta o limiar da dor do segundo. Melzack sugeriu que o mesencéfalo é importante em acupuntura, pois, a estimulação elétrica de fios implantados no mesencéfalo alivia bastante a dor, sendo usada no tratamento da dor crônica. Assim, pelo menos um dos mecanismos da analgesia por acupuntura envolve a atuação do mesmo sistema inibitório descendente que é ativado pela morfina ou por estimulação elétrica do mesencéfalo.

Os estudos mais recentes têm demonstrado que em resposta à estimulação por eletro-acupuntura-analgésica (AA) diferentes tipos de neurônios no sistema nervoso central foram ativados e diferentes neurotransmissores foram liberados. Alguns destes como a Serotonina, a Acetil-colina, os opiáceos endógenos (encefalina, beta-endorfina e gamaendorfina) que facilitam a analgesia por mecanismo de neuro-transmissão humoral, aumentaram sua concentração na circulação sangüínea e no sistema nervoso central. Outros neuro transmissores como a Dopamina, a norepinefrina, que atenuam qualquer efeito analgésico foram inibidos em sua secreção e utilização.
Segundo os conhecimentos atuais o efeito analgésico da acupuntura é o resultado da interação complexa dessas e de outras substâncias cujas secreções são estimuladas ou inibidas pela eletro-acupuntura. O ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) hipofisário e o cortisol sanguíneo, a prostaglandina E (PGE) e ions de magnésio MG++ aumentaram suas taxas. Observou-se ainda diminuição nas taxas de prostaglandinas F2 (PGF2), e de íons de cálcio (CA++).
A interação complexa e o delicado balanço entre esses neuro transmissores foram equacionados para explicar o efeito analgésico da acupuntura pela seguinte fórmula:

AA=(OLS) (5-HT) (ACH) (ACTH) (CORTISOL) (PGE) (MG++)

--------------------------------------------------------------------------------

(NE) (DA) (CA++) (PGF2)


3 - Processos de defesas ativados pela acupuntura
Concomitante a ação neurológica e neuro química, sabemos que o estímulo acupuntural leva a reações de ativação dos processos de defesa do organismo. Sabemos que estes efeitos desaparecem mediante a supressão da inervação cerebroespinhal e autônomas dos pontos, suprarrenalectomia, hipofisectomia e narcoses. Em contrapartida, a estimulação do extremo proximal do nervo seccionado, determina o mesmo efeito do ponto.
Os avanços dos conhecimentos neuroendócrinos, concomitante a realizações de novas pesquisas, faz com que os mecanismos de defesa ativados por acupuntura sejam desvendados de forma melhor, o que sabemos até então é que ocorre múltiplos mecanismos que associados interferem nos sistemas de defesas orgânicos:
Ação reflexa segmentar, intersegmentar ou suprasegmentar;
Ativação dos centros autônomos de controle levando a efeitos importantes sobre a circulação local ou geral, a termorregulação, a atividade da musculatura lisa, as secreções endócrinas ou exocrinas, etc;
Ativação dos centros inibidores da dor do tronco cerebral e a liberação de neuropeptídeos;
A ativação dos centros de controle neuroendócrinos, hipofisosuprarenais e hipofisotireoideo;
A liberação de fatores humorais atuando sobre a leucocitose, as respostas imunes, as prostaglândinas.
Observações feitas, concluiram que estes efeitos ocorrem sobretudo em certos acupontos aqueles que se destacam por possuir efeitos de harmonização geral, em particular o E 36, IG11, Bp6, VB39, B18, B23 e VG 14.
Esses mecanismos levam a um aumento de leucócitos, da coagulação , da atividade fagocitária e da imunidade celular.

Professor Paulo César Barbosa Noleto.
Diretor do IMAM - Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens
Acupunturista e herbologista pelo Beijing College Of TCM e Acadêmia de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing - Chin

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...