Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Agulhas que ajudam a estudar melhor

Ansiedade, stress, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço são alguns dos sintomas que muitos estudantes apresentam antes, durante ou depois das provas de vestibular. A cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha do curso. Tudo isso faz com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais e dolorosas durante este período da vida.
Por isto, a tranquilidade é fundamental. O stress pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o vestibulando tenha se dedicado intensamente aos estudos. E uma alternativa para contornar esses problemas é a acupuntura.

A inserção de finíssimas agulhas em pontos estratégicos do corpo estimula o organismo a produzir substâncias naturais ligadas à sensação de bem-estar. Possui efeito analgésico, antiinflamatório e antidepressivo combatendo dores, ansiedade e estresse. Desta forma, a energia do sistema nervoso é gradativamente recuperada e a tranqüilidade e o bem estar restabelecidos.Segundo a medicina tradicional chinesa, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energia. Nestes meridianos encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.

“A acupuntura trabalha com a energia do corpo, buscando equilibrá-la. Não é colocada nenhuma substância química nas agulhas, elas estimulam as fibras nervosas do organismo, essas por sua vez liberam
os neurotransmissores que vão até o sistema nervoso atuando na diminuição das dores”, explica a médica especialista em acupuntura, Graça Gomes.
A Acupuntura é uma excelente forma de relaxar pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.Com algumas aplicações já é possível sentir o resultado. O sucesso do tratamento depende da continuidade. O ideal é que as consultas sejam iniciadas, pelo menos, um mês antes das provas, com sessões semanais, até o dia que antecede ao vestibular.Cada sessão dura em torno de 20 minutos. Depois é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. Os pontos de acupuntura também podem ser estimulados com laser, adesivos, aplicação de calor (moxabustão) e sementes de mostarda aplicadas na orelha, entre outros.

Vantagens da Acupuntura
Inúmeras possibilidades de aplicação: é útil em qualquer doença, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
Diminuição do uso de medicamentos: o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.
Segurança no tratamento: é uma prática extremamente segura exigindo, no entanto, um nível técnico do terapeuta.
Complementa as lacunas da medicina moderna: a medicina moderna ainda não conseguiu resolver muito dos problemas que atingem o ser humano. A acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/vestibular/agulhas-que-ajudam-a-estudar-melhor/157202

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...