Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Auriculoterapia e suas Possíveis Reações

Ao iniciar o tratamento manipulando o pavilhão auricular, o paciente pode vir a sentir reações tanto na orelha como no corpo, podendo ser consideradas como reações normais e esperadas ou sensações anormais e imprevisíveis.


Reações normais e esperadas:

1- calor: em pelo menos 80% dos casos (bom sintoma);
2- adormecimento: ocorre em percentagem menor (é um sinal de êxito no tratamento);
3- dor: ocorre em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se como uma dor forte, profunda, de dentro para fora, às vezes lacitante e em forma de pontada ou fisgada;
4- dor na orelha oposta ao tratamento;
5- Contraturas: indicativo de afecções do sistema nervoso;
6- movimentos peristálticos: geralmente quando é usado pontos da área gastrointestinal;
7- sensação de algo passando sobre a pele;
8- sangria expontânea: em pontos com excesso ou acúmulo de Qi quando estimulados pela agulha; a sensação é geralmente de alívio imediato para o paciente.

Reações anormais ou inesperadas:
Uma minoria de pacientes apresenta essas sensações ou efeitos colaterais à acupuntura auricular. Os efeitos mais comuns são.
1- tontura;
2- palidez;
3- hipotensão;
4- sudorese.
Quando tais sintomas ocorrerem, deve-se encostar o paciente, retirar-lhe as agulhas, dar-lhe um pouco de água e conversar e acalma-lo. Caso os efeitos colaterais sejam mais pronunciados, o acupuntor deverá retirar as agulhas imediatamente, colocar o paciente em posição horizontal, com a cabeça mais baixa do que o corpo, e aplicar-lhe agulhas nos pontos, occipital, adrenal, coração e subcórtex.
A utilização dos pontos rins e adrenal pode também causar efeitos colaterais, tais como tontura, náuseas, dificuldade em abrir a boca e resfriamento dos membros devido à secreção glandular profunda.
A auriculoterapia é contra indicada para mulheres grávidas. Deve-se evitar também a inserção das agulhas na concha, parte inferior, do pavilhão auricular que se mostrar muito vermelha. Quando o paciente está com um problema pulmonar, usar esferas ou sementes na concha, parte inferior, para evitar possíveis inflamações. Se a orelha estiver inflamada, esperar-se que a inflamação cesse para que se inicie o tratamento. Em pacientes que apresentam caquexia ou anemia, aconselha-se que os mesmos sejam tratados ditados, evitando que poderão provocar reação muito forte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...