Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

domingo, 3 de julho de 2011

Contribuições orientais à psicologia

Psicoterapia
A Meditação é uma técnica antiqüíssima que se confunde com a própria origem das religiões quando definida ou comparada como transe e êxtase religioso. Uma das mais completas proposições de uso terapêutico sistematizado dessas técnicas é o Treinamento autógeno de Schultz  com notável influência do Hatha Yoga e técnicas respiratórias diversas das mais diversas escolas inclusive Budistas (indianas tibetanas e chinesas) e Taoístas.
Uma interpretação especificamente psicológica dos mecanismos e efeitos da meditação descrita em antigos textos chineses (Tai I Gin Hua Dsung Dschi – O segredo da flor de ouro) foi realizada, na década de 1930, por Richard Wilhelm (sinólogo) e C G. Jung (1875-1961).  Wilhelm também apresentou ao ocidente uma tradução do I Ching atribuído a Confúcio e Jung tem inúmeros textos dedicados a avaliar as diferenças entre o pensamento oriental e ocidental, a natureza das religiões orientais e correlações entre essas e os efeitos da psicoterapia.
Entre os teóricos dos nossos dias que deram continuidade a essa linha de estudos podem ser citados os estudos de Alan Wats (1972)  e Erich Fromm (1960)  e outras tentativas de tradução aproximação conceitual desenvolvidos a partir destes. Os estudos neurofisiológicos (eletroencefalográficos e com pet scan) dos estados de meditação e mais recentemente do próprio efeito da acupuntura registrado no homúnculo cortical e áreas associadas cada ponto estão começando a ser interpretados enquanto processo de imagem corporal e esquemas de auto-regulação neurofisiológica.


Terapia sexual
Correspondendo à moderna Sexologia (Medicina/ Terapia Sexual) há toda uma concepção sobre a reprodução e sexualidade humana na mitologia e ciência oriental conhecidas no ocidente como Tantra Yoga ou taoísmo do sexo  (reflexologia sexual chinesa). O filme Terapia do Prazer (Bliss) com produção e roteiro de Lance Young, 1997 (Sony Pictures Entertainment) aborda os métodos de tratamento de um terapeuta Baltazar Vincenza (Terence Stamp), que utiliza as técnicas orientais associadas à terapia sexual, o enredo é praticamente a descrição de uma história clínica.
O clássico chinês, livro do imperador amarelo, distingue as fases da vida humana a partir da maturidade sexual identificada nas mudanças físicas: dos cabelos, dentes, força e capacidade de trabalho (física e intelectual) do homem e da mulher em diversas faixas etárias.
Alem do Huangdi Nei Jing, há uma série de livros clássicos sobre a sexualidade tipo Fang shung shu (Conselhos para a moça jovem)  análogos ao conhecido Kama Sutra indiano, onde as tradições e/ou concepções sobre técnica sexual e as fases da vida e maturação sexual são também descritas em detalhes. Pode ser tomado como exemplo as descrições da capacidade de produção de sêmen masculino e da capacidade reprodutiva feminina identificando ainda possíveis efeitos sobre a saúde e vitalidade do concepto de acordo com a idade dos pais.
Na MTC registram 7 males da relação sexual: respiração contida; ejaculação precoce; circulação perturbada; perda de energia - esgotamento; disfunção erétil, incontinências; doença das cem obstruções - luxúria (ninfomania / satiríase); esgotamento do sangue. (Heilmann - Fang-chung-shu o.c.)

Caracterologia
As alterações da forma física de muitas doenças foram há muito reconhecidas pela medicina. Desenvolveram-se saberes como: criminologia, frenologia e mesmo biotipologia grega que de certo modo equivalem à biotipologia / fisiognomonia chinesa.
Desde o começo do século XX o desenvolvimento da genética domina tais referenciais teóricos, Entretanto a maior ênfase é o perfil bioquímico das diversas síndromes e associações em vez das características estruturais e morfológicas do corpo humano. Contudo as tentativas de identificar um perfil reconhecível nas malformações congênitas e genética das raças e do comportamento a partir do genoma estejam apenas se iniciando.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...