Translate / Traduire / Traducir / übersetzen / Traduzione / 翻譯

terça-feira, 21 de junho de 2011

Como funcionam os órgãos yin

Os órgãos yin, na Medicina Tradicional Chinesa, produzem, transformam e armazenam o qi, sangue, fluidos corpóreos e essência. Os cinco órgãos são: pulmões, baço, coração, fígado e rins. Às vezes, o pericárdio é considerado um sexto órgão yin. A teoria dos órgãos da medicina tradicional oriental foi desenvolvida durante o período de Confúcio (559-479 A.C.), quando ela foi considerada uma violação da santidade da vida por realizar dissecação.
Em vez de utilizar abordagens cirúrgicas, os Taoistas desenvolveram seu entendimento da fisiologia humana baseado em detalhadas observações do funcionamento do corpo.
Por essa razão, a teoria médica chinesa tende a focar mais no relacionamento de um órgão com outro. Os pulmões, por exemplo, "se abrem para" o nariz: quando os pulmões estão saudáveis, o paladar é apurado e as passagens nasais permanecem abertas. Enquanto essa abordagem tem algumas analogias na compreensão ocidental dos órgãos internos, é importante enxergar a tradição oriental em seus próprios termos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...