Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 28 de junho de 2011

O Qi ou Chi

O Universo é refletido no homem. O microcosmo (Homem) segue as mesmas leis impostas ao macrocosmo (Universo), e todos os acontecimentos influenciam mutuamente os dois mundos. Existe, porém, um denominador comum a essas inter-relações, que é o “Chi”, que podemos traduzir imperfeitamente como “energia”. Na realidade, só há uma energia que é a matéria fundamental que constitui o universo, e tudo no mundo é o resultado de seus movimentos e transformações. São cinco as fontes de energia que constituem o homem:
1) Energia Cósmica - Vibrações verticais captadas pelos sentidos e pelos pontos de energia.
2) Energia Ancestral - Partícula hereditária transportada nos gametas que formam o ovo fecundado (informação genética).
3) Vibrações Microcósmicas - ondas horizontais a nível de indivíduos.
4) Respiração - energia captada da atmosfera pelas vias respiratórias.
5) Alimentação - energia que retiramos dos alimentos ingeridos. O sono pode ser considerado como um tipo de alimento que contribui também para o sustento do organismo.


O corpo humano é a materialização dessa “energia”, que flui através de linhas imaginárias, denominadas “meridianos” ou “canais”, que são, por analogia, similares às órbitas dos planetas, existindo, mas de forma abstrata.
Como todo os organismos vivos, o corpo é energia que, por níveis crescentes de densificação, se organiza em matéria viva, numa escala que inclui do mais sutil (o energético) ao mais denso (o somático). A energia não sólida flui ininterruptamente através do organismo em cinco diferentes níveis: o mais profundo localiza-se dentro dos ossos, em segundo nos músculos, em terceiro nos vasos sanguíneos e linfáticos, em quarto na região subcutânea e por fim na superfície da pele, contínua com a aura, a energia vibratória que envolve todos os seres vivos.
Os canais ou meridianos manipulados pela acupuntura ou massagem, pertencem ao quarto nível, na região subcutânea, mas estão interligados com os outros níveis.
A energia e o sangue têm uma origem comum que se acha na essência do alimento, o chi adquirido, e no chi ancestral, contido nos rins. A energia é yang e tem como função dar impulsão e aquecer, enquanto o sangue é yin e tem por finalidade nutrir e umedecer. Suas inter-relações estão resumidas no aforismo: “A energia é o comandante do sangue, o sangue é a mãe da energia”. A energia tem a capacidade de produzir o sangue, fazê-lo circular e mantê-lo nos vasos, enquanto que o sangue é o suporte da energia. Se a energia não fosse ligada ao sangue ela se dispersaria e se perderia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...