Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Diabéticos recorrem à Acupuntura para controlar a doença

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente. Com isso, aumenta o nível de glicose no sangue alcançando níveis acima do normal. Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta de três a cinco vezes os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de ser a principal causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, chegando a reduzir em até cinco anos a expectativa de vida do paciente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam no mundo cerca de 143 milhões de diabéticos, sendo que um terço não sabe que tem a doença.

Para conviver com o diabetes é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue. Um levatamento epidemiológico inédito no país, realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Fiocruz (Fudação Osvaldo Cruz), apontou que 75% dos diabéticos brasileiros não conseguem controlar a doença.
Uma opção para que os níveis de glicemia fiquem mais baixos é a Acupuntura Chinesa. De acordo com estudo publicado pela OMS o uso da acupuntura em diabéticos apresenta uma redução de 20% nos níveis de glicose no sangue. Essa
significativa redução acontece porque ao aplicar a técnica o sistema endócrino é ativado, estimulando a produção da insulina, hormônio que atua na quebra da glicose levando-a às células do corpo. "A acupuntura aumenta o metabolismo, fazendo com que as ilhotas de langerhans, células agrupadas no pâncreas, liberem mais insulina no organismo, diminuindo assim a glicose no sangue".
A acupuntura também pode ser usada no controle do estresse (que causa um impacto no nível de açúcar do sangue do paciente), para fortalecer a imunidade geral , controlar obesidade e hipertensão, combater o tabagismo e revitalizar órgãos que podem ser comprometidos com o diabetes.
Geralmente, o acupunturista trabalha em pontos associados com a bexiga, rins, pâncreas, baço, órgãos relacionados e os meridianos. O Dr. William Cargile, Chefe de Pesquisa da American Association of Acupuncture and Oriental Medicine diz que vem tendo resultados muito significativos no tratamento do diabetes com a acupuntura. Ele diz que pontos do baço e pâncreas tem efeitos que podem reduzir componentes auto imunes do diabetes.
Ele também nota que a acupuntura ajuda na reversão da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabéticos de longa data. Utiliza-se a acupuntura à laser em seus tratamentos e para o tipo 2 de diabetes utiliza a auriculoterapia para estimular o sistema nervoso.
É importante lembrar que a acupuntura sozinha não é suficiente no tratamento do diabetes, e sempre insiste que seus pacientes sigam uma dieta adequada e outros tratamentos médicos complementares e convencionais.
fonte: http://tinyurl.com/35x2t9z e http://tinyurl.com/34wsjzq

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...