Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Laseracupuntura

Nos dias atuais, é praticamente impossível que, dentre os meios científicos, exista alguém que não tenha algum conhecimento do LASER e de algumas de suas aplicações. Tem-se observado que, com o avanço científico nas áreas da Física, Biologia, Psicofisiologia e disciplinas que têm como objetivo descortinar a dinâmica funcional dos seres vivos, hoje leva-se em conta a grande importância dos campos eletromagnéticos sobre as resoluções homeostásicas em organismos viventes. Já é sabido que, desde o antigo Egito, Grécia e China, a luz, cores e imãs eram usados.
Em 1960, foi anunciado o primeiro gerador quântico de gama ótico criado por Theodoro Maimam nos EEUA e que foi identificado pelas iniciais que compõem a frase inglesa: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” ou “Amplificação da Luz por Ação Estimulada de Radiação” o que conhecemos hoje como o aparelho de Laser. Esta descoberta trouxe uma grande revolução na Indústria, na Biologia e Ciências Médicas. Logicamente, a palavra Laser não desperta interesse em si, mas nos dispositivos que lhe conferem propriedades específicas que podem ser utilizadas por todos os especialistas da área de saúde.

As principais investigações da bioestimulação Laser devem-se ao Dr. Mester, Diretor do Instituto Médico para pós-graduados em Cirurgia e do Grupo de Investigações Laser da Universidade de Budapest que estudou os efeitos de estimulações repetidas do Soft-Laser em feridas causadas por meios mecânicos e químicos em cobaias com resultados grandemente favoráveis.
A partir de 1971, começou a tratar seres humanos com lesões de difícil cicatrização, o que foi conseguido através do efeito Laser sobre o retículo endoplasmático com conseqüente aumento de DNA e da produção de colágeno. Seus estudos também foram corroborados pelos descobrimentos de Burns (1980) nos EEUA que confirmaram que a radiação a Laser acelerava a formação de ATP com a pontencialização e conseqüente aumento das divisões celulares. Roccia (1986) também se propôs conferir e pôs a explicar o mecanismo antinflamatório e antiálgico dos Lasers de baixa potência que, através da área irradiada, transmitem estímulos às fibras amielínicas do sistema nervoso autônomo para o hipotálamo onde, através da hipófise, se origina a formação de Beta-lipoproteina -ACTH-, Adrenalina e aumento do Cortisol, resultando em uma ação antinflamatória.
As razões do aumento da capacidade de mitose celular também foram comprovadas pelo Dr. Mester, através da utilização de exames histopatológicos e microscopia eletrônica, que comprovaram um aumento de captação de uridina, valina e timidina por parte da célula. Já o Prof. Pollack da Temple University da Filadélfia, e o Dr. Bianconi, da Universidade de Gênova, observaram que, ao se expor uma célula sob a bioestimulação Laser a nível mitocondrial, se produz a transformação de ADP em ATP.
Assim, podemos compreender que ao se tratar com Laser qualquer região alterada por um processo patológico ou mecânico, a radiação Laser será capaz de aumentar a velocidade do restabelecimento dos vários níveis do equilíbrio homeostásico perdido.
Em síntese, podemos dizer que os efeitos terapêuticos de maior importância produzidos pela Laserterapia são:
- Aumento do fluxo hemático ou vaso dilatação arterial, com conseqüente ação antiflogística, antiedematosa, trófica e a estimulação do metabolismo celular.
- Alteração da pressão hidrostática intracapilar, com conseqüente melhora da absorção dos líquidos interticiais, com uma redução dos edemas e ativação da regeneração tissular.
- Aumento do umbral de percepção das terminações nervosas algotrópicas, com conseqüente ação analgésica.
- Estimulação da regeneração eletrolítica protoplasmática celular e o conseqüente aumento dos processos metabólicos.
- Estimulação dos sistemas imunológicos, com aumento paralelo da produção de anticorpos.
- Ação antibacteriana
De acordo com os efeitos estudados e já validados por um grande número de profissionais da área de saúde em todo mundo, podemos entender a amplitude de efeitos benéficos da radiação Laser em um espectro nosológico muito extenso, e, principalmente, nos processos que se requer uma ativação cicatricial, pois graças a esse efeito regenerativo, é aplicado com muito êxito, na cicatrização de feridas, queimaduras, enxertos cutâneos, úlceras tróficas e varicosas, para favorecer a recuperação de fibras nervosas lesadas e o aumento da velocidade da consolidação de fraturas ósseas.
Segundo o Dr. Victor Inyushin, a terapia laser é um tratamento lumínico e eletromagnético, uma “injeção” de luz coerente, monocromática, capaz de fortalecer as necessidades primárias das células humanas. Fornece energia em forma de luz específica, capaz de acionar as forças do organismo para uma causa específica.
A laseracupuntura utiliza a radiação laser como uma espécie de agulha, dentro das seis regras e limites próprios do método.
No entanto, para a aplicação do laser em acupuntura deve-se levar em conta as seguintes condições:
- Quando o corpo apresenta debilidade energética e não responde a tratamentos convencionais.
- O paciente, sob o tratamento de laseracupuntura pode, em algumas situações, buscar uma terapia complementar como oligoterapia, homeopatia, fitoterapia, psicoterapia e florais.
- Pacientes muito fortes (Yang), com muita retenção de energia (agressivos, nervosos, obesos) devem receber tratamentos freqüentes com menor tempo de irradiação.
- Pacientes debilitados (Yn) com pouca vitalidade (depressivos, portadores de doenças crônicas ou debilitantes) devem receber tratamentos menos freqüentes com estimulações mais prolongadas.
- A laseracupuntura é mais confortável, principalmente, para as pessoas que têm medo agulha, além de ser um método totalmente asséptico, sem risco de contaminação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...